Em cima da hora:
Baile Municipal de Bezerros vende ingressos para show de Araketu
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Mais Íntimo, mais perto, mais submisso ao Espírito Santo

    Os três dias foram memoráveis porque fomos constrangidos pela graça sobrenatural derramada por Ele
    21.06.2017 12h12m
    Recomendar

    Texto: Danilo Guerra

    Foto: Eliab Alves

    Entre os dias 15 e 17 deste mês, cristãos das mais variadas vertentes teológicas foram impactados por um mover de oração e dominação por meio da Palavra de Deus, mas muito especialmente pelo fato de que o homem está cada vez mais necessitado de ter relacionamentos eficazes e intimidade com o Espírito Santo de Deus.

    Os três dias foram memoráveis porque fomos constrangidos pela graça sobrenatural derramada no templo sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Feira de Santana. Quem lá esteve pode testemunhar do quanto fomos submergidos à presença d`Ele. Quando mais íntimo ficarmos d’Ele mais O conhecemos, mais O entendemos, mais O obedecemos, mais O amamos.

    Proferidas por homens e mulheres que amam o Espírito Santo, as mensagens nos direcionaram a um caminhar eterno com o Senhor. Afinal, Ele é o próprio caminho para o reavivamento que tanto esperamos. Assim, o Mais Íntimo 2017 realçou o entendimento cristocêntrico de que o relacionamento que começa, existe, permanece e termina na Cruz resulta numa intimidade perfeita e eterna na glória, onde nosso anseio é satisfeito para sempre.



  • Uefs abre vagas para Secretário de Apoio Pedagógico e Escolar do UPT

    As inscrições serão feitas na sala do UPT, em frente a Pró - Reitoria de Extensão - Prédio da Reitoria - 1º Andar - ALA B, onde se encontra o edital completo.
    20.06.2017 09h32m
    Recomendar

    A Universidade Estadual de Feira de Feira – UEFS – vai abrir inscrição a partir desta quarta-feira (21) para seleção de bolsista para a função de Secretário de Apoio Escolar do Projeto Universidade Para Todos deste ano. O período de inscrição é curto e termina dia 22.

    Semana que vem a respectiva universidade também abre seleção de bolsista para a função de Secretário de Apoio Pedagógico para o mesmo programa. Os interessados devem procurar a Uefs entre os dias 26 e 27 deste mês no horário das 9h às 11h30; das 14h30 às 17h e das 18h às 20h30, na sala do UPT. 

    Já amanhã e depois (21 e 22), no horário das 9:00 às 11:00h e das 15:00 às 17:00h e das 18:00 as 20:00h, também na sala do UPT, os interessados poderão se inscrever no processo seletivo para concorrer a bolsa de Secretário de Apoio Escolar. 

    A sala do UPT fica em frente a Pró-Reitoria de Extensão, no Prédio da Reitoria - 1º Andar - ALA B, onde se encontra o edital completo com informações sobre carga horária, valor da bolsa, local de trabalho e outras informações relevantes para os bolsistas. 
     



  • Vagas de emprego em Feira de Santana

    Os interessados devem acessar o site do SINE https://www.sine.com.br/vagas-empregos-em-feira-de-santana-ba
    09.06.2017 15h48m
    Recomendar

    AUXILIAR DE LIMPEZA - PCD
    Exclusivo para pessoas com deficiência
    Não exige experiência
    Ensino fundamental completo
    02 vagas

    AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO - PCD
    Exclusivo para pessoas com deficiência
    Não exige experiência
    Ensino fundamental completo
    02 vagas

    COPEIRO - PCD
    Exclusivo para pessoas com deficiência
    Não exige experiência
    Ensino médio completo
    01 vaga

    AUXILIAR ADMINISTRATIVO - PCD
    Exclusivo para pessoas com deficiência
    Não exige experiência
    Ensino médio completo
    05 vagas

    ALMOXARIFE
    Experiência comprovada em carteira
    Ensino médio completo
    02 vagas

    ATENDENTE COMERCIAL
    Experiência comprovada em carteira
    Ensino médio completo
    Desejável experiência com o word e excel e atendimento ao publico
    01 vaga

    TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES
    Experiência comprovada na função
    Ensino médio completo
    01 vaga

    Os interessados devem acessar o site do SINE https://www.sine.com.br/vagas-empregos-em-feira-de-santana-ba



  • Inscrição no Universidade para Todos é prorrogada até segunda


    09.06.2017 11h21m
    Recomendar

    Está prorrogado até a próxima segunda-feira, dia 12, o período de inscrição para o curso pré-vestibular gratuito Universidade Para Todos. Ao total são oferecidas 16,4 mil vagas no curso que também prepara os cursistas para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 

    Para se inscrever no processo seletivo, os interessados devem acessar o portal da Secretaria Estadual de Educação através do link educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos. Poderão concorrer a uma das vagas, o candidato que for egresso do Ensino Médio das redes estadual ou municipal do Estado da Bahia. Também podem concorrer estudantes das redes públicas estadual ou municipal matriculados, em 2017, nas seguintes situações: 3º ano do Ensino Médio Regular ou suas modalidades correspondes, do 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes.



  • Feira X aparece com maior ocorrência de dengue em Feira


    09.06.2017 11h11m
    Recomendar

    O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Feira, através do departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, coloca o bairro Feira X como o líder no ranking dos bairros onde houve ocorrências de dengue em Feira de Santana.

    Veja abaixo o ranking completo: 

    1. Feira X (10);
    2. Rua Nova (6);
    3. Queimadinha (5);
    4. Tomba (5);
    5. Campo Limpo (5);
    6. Mangabeira (4);
    7. distrito de Humildes (4);
    8. Feira IX (4);
    9. Ponto Central (3);
    10. Viveiros (3);
    11. distrito de Jaíba (3);
    12. Aviário (3);
    13. Novo Horizonte (3);
    14. Baraúnas (2).

    Ainda de acordo com o boletim, este ano a Vigilância já notificou 107 casos suspeitos de Chikungunya. Destes, 53 foram confirmados e 22 ainda estão aguardando os resultados laboratoriais. 

    56 casos suspeitos do Zika Vírus – doença cujo sintoma se assemelha com a dengue e Chikungunya, também foram notificados. A faixa etária mais acometida está entre 20 a 49 anos com 34 casos. 

    Já com relação à Febre Amarela foram notificados e investigados cinco casos da doença em humanos no município, sendo um caso descartado através de exames laboratoriais, e quadro aguardam pelos resultados.



  • MEC retira de escolas livro que aborda o tema incesto


    08.06.2017 18h16m
    Recomendar

    O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou hoje (8) que o livro Enquanto o sono não vem, distribuído pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, deverá ser recolhido das escolas públicas. No livro, um dos contos aborda o tema incesto, considerado impróprio para crianças de seis a oito anos de idade, segundo o órgão.

    De autoria do escritor José Mauro Brandt, a obra é dividida em oito contos. Um deles, A triste história de Eredegalda, fala sobre o desejo de um rei em se casar com a mais bonita de suas três filhas. Diante da negativa, a menina é castigada e acaba morrendo de sede.

    A obra foi selecionada, em 2014, pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), depois de avaliada e aprovada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, instituição de notório saber e referência nas áreas de alfabetização e literatura.

    Segundo o MEC, professores e pais de alunos em todo o país questionaram o conteúdo, o que levou o órgão a pedir um parecer técnico e jurídico sobre o assunto, feito pela Secretaria de Educação Básica (SEB).

    No parecer, a SEB entendeu a temática abordada no livro não é adequada para crianças em idade de alfabetização. “As crianças, no ciclo de alfabetização, por serem leitores em formação e com vivências limitadas, ainda não adquiriram autonomia, maturidade e senso crítico para problematizar determinados temas com alta densidade, como é o caso da história em questão”, diz nota da secretaria.

    Com a decisão, os 94 mil exemplares da obra adquiridos pelo MEC serão redistribuídos para bibliotecas públicas. “A atual gestão do MEC está revendo todo o processo de seleção dos livros didáticos e paradidáticos, visando à melhoria da qualidade da educação brasileira.”

    Fonte: Agência Brasil



  • Inscrições para o ProUni do segundo semestre terminam amanhã


    08.06.2017 18h09m
    Recomendar

    As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2017 terminam amanhã (9). Os estudantes interessados poderão consultar as bolsas oferecidas e se inscrever na página do ProUni na internet. O Ministério da Educação (MEC) informou que serão ofertadas 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior, um aumento de 17% em relação à segunda edição do programa do ano passado. Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais.

    O ProUni é voltado para estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares. Também estão incluídas as pessoas com deficiência e professores da educação básica em escolas públicas que compõem o quadro de pessoal permanente da instituição. Só poderão participar do processo seletivo os candidatos brasileiros que não tenham diploma de curso superior e que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É preciso ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Enem e não ter tirado zero na redação.

    O estudante pode concorrer a uma bolsa integral se sua renda familiar bruta mensal per capita não exceder a 1,5 salário-mínimo. No caso da bolsa parcial, a renda familiar por pessoa não pode ser maior que três salários-mínimos. O ProUni possui ainda ações conjuntas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que permite ao bolsista parcial financiar a parte da mensalidade não coberta.



  • Feira de Santana ganhará primeira sala vip de cinema

    América Outlet abrigará novo complexo de cinemas da rede Cinesercla
    08.06.2017 18h02m
    Recomendar

    Um Complexo de Cinemas com cinco salas de última geração, sendo uma delas VIP, é o mais novo empreendimento na área de entretenimento de Feira de Santana. A novidade foi apresentada pelo América Malls, empresa do Grupo Consil e proprietária do América Outlet durante coletiva de imprensa que aconteceu nesta quinta-feira (8), com a presença do prefeito municipal, José Ronaldo de Carvalho.

    O empreendimento tem a assinatura da rede Cinesercla, grupo mineiro que já conta com quase 80 salas em cerca de nove estados brasileiros e já é parceiro da América Malls no Shopping Cajazeiras, em Salvador. O Complexo de Cinemas é a grande novidade dessa primeira ampliação do América, que contará com investimento de cerca de R$ 10 milhões e geração de dezenas de empregos.

    Com um público estimado em 400.000 pessoas por ano, a expectativa é que o novo cinema ajude a impulsionar a economia local. A inauguração está prevista para dezembro desse ano.

    O América Outlet foi inaugurado em novembro de 2015 e conta com lojas de grandes marcas nacionais e internacionais, além de um parque de diversões. "Temos aqui o conceito dos grandes centros de compras americanos, de produtos de ótima qualidade com preços mais acessíveis. Agora com o Complexo de Cinemas, o empreendimento fica mais completo oferecendo mais entretenimento aos clientes" declarou Marcelo Santos, superintendente do empreendimento.



  • Receita abre consulta a primeiro lote de restituição do IR


    08.06.2017 17h33m
    Recomendar

    A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2017 vai ser aberta hoje (8) às 9h. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016.

    Segundo a Receita Federal, o crédito bancário para 1.636.218 contribuintes será feito no dia 16 de junho, totalizando mais de R$ 3 bilhões. O lote contempla os contribuintes com prioridade: mais de 1,527 milhão de idosos e 108.513 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

    Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone, no número 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

    Fonte: Agência Brasil 



  • Universidade para Todos inscreve a partir de 1º de junho


    01.06.2017 18h30m
    Recomendar

    A partir desta quinta-feira, 1º de junho, estarão abertas as inscrições para o projeto Universidade para Todos. O Universidade para Todos é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as Universidades Estaduais. O UPT é direcionado aos estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual.

    O curso é presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, tendo como objetivo consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos pelos alunos, preparando-os para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior.

    Além das aulas regulares serão realizados projetos complementares como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional. O Projeto oferecerá também material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

    Faça aqui sua inscrição.



  • Espetáculo "Sobre a Pele" será apresentado em Feira


    25.05.2017 14h46m
    Recomendar

    Indicada em três categorias ao Prêmio Braskem de Teatro 2016 (melhor atriz, melhor texto e diretor revelação), o espetáculo 'Sobre a Pele' será apresentado em Feira de Santana nos dias 1 e 2 de junho, às 20h, no Centro de Cultura Amélio Amorim. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Instituições e movimentos em defesa da mulher como faculdades, universidades, coletivos e afins podem ter acesso a uma cota de convites. Os interessados devem procurar a produção local pelo telefone 75 9964.1507.

    A montagem faz parte do projeto 'Um Realce Sobre o Feminino' e levará a peça para cinco municípios baianos (Feira de Santana, Valença, Porto Seguro, Itabuna e Santo Amaro) que são apontados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) como locais de elevado índice de violência contra a mulher no estado. Após cada apresentação, será promovida uma conversa entre elenco, diretor e o público presente.

    A obra, que acaba de representar o Brasil em Lima, no Peru, tem direção de Fernando Santana (Namíbia, não!, Exu A Boca do Universo) e conta com uma equipe composta por Agamenon de Abreu, Allison de Sá (Ganhador do prêmio Braskem 2016), Luciano Salvador Bahia, além das participações especiais de Hebe Alves e Harildo Déda, em vozes off.

    Esta é uma realização do Colectivo Âmbar, rede de artistas e promotores cênicos latino-americanos, em parceria artística entre Brasil e México.

    SINOPSE

    'Sobre a Pele' é um drama realizado por quatro atrizes e traça a história das memórias de Sofia, mulher idosa que perdeu a visão após presenciar o afogamento da mãe. Presa em um manicômio, ela revive fragmentos de sua trajetória repleta de opressões psicológicas, perda de esperança e dos seus próprios sonhos. As atrizes se alternam em um embate cênico entre as lembranças doentias e a realidade cruel do cárcere vivido por Sofia, que tem como único subterfúgio esculpir com argila uma vida de lembranças fraturadas.

    Uerla Cardoso (atriz de Maçã e A Ambulância) representa Sofia, e tem a companhia de Lílith Marques (Atire a primeira pedra e As quatro meninas), Ella Nascimento (O Paí, Ó e Cabaré da Raça) e Jane Santa Cruz (Dorotéia e Cuida bem de mim), que interpretam três memórias traumáticas da Infância, Juventude e Maturidade, respectivamente.

    O 'Projeto Sobre a Pele em Circulação - Um Realce Sobre o Feminino' conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo da Bahia, através do edital Setorial de Teatro 2016, além da parceria junto a Diretoria de Espaços Culturais e suas unidades nas cidades visitadas.

    OFICINAS GRATUITAS


    O projeto levará também oficinas gratuitas de dramaturgia, atuação e dança, ministradas nos dias 2 e 3 de junho pelo diretor Fernando Santana e pelas atrizes do espetáculo.

    2 de junho, às 9h no Centro de Cultura Amélio Amorim
    A Oficina Estado Cênico é pautada em dramaturgia e atuação e será oferecida exclusivamente para participantes do gênero feminino a partir de 15 anos, com alguma experiência em teatro. Dramaturgo e diretor do espetáculo, Fernando Santana desenvolverá com as participantes, a partir de exercícios práticos e teóricos, a criação de novos textos teatrais sem perder de vista a inteireza cênica; o que os ministrantes intitulam de "corpo constante". Serão oferecidas 15 vagas.

    3 de junho, às 14h no Centro de Cultura Amélio Amorim
    A Oficina Movimento Essencial conta com exercícios de atuação e princípios da dança. Ministrada por Jane Santa Cruz, Ella Nascimento, Uerla Cardoso e Lílith Marques (atrizes), trará como conteúdo uma série de exercícios voltados a técnicas de interpretação, com eixo no movimento-imagem-ação e princípios de vários estilos brasileiros de dança, entre eles a dança afro e o côco, além de outras referências de estilos femininos como o stiletto (dança de salto). Serão oferecidas 20 vagas.



  • "Crustáceo", de Wesley Moreira de Almeida vence 3º Concurso Municipal de Poesia


    24.05.2017 18h26m
    Recomendar

    A nota 9, deu ao poema “Crustáceo”, de Weslley Moreira de Almeida, que se inscreveu sob o pseudônimo de “Chevalier”, o primeiro lugar no 3º Concurso Municipal de Poesia de Feira de Santana, Prêmio Godofredo Filho.

    Yonetane de Freitas Tsukuda, com o pseudônimo de “Augusto Sombrio”, com “Sob a árvore da solidão”, com 8, ficou na segunda colocação e Ronaldo dos Santos da Paixão, o ”Simplício Marques”, com “Regozijo”, atingiu a nota 7 e ganhou o terceiro prêmio.

    Os envelopes com os nomes dos concorrentes foram conhecidos depois dos julgamentos dos trabalhos apresentados.

    A lista com os melhores 20 poemas, que farão parte da antologia que será publicada, foi divulgada nesta terça-feira, 23, pela Fundação Municipal da Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa, que realiza o concurso.

    Os 20 nomes, bem como a ata da reunião da Comissão Julgadora, podem ser vistos no www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br, edição desta terça-feira. Classificaram à antologia apenas os poemas que conseguiram a partir da nota seis.

    Os três primeiros colocados serão premiados com R$ 1,5, R$ 1 mil e R$ 800, respectivamente. Neste ano quase 90 poetas participaram do concurso. A Comissão Julgadora foi formada por Antônio Gabriel Evangelista de Souza, Roberval Pereyr e Telma Siqueira Alves Olanda.

    Eles se reuniram no dia 14, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia