Em cima da hora:
GM investe US$ 500 milhões em rival do Uber
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Conselho de Ética da Câmara pune Jean Wyllys


    05.04.2017 19h18m
    Recomendar

    O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados modificou para censura escrita a penalidade imposta ao deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) na representação da Mesa Diretora envolvendo o episódio em que Wyllys foi acusado de quebra de decoro parlamentar por ter cuspido no deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) durante o processo de votação da admissibilidade do impeachment da então presidenta Dilma Rousseff em abril do ano passado.

    Durante a reunião do colegiado, Izar chegou a afirmar que a pena para o caso poderia ser a cassação do mandato de Wyllys. “Houve a quebra de decoro, razão pela qual a gente mantém o nosso parecer [pela suspensão]. Se não fosse o momento em que os ânimos estavam exaltados pela votação do processo de impeachment em que se deu o cuspe, a pena seria a cassação”, disse.

    Com a rejeição, a censura a Wyllys será lida no Plenário da Câmara pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Coube ao deputado Julio Delgado (PSB-MG) ler o parecer vencedor, pela censura, que recebeu 13 votos favoráveis e nenhum contrário. “Não se trata de passar a mão na cabeça, se trata de uma dosimetria da pena aplicada. O próprio código diz que a censura escrita será aplicada nos casos de ofensa”, disse.



  • Bahia não consegue bater metas de 2015 para a educação


    05.04.2017 14h38m
    Recomendar

    Se a Educação na Bahia fosse uma aluna, ela estaria reprovada. E isso não é exclusividade de uma rede ou de outra – mas como um todo. Por aqui, ainda não alcançamos as metas do movimento Todos Pela Educação (TPE), fundado em 2006 para garantir Educação de qualidade no país a todas as crianças e jovens até 2022.

    No relatório bienal divulgado hoje, o estado fica aquém dos resultados desejados nas duas metas avaliadas – a Meta 1, que prevê que toda criança e jovem de 4 a 17 anos esteja na escola; e a Meta 4, que define que todo jovem de 19 deve ter concluído o Ensino Médio. A metodologia analisa os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2015. A Bahia está abaixo a média brasileira em todos os indicadores, mas a situação do país é também crítica: o Brasil não atingiu nenhuma meta.

    Hoje, 94% dos baianos de 4 a 17 anos estão na escola. Só que, para chegar a 100% em 2022, o índice deveria ter chegado a pelo menos 96,2% em 2015. Isso interfere diretamente na meta 4. Para ser cumprida, atualmente, o número de alunos que concluiu o Ensino Fundamental aos 16 anos em 2015 deveria ter sido de 84,2% - mas foi de 62,3%. Nas condições ideais, a Bahia teria 67,6% de concluintes do Ensino Médio com idades até 19 anos, mas tem 47,4%.

    Para o gerente-geral do movimento TPE, Olavo Nogueira Filho, os dados revelam duas coisas. Primeiro, que a questão do acesso à escola não foi superada, como defendem alguns especialistas. Na Bahia, 211 mil crianças e adolescentes de 4 a 17 anos não estudam.

    Depois, vem a qualidade – que, para Olavo, precisa ser relacionada à falta de acesso. “Os mecanismos até hoje existentes mostram desgaste ou, mais que isso, começam a indicar que, para que a gente consiga incluir todos os alunos, principalmente no Ensino Médio, precisamos discutir qualidade de maneira enfática”. 

    Acesse a matéria completa clicando aqui 



  • Em greve há 21 dias, APLB e Governo realizam mais uma reunião


    05.04.2017 14h30m
    Recomendar

    Neste momento, professores da rede municipal estão reunidos com a secretária de Educação no prédio da respectiva Secretaria. Na mesa, está a pauta com as reivindicações da categoria, que está em greve desde 15 de março (21 dias completa nesta quarta-feira).

    Ontem, os professores ficaram durante todo o dia na Seduc. No final da tarde, a Secretária marcou uma audiência para hoje, às 14h, sendo assim, a Assembleia que seria realizada na manhã deste dia 5, foi adiada para quinta-feira, 6, às 9h, no Espaço Kilogrill. 



  • APLB e Governo em mais uma rodada de negociações


    05.04.2017 14h23m
    Recomendar

    Neste momento, professores da rede municipal estão reunidos com a secretária de Educação no prédio da respectiva Secretaria. Na mesa, está a pauta com as reivindicações da categoria, que está em greve desde 15 de março (21 dias completa nesta quarta-feira).

    Ontem, os professores ficaram durante todo o dia na Seduc. No final da tarde, a Secretária marcou uma audiência para hoje, às 14h, sendo assim, a Assembleia que seria realizada na manhã deste dia 5, foi adiada para quinta-feira, 6, às 9h, no Espaço Kilogrill. 



  • CCJ aprova criação de documento único de identificação nacional

    A proposta sobre o documento único, que reúne todos os documentos em um só, ainda terá que passar pelo plenário do Senado
    05.04.2017 14h01m
    Recomendar

    Dados biométricos e civis, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o título de eleitor, serão concentrados em um único documento: o de Identificação Nacional (DIN). É o que determina o Projeto de lei da Câmara (PLC) 19/2017, aprovado nesta quarta-feira (5) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. A proposta será agora votada pelo plenário do Senado.

    De acordo com o projeto encaminhado pelo Poder Executivo, o DIN dispensará a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou nele mencionados e será emitido pela Justiça Eleitoral, ou por delegação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a outros órgãos.

    Nesse documento, que será impresso pela Casa da Moeda, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) será usado como base para a identificação do cidadão. Já os documentos emitidos pelas entidades de classe somente serão validados se atenderem aos requisitos de biometria e de fotografia conforme o padrão utilizado no DIN.

    Conforme o texto, o DIN será emitido com base na Identificação Civil Nacional (ICN), criada pelo projeto com o objetivo de juntar informações de identificação do cidadão. A nova base dados será gerida pelo TSE, que garantirá o acesso à União, aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e ao Poder Legislativo. A integração da ICN ocorrerá ainda com os registros biométricos das polícias Federal e Civil.

    A proposta prevê punição para a comercialização, total ou parcial, da base de dados da ICN, com pena de detenção de 2 a 4 anos, além de multa para quem descumprir essa proibição.



  • Dos Sentidos do Amor


    05.04.2017 13h56m
    Recomendar

    Este é o título do livro do professor Miguel Almir Lima de Araújo (Departamento de Educação da Uefs) que será lançado na próxima terça-feira, dia 11, das 8 horas ao meio-dia, no anfiteatro do módulo 2, na Universidade Estadual de Feira de Santana.

    Além de momentos prosaicos, constituídos de falas, ponderações e reflexões sobre a nova obra de Almir, a programação também inclui a realização de um seminário sobre o tema do livro, momentos poéticos, com apresentações de dança, música, teatro, cantigas de roda e poesia. 

    O livro

    Publicado pela EDUFBA, o livro trata "a complexidade do Amor como experiência que nos desafia pelos desvãos do humano, como fulcro estruturante das in-tensidades da condição humana, do existir e co-existir humanos, permeados por valores primordiais, como a solidariedade, a equidade, a compaixão, a dignidade e a boniteza", ressalta o autor.

    O evento é aberto ao público, não sendo necessário efetuar inscrição.

     Fonte: Ascom/Uefs



  • ‘Maria e Escombone" participam de Pequenique Cultural


    03.04.2017 15h39m
    Recomendar

    O projeto feirense de iniciação musical para crianças, MARIA, ESCOMBONE E O VIOLÃO ENCANTADO, idealizado pela atriz e cantora Lorena Porto e pelo músico e jornalista Cid Fiuza, foi a principal atração do Piquenique Cultural realizado no último domingo (2), no Nature Espaço, próximo ao distrito de Maria Quitéria (São José).

    Para os organizadores, a dupla encantou e levou o melhor da música brasileira para as crianças. “Hoje, conhecemos @mariaescombone e o Violão Encantado e ficamos apaixonados! Música linda, com uma estética bem cuidada e nos convidando a desacelerar para apreciar. Escolas de Feira de Santana, Salvador e região, as crianças merecem acessar músicas de qualidade. Vida longa!”, destacou a educadora Gabriela Azevedo.



    Maria, Escombone e o Violão Encantado apresentaram as canções do mais novo disco autoral, lançado em março deste ano nas plataformas streaming, assim como músicas de Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Toquinho, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso dentre outros compositores de obras consagradas indispensáveis ao universo da criança. “Não poupem as suas crianças da riqueza que existe na música brasileira. Apresentem, aproximem, oportunizem sempre que puderem”, declara Lorena Porto no encerramento do show, ainda com o figurino da personagem Maria, melhor amiga de Escombone.

    O DISCO
    As canções compostas pelos próprios idealizadores do projeto já estão na boca da meninada. “Como é maravilhoso ser criança. Você cresceu, mas ainda pode entrar na nossa dança...” é um dos refrões que fazem desse disco encantador. Foi um trabalho musical produzido pelo Estúdio Via Sonora, mixado por Anselmo Roberto e com a direção musical de Cid Fiuza. As canções podem ser ouvidas no próprio site www.mariaescombone.com.br, Youtube ou Soundcloud.

    MARIA E ESCOMBONE
    São personagens que protagonizam a missão de promover iniciação musical para crianças. O nome do projeto vem do imaginário popular das brincadeiras infantis. Virar maria escombona, dar cabriola ou, ainda, dar cambalhota é uma deliciosa brincadeira que diverte as crianças e que deu vida a essa boneca tagarela e ao seu amigo boneco cheio de talentos.

    O PROJETO
    Senhoras e senhores, sejam bem-vindos ao mundo dos bonecos de pano mais musicais de que já se ouviu falar. Uma iniciativa recomendada pela doutora honoris causa em educação (Suíça), Anaci Paim, pelo mestre em educação pela UEFS, Murilo Oliveira, e pelo professor Victor Porto, licenciado em música pela UFBA.

    Indicado para teatros, escolas, shoppings, hospitais, praças públicas, salões de festa, quintais de casa ou em qualquer lugar onde há concentração de crianças. De forma bastante lúdica, o projeto torna acessível a compreensão da música e dos seus elementos básicos por crianças, especialmente entre 04 a 10 anos, a fim de dar a elas condições para dialogar com a produção musical do Brasil e do mundo. Estimula o senso crítico para o consumo da música e áreas relacionadas e, ainda, fortalece o brincar e tudo mais que envolve a cultura da criança. “Muitas situações nos despertaram para planejar esse projeto. Mas chegar em festas infantis e observar a trilha sonora tão distante do universo da criança, nos impulsionou para executá-lo o quanto antes”, comenta Cid.

    ATUAÇÃO
    O projeto está em circulação por todo o Brasil em eventos particulares com o formato de show voz e violão para crianças e de projeto escola, onde se vale de conceitos construtivistas criando um relacionamento com os alunos em cinco etapas até culminar no show cênico musical. Além disso, a versão para o teatro está com sua estreia programada para o mês de julho, em Feira de Santana/BA. Para contratar algum dos formatos é só entrar em contato pelo WhatsApp 75 99264.1507 ou mandar e-mail para [email protected]

    Esta é mais uma produção da Fundação Culturasss – a cultura brasileira em rede, e tem a direção artística de Fernando Souza; direção musical Cid Fiuza; assessoria de imprensa LXP Marketing e Cultura; fotografia Maiara Nunes; ilustração Chu Oliveira; texto, concepção, figurino, maquiagem, cenário, iluminação, sonoplastia e atuação, Lorena Porto e Cid Fiuza.

    Fonte: Ascom/ Maria e Escombone



  • Criança não namora


    03.04.2017 15h26m
    Recomendar

    A Criança se relaciona com os amiguinhos e eles são simplesmente amigos. Amizade é o nome. Insistir em namoro na infância é adultizar as crianças, incentivar a erotização precoce. A indústria de brinquedos, roupas e cosméticos já investe tanto na adultização infantil! Não vamos fazer o mesmo. Não é engraçadinho incentivar beijinhos de namoro ou declarações de amor entre as crianças. É nosso papel separar o mundo adulto do mundo infantil. Misturar os dois mundos é cair no erro da erotização precoce. A infância precisa de proteção e não de adultos que afastam a criança daquilo que é próprio pra idade dela. 



  • Embaixada Americana realiza formação para professores de Inglês na Bahia

    São 30 vagas e as inscrições podem ser feitas pela internet
    03.04.2017 14h57m
    Recomendar

    Professores de inglês da rede estadual que já participaram dos cursos Public School Teachers Development Program (Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Inglês da Rede Pública) e do PSTDP Special Topics nos anos de 2011, 2012 e 2016, podem participar de um Workshop promovido pela Embaixada Americana e Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU), em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT). A atividade será realizada no dia 08 de abril (sábado), das 8h às 12h30, na unidade ACBEU no bairro da Pituba em Salvador.

    Ao todo, serão ofertadas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas pela internet, no link https://tinyurl.com/workshops-pstdp



  • Rejeição ao governo Temer chega a 55%

    No final do ano passado, a avaliação era de 46% e chegou a ser de 39% em junho de 2016, logo após o impeachment de Dilma
    31.03.2017 15h04m
    Recomendar

    Um levantamento divulgado nesta sexta-feira (31) pela Confederação Nacional da Indústria, em parceria com o Ibope (CNI/Ibope), revela que a gestão do governo do presidente não eleito Michel Temer é considerada ruim ou péssima para 55% da população. No final do ano passado, 46% da população tinha essa avaliação e chegou a ser de 39% em junho de 2016, logo após o pedido de afastamento da presidenta da República, Dilma Rousseff.

    A pesquisa foi realizada entre 16 e 19 de março em 126 municípios, com 2 mil pessoas. Para 31% dos entrevistados, a gestão de Temer é apenas regular. Apenas 10% da população brasileira considera o governo ótimo ou bom - em dezembro, esse índice era de 13%.

    As piores avaliações de Temer estão na região Nordeste, onde 67% das pessoas acreditam que o governo não eleito é ruim ou péssimo. Em seguida aparecem a região Sudeste (52%) e Sul (48%).

    O governo de Dilma Rousseff é melhor avaliado do que a gestão do presidente não eleito para 41% da população, segundo a pesquisa CNI/Ibope.

    O levantamento também revelou que 85% da população desaprova políticas voltadas para a carga tributária e 79% das pessoas não concordam com as políticas para as áreas de saúde.

    Fonte: Brasil de Fato



  • Estudantes da Uefs podem solicitar bolsas de até R$ 600

    As inscrições que se encerram nesta sexta-feira (31), não serão prorrogadas
    31.03.2017 13h28m
    Recomendar

    Terminar hoje prazo para estudantes da Uefs – Universidade Estadual de Feira de Santana – se inscreverem no Mais Futuro, programa do Governo do Estado da Bahia que concede bolsas de R$ 300,00 (trezentos reais) para estudantes que moram a 100 Km da Universidade e para os acadêmicos que moram acima de 100 km da Uefs, o valor é de R$ 600,00.
    Se você ainda não se inscreveu, não perca mais tempo, acesse agora mesmo o site e faça sua solicitação da bolsa de auxilio permanência dentro do programa Mais Futuro. Não há seleção para concessão do benefício. Para participar, basta o interessado se cadastrar no site do programa. Clique aqui e se inscreva agora mesmo. 

    As outras três universidades baianas (Uneb, Uesc e Uesb) também estão participando do programa. 



  • Dê sua opinião: PEC reduz jornada semanal de trabalho para 30 horas


    30.03.2017 15h17m
    Recomendar

    Foi apresentada nesta semana no Senado Federal a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2017 que reduz para 6 horas diárias e 30 horas semanais o limite da jornada de trabalho de todos os trabalhadores. Apresentada pelo senador Thieres Pinto (PTB-RR), a PEC será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

    Atualmente, o limite máximo da jornada de trabalho é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Tramita na Câmara dos deputados uma proposta de reforma trabalhista que sobe o limite para 48 horas semanais, já incluídas as horas extras.

    Qual a sua opinião sobre a PEC 12/2017? Clique aqui e vote SIM.

    Todas as propostas que tramitam no Senado estão abertas à consulta pública por meio do portal e-Cidadania. Confira: http://www.senado.leg.br/ecidadania.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia