Em cima da hora:
Queda de energia em Brotas deixa serviço da Defesa Civil fora do ar
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Bonfim de Feira realiza neste domingo o enterro do ano mais animado do Brasil

    Reportagem: Danilo Guerra / Professor Repórter
    31.12.2017 00h37m
    Recomendar

    Os moradores do distrito de Bonfim de Feira (a 35 km de Feira de Santana) têm um jeito singular de se despedir do ano velho. Por lá, há 23 anos é realizado o enterro do ano mais animado do Brasil.

    O evento faz parte da programação oficial do Réveillon Público realizado pela comunidade desde os anos finais da década de 1970, sempre no dia 31 de dezembro, com o tradicional Enterro do ano.

    De acordo com o presidente da Comissão Organizadora Gilmário Moreira da Silva, o popular Gil Boca de Traíra, três elementos básicos não podem faltar nessa celebração: "caixão, defunto (que, na verdade, é um bonfinense que homenageamos) e muita festa", disse em entrevista ao jornalista Danilo Guerra, durante visita à Redação do jornal Folha do Estado.

    Borracheiro: o homenageado do ano

    O velório acontece à meia-noite, depois da celebração de uma missa agendada para começar às 22 horas. O grande homenageado do ano é Borracheiro, um dos membros da comissão que comanda a festa.

    O cortejo fúnebre mais cheio de vida e alegria que já se viu na história brasileira percorrerá as principais ruas do distrito ao som do grupo de sambadores da Terra Nova, Bio, Atanázio, Del e Roque da Viola. Depois, o homenageado é retirado do caixão e um boneco, representando o ano velho, é queimado e enterrado ao som de fogos de artifício e muita música. 

    Boca de Traíra, que foi o primeiro defuto da brincadeira nos idos anos de 1977, acrescenta que é aí que começa o grande show da virada com cantor-revelação Anderson Dias, artista da terra, que caiu no gosto popular ao interpretar grandes sucessos dos mais variados gêneros musicais. 

    Tem novidade na área

    A grande novidade, de acordo com Gil, é que na segunda-feira, dia 1º, acontecerá o enterro dos vivos, uma forma inédita na comunidade para recepcionar o ano novo.

    A programação começa no horário provável das 10 horas da manhã e vai contar com a participação de cantores, pratas da casa, e a alegria contagiante que cada bonfinense carrega em seu DNA. É assim que Bonfim de Feira se despedirá de 2017 e dará boas-vindas a 2018.

    Como chegar lá? 

    Para participar da Réveillon Público em Bonfim de Feira, festa que reúne cerca de 2,5 a 3 mil pessoas, os interessados devem sair de Feira de Santana pela Avenida Rio de Janeiro, sentido BR 116-sul, depois converge para a Estrada do Feijão (BA-052), faz o contorno e pega a BA-499, segue por mais 12km até chegar ao distrito. 

    Esta rodovia, que era alvo de constantes reclamações dos moradores de Bonfim por conta dos muitos buracos, foi recuperada recentemente pelo governo do Estado, depois de várias reportagens do Folha do Estado denunciando o estado de abandono. Com esta intervenção, o acesso ao distrito, agora, está facilitado.



  • Mais de 103 mil candidatos se inscrevem no concurso para professor e coordenador pedagógico do Estado


    28.12.2017 16h03m
    Recomendar

    Mais de 103 mil candidatos se inscreveram no concurso público para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino, promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e da Administração. Foram 69.587 inscritos para professores e 33.995 para coordenadores pedagógicos. São ofertadas 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos.

    O secretário da Educação do Estado disse que a procura pelo concurso revela o interesse dos profissionais pela Educação. "Esta é uma área que vem sendo priorizada enquanto política pública pelo governador Rui Costa, que também está investindo em cursos de qualificação e na promoção da carreira dos professores e coordenadores pedagógicos. São esforços empreendidos mesmo em um momento delicado na economia do país. Portanto, isto significará um grande salto para o fortalecimento do eixo pedagógico das escolas e, consequentemente, para a melhoria da Educação".

    Concorrência 

    O cargo de professor padrão P, grau IA Linguagem, com ênfase em Língua Portuguesa, para Salvador, foi o que registrou o maior número de inscritos, 2.006 candidatos. Já o cargo de professor padrão P, Grau IA Ciências Humanas: Filosofia, e para professor padrão P, grau IA Ciências Humanas: Sociologia, ambos para Jacobina, registraram o menor número de inscritos, cinco por disciplina. Para o cargo de coordenador pedagógico Padrão P, Grau IA, Salvador registrou o maior número de inscritos, sendo 6.953 candidatos e Macaúbas registrou o menor número, com 285 inscritos.

    Aplicação das Provas 

    O concurso terá três etapas. As provas objetivas (1ª etapa) e discursivas (2º etapa) serão aplicadas no dia 25/02/2018, para todos os cargos, no período da manhã, nas cidades de Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. Somente será corrigida a prova discursiva dos candidatos habilitados e melhores classificados nas provas objetivas. A terceira etapa é a prova de títulos, para fins de pontuação dos candidatos habilitados na prova discursiva. 

    Confira o número de inscritos por município: 

    Professor

    Coordenador Pedagógico 

    Fonte: Secretaria de Educação



  • 1
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia