Em cima da hora:
Fechamento de autoescola vira caso de polícia em Presidente Prudente
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Pastor Pedro é ouvido e liberado pela PF e segue na briga por vaga na Câmara


    30.09.2016 14h48m
    Recomendar

    O líder da Igreja Quadrangular Pastor Pedro que disputa uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores de Feira de Santana foi ouvido e liberado pela Polícia Federal na manhã de hoje, horas depois de ter sido conduzido coercitivamente à sede do órgão sob suspeita de compra de votos.

    Durante seu depoimento, o pastor Pedro disse ser vítima de perseguição por conta do trabalho social que ele desenvolve em Feira de Santana. Em entrevista à imprensa, o pastor declarou: 

    Nós fomos conduzidos para prestar esclarecimentos e vejo como uma perseguição pelo trabalho social que estamos fazendo na cidade, que tem incomodado e mexido com muita gente. Não é porque é um momento político que vamos parar o nosso trabalho social. As pessoas são rejeitadas e não podemos rejeitá-las agora. Nós não temos nenhum tipo de compra de votos. Não viemos para aqui sermos conduzidos por compra de votos, mas sim por perseguição”, afirmou o reverendo. 

    Sobre a distribuição de alimentos e marcação de consultas, ele diz que esse trabalho social já é feito há muitos anos com sete ônibus que circulam gratuitamente para a população. “Nós vamos continuar o nosso trabalho, que é um trabalho de Deus”, disse.

    Pastor Pedro é candidato a vereador e disputa a eleição pelo Partido Social Cristão (PSC) presidido em Feira de Santana pelo deputado federal e cantor gospel Irmão Lázaro. Liberado, o Pastor Pedro continua na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Feira de Santana. 

    Ao Acorda Cidade, o promotor Audo Rodrigues informou que o Ministério Público vai aguardar a conclusão do procedimento de investigação, que demanda a transcrição de áudios e coleta de provas de relação. “Isso será formalmente encaminhado ao Ministério Público Eleitoral, que deflagrará as ações, que serão provavelmente de natureza criminal com pedido de prisão a depender dos crimes cometidos, e num segundo momento as ações de natureza cível, que demandam a cassação do registro ou diploma se eles forem eleitos, e também a inegibilidade dos oito anos seguintes”, afirmou o promotor.



  • Suspeita de crime eleitoral dentro de igreja vai parar na Polícia Federal

    O candidato e o grupo a ele vinculado estariam cadastrando eleitores fiéis da igreja, com a promessa de abençoá-los, e “amaldiçoavam” aqueles que se recusavam a fornecer seus dados constantes do título eleitoral.
    30.09.2016 08h27m
    Recomendar

    O candidato a vereador Pastor Pedro (PSC) líder da Igreja do Evangelho Quadrangular em Feira de Santana, na região do Panorama, foi conduzido à sede da Polícia Federal na cidade durante a operação Simão, com o objetivo de combater crimes eleitorais na maior cidade do interior baiano. A operação envolvendo 40 policiais federais, foi deflagrada hoje (30) dois dias antes da eleição, para cumprir nove mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão.

    Além do pastor Pedro, também foi conduzido o atual vereador e candidato à reeleição Wellington Andrade (PSDB). A Polícia Federal não revelou os nomes dos envolvidos, os dois citados nessa matéria foram informados em reportagem publicada pelo site Acorda Cidade (Leia matéria aqui).

    Segundo o portal, as investigações iniciaram há cerca de um mês, a partir de requisição do Ministério Público Eleitoral, que noticiou haver informes da captação ilícita de votos por parte de um candidato a vereador vinculado a uma igreja evangélica. O candidato e o grupo a ele vinculado estariam cadastrando eleitores fiéis da igreja, com a promessa de abençoá-los, e “amaldiçoavam” aqueles que se recusavam a fornecer seus dados constantes do título eleitoral. 

    Durante as investigações constatou-se que a prática ia bem além do cadastramento de eleitores e a promessa de bênção ou maldição. A mesma incluía também a distribuição de gêneros alimentícios em comunidades carentes, a fim de arregimentar eleitores, chegando-se, ainda, à identificação de um esquema de favorecimento na marcação de exames e consultas médicas pelo SUS àqueles que prometiam seu voto ao candidato. Também foi identificada a prática da venda de votos em lote por parte de uma liderança comunitária local, fato este envolvendo outro candidato à Câmara Municipal.

    Os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 299 e 334 do Código Eleitoral, que preveem penas de prisão, multa, e até mesmo cassação dos registros de candidatura. O nome da operação, “Simão”, vem do codinome utilizado pelos policiais para se referir ao principal investigado, uma referência ao Apóstolo de Jesus Cristo.



  • Caixa D’água do Tomba ganha iluminação cênica

    Construído no início da década de 1980, o reservatório vai ganhar as cores do Outubro Rosa a partir de sábado
    29.09.2016 18h13m
    Recomendar

    Durante o todo este mês de setembro, quando Feira de Santana completou 183 anos de emancipação política, a Embasa presenteou a cidade com a instalação de uma iluminação externa especial na cor azul no Reservatório do Tomba, um dos pontos mais altos, conhecidos e admirados pela população feirense e também de quem passa pelo município.

    No entanto, a partir do próximo sábado, primeiro de outubro, a iluminação da famosa Caixa D’água do Tomba vai ganhar uma cor nova. O reservatório será iluminado com a cor rosa, em alusão à Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Mama, conhecida no mundo todo como Outubro Rosa.

    Construído no início da década de 1980, o reservatório faz parte do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Feira de Santana e tem uma arquitetura com inspiração moderna e bastante arrojada para o padrão construtivo da época.

    A iluminação está sendo feita com dez canhões de LED, que geram economia de energia, e, a partir das cores primárias vermelho, verde e azul, podem produzir dezenas de colorações diferentes. 

    A projeção pode ser vista num raio de mais de 2 Km. Com a nova iluminação do Reservatório do Tomba, a Embasa torna o monumento um cartão postal da Princesa do Sertão.
     



  • Obra Prima é o nome do novo disco de Damares


    29.09.2016 17h42m
    Recomendar

    Os admiradores da cantora Damares, a “irmã do Sabor de Mel” mataram, na madrugada de hoje sua curiosidade sobre o novo disco da cantora paranaense. Ela utilizou seu Instagram para anunciar o título de seu mais novo trabalho: “OBRA PRIMA”. A canção, que batiza o seu nono disco é uma composição de Tony Ricardo, o mesmo autor da música “Maior Troféu” que batizou seu disco anterior.

    “Obra Prima é o nome do meu novo disco. É uma notícia que vocês já estavam cobrando, já estavam pedindo para que a gente contasse”, disse a cantora em um vídeo que antecipou algumas informações sobre a canção: “É uma canção linda que diz que Jesus é a obra prima que desceu do céu para salvar a mim, a você e toda a humanidade”, completou. 

    No vídeo, ela não diz quando o novo disco será lançado, mas os bastidores do mundo gospel anteciparam que o lançamento de Obra Prima deve ocorrer em outubro próximo pela gravadora Sony Music Brasil. Informações dão conta que Damares recebeu cerca de 400 canções para compor seu novo álbum, mas o novo CD só terá apenas 15 músicas.
     



  • Com 2,18 m, jovem sofre com bullying e deixa escola para fazer tratamento


    29.09.2016 11h55m
    Recomendar

    Um jovem baiano, que aos 17 anos tem 2,18 metros de altura, teve que abandonar a escola por sofrer bullying e para dar continuidade ao tratamento de uma doença diagnosticada no cérebro que provoca o crescimento dele. Rodrigo Santos Motta, mora no município de Ipiaú, sudoeste do estado, e sonha em ser policial. Ao G1, o jovem contou que tem dificuldades para encontrar sapatos, já que calça 56, e roupas adequados e até evita sair de casa por vergonha do tamanho dele.

    "A maior dificuldade é para comprar roupa, já que nenhuma serve. Também fica difícil dormir, porque não tenho sono e também porque não tem cama do meu tamanho", destacou o jovem, que dorme no chão.
    Prima de Rodrigo, Thaís Cerqueira conta que um médico detectou um problema no cérebro, mas que o especialista ainda não disse se ele sofre de gigantismo.

    Rodrigo vivia com os pais na zona rural do município de Ibirapitanga, no sul do estado, mas teve de ir para Ipiaú morar com a avó por causa do tratamento. Ele abandonou os estudos há mais de um mês, no oitavo ano do Ensino Fudamental.

    "Ele abandou a escola para fazer o tratamento aqui em Ipiaú e também por causa do bullying. Colocaram vários apelidos nele e ele não se sente uma pessoa normal. Ele precisa fazer um exame com um neurologista para saber de fato que doença tem. Ainda não foi constatado gigantismo, mas o médico disse, após ele ter feito tomografia na cabeça, que a doença é grave e que ele poder dormir e não acordar mais", disse a prima do rapaz.

    As constantes brincadeiras de que era alvo na escola também contribuíram para que Rodrigo abandonasse os estudos. "Na escola, falavam que não gostavam de mim", conta. Ele afirma, no entanto, que pretende voltar a estudar e realizar o sonho de ser policial.

    A prima, Thaís, diz que o rapaz precisa de uma cama e de roupas novas, mas que os pais não têm condições de comprar. O jovem tem outros dois irmãos, mas apenas ele sofre com problema de altura.
    "A mãe está na zona rural. Ela tem mais dois filhos, sendo um deles pequeno e precisa ficar lá cuidando dele. O pai passou por cirurgia recentemente e também precisa de cuidados. É uma família carente, que passa por uma condição apertada. Ele precisa também de sapatos, sandálias, cestas básicas. Sapato nenhum serve para ele", destacou.

    Fonte: G1 Bahia



  • Bonfim de Feira e mais 7 distritos com transporte gratuito no dia da eleição


    29.09.2016 09h49m
    Recomendar

    No próximo domingo, dia 2 de outubro, os eleitores que moram na zona rural do município de Feira de Santana vão contar com transporte gratuito para o local de votação. De acordo com o TRE - Tribunal Regional Eleitoral - o objetivo é inibir que esses eleitores sejam transportados de maneira irregular.Todos os distritos de Feira de Santana serão contemplados.

    A decisão foi tomada com base na Lei 6.091 de 1974. No entanto o TRE adverte que esse tipo de transporte só deverá ser feito por motoristas autorizados pela Justiça Eleitoral, com veículos pertencentes a órgão públicos como escolas e universidades. 

    Ainda segundo o TRE, o transporte não pode ter nenhum tipo de propaganda eleitoral e os motoristas não devem fazer distinção de eleitores.

    As localidades onde haverá transporte gratuito são: Bonfim de Feira, Humildes, Jaguara, Jaíba, João Durval, Maria Quitéria, Matinha e Tiquiaraçu. Todas as localidades possuirão uma rota própria a ser seguida, o serviço será oferecidos das 7 horas da manhã às 19 horas.


      



  • Tensão marca última sessão antes das eleições


    28.09.2016 16h06m
    Recomendar

    A última sessão da Casa da Cidadania antes das eleições, que aconteceu hoje (28) manhã teve clima tenso e ao mesmo tempo foi marcada por um misto de alegria e tristeza. Diversos vereadores usaram a tribuna para se despedir dos colegas e da população feirense, que lotou as galerias da Câmara Municipal.

    Alguns estavam sorridentes e confiantes na vitória, fazendo piadas e tentando levantar o astral dos demais colegas, mas estava difícil de esconder a aflição. Mesmo esta não sendo a última sessão do ano, um vereador aqui, outro "acolá", aproveitaram para fazer uma retrospectiva de trabalhos realizados, alfinetaram os que não fizeram e até os que se esconderam do povo.

    O vereador Welligton Andrade comparou a sessão com a terça de carnaval, e disse que a quarta de cinzas será na próxima segunda (3), que segundo ele, muitos estarão chorando. "Se for pra chorar, segunda não piso os pés aqui", afirmou. Já o vereador David Neto disse que se todos os vereadores que não conseguirem a reeleição chorarem, certamente na segunda não haverá sessão.

    O vereador Eli Ribeiro (PRB) disse que todos os vereadores tiveram a mesma oportunidade de trabalhar pelo povo, mas que no próximo domingo, apenas os que fizeram serão reconhecidos. "Eu trabalhei incansavelmente, não existem motivos para agonia nem desespero". Eli gastou todo o seu tempo de campanha fazendo visitas nas comunidades e, ontem, na última sessão ordinária antes da eleição, fez referência ao trabalho que desenvolveu nos últimos quase quatro anos.

    Já o presidente da Casa, vereador Ronny usou a tribuna da Câmara para desejar boa sorte aos vereadores que disputam a reeleição este ano. O presidente chamou a atenção para que todos cumpram os requisitos estabelecidos pela lei eleitoral evitando problemas nesses últimos dias de campanha. O presidente acredita que a maioria retornará em 2017.



  • Voto nulo não invalida eleição

    Tanto os votos nulos quanto os votos brancos não são levados em conta na apuração que dá o resultado da eleição
    28.09.2016 16h01m
    Recomendar

    Uma das principais dúvidas que aparecem na época das eleições diz respeito aos votos nulos. Muitos eleitores acreditam que se mais de 50% dos eleitores votarem nulo a eleição é invalidada e, embora a afirmação não seja verdadeira, é recorrente a cada eleição, aparecendo em publicações de redes sociais e conversas com amigos, causando confusão.

    “Isso de que se mais de 50% do eleitorado votar nulo a eleição será anulada é puro folclore", explica o cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB) Flávio Britto.

    Na verdade, tanto os votos nulos quanto os votos brancos não são levados em conta na apuração que dá o resultado da eleição. Por isso, mesmo que haja mais de 50% de votos nulos, o pleito não será anulado, uma vez que os votos considerados válidos serão somente os recebidos pelos candidatos e os chamados votos de legenda.

    "Esse tipo de voto [branco e nulo] não é considerado no cômputo geral da eleição, ou seja, no cômputo geral, eles não são considerados válidos”, disse o professor à Agência Brasil.

    Para Flávio Britto é fundamental que o eleitor tenha clareza de que votar nulo ou em branco são direitos, mas que os votos não influenciam no resultado final da eleição. “Esses votos podem servir como uma forma de protesto, mas é preciso deixar claro que eles não influenciam no resultado final e muito menos numa possível anulação. Acho que as pessoas já estão razoavelmente esclarecidas a este respeito, mas não custa nada reforçar”, disse.

    Fonte: Agência Brasil



  • Definida empresa para obras na estrada em Bonfim de Feira

    A empresa Perimetral Engenharia Ltda, especializada em execução de serviços de manutenção, venceu a licitação e deve iniciar a obra nos próximos dias
    28.09.2016 11h19m
    Recomendar

    Apesar de está com a esperança renovada com a boa notícia, a comunidade de Bonfim de Feira espera que o resultado das eleições no próximo domingo, não interfira na execução da obra.

    Depois da ampla repercussão da reportagem publicada pelo Jornal Folha do Estado da Bahia (clique aqui) e da forte pressão popular, o governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial da última segunda-feira (26) o nome da empresa que vai recuperar a estrada que liga Bonfim de Feira, distrito de Feira de Santana (BA-499), à Estrada do Feijão (BA-052).


    A empresa Perimetral Engenharia Ltda, especializada em execução de serviços de manutenção, venceu a licitação e deve iniciar a obra nos próximos dias. A Perimetral foi fundada em 1998 e vem se consolidando no mercado como uma das maiores empresas de engenharia especializadas em obras de infraestrutura.


    O distrito está situado a 31 quilômetros da sede de Feira de Santana, entre a região do recôncavo e do sertão baiano. A população é de cerca de 3.800 habitantes. A obra terá extensão de 12,30km. Apesar de está com a esperança renovada com a boa notícia, a comunidade de Bonfim de Feira espera que o resultado das eleições do próximo domingo, não interfira na execução da obra.
     



  • Eleitores não podem ser presos a partir de hoje

    A proibição está no Artigo 236, do Código Eleitoral
    27.09.2016 08h23m
    Recomendar

    A partir de hoje (27), eleitores não podem ser presos ou detidos, salvo em flagrante ou para cumprimento de sentença criminal. A regra está prevista no Código Eleitoral, que entrou em vigor em 1965 e serve para garantir a liberdade do voto. No próximo domingo (2), mais de 144 milhões de eleitores vão às urnas para eleger vereadores e prefeitos. A regra vale até 48 horas após o encerramento do pleito.

    Na prática, mandados de prisão não devem ser cumpridos pela Polícia Federal, principalmente na Operação Lava Jato, até a semana que vem, para evitar nulidades nos processos criminais. A regra foi inserida na legislação eleitoral em 1932, com o objetivo de anular a influência dos coronéis da época, que tentavam intimidar o eleitorado. Atualmente, juristas questionam a impossibilidade das prisões, mas a questão nunca foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).

    A proibição está no Artigo 236, do Código Eleitoral, e o texto diz: "Nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto."

    Fonte: Agência Brasil



  • Estudantes brilham ao enaltecerem a Princesa do Sertão

    O evento em homenagem à Feira de Santana foi produzido pela Escola Leonardo Lopes
    27.09.2016 08h07m
    Recomendar
    Estudantes brilham ao enaltecerem a Princesa do Sertão
    As apresentações foram feitas por estudantes do grupo 2 ou 5º ano do Ensino Fundamental

    Conhecer a origem, evidenciar a cultura, discutir a economia e descobrir os tesouros escondidos da Cidade Princesa. Esse foi o objetivo máximo do projeto Feira de Santana, Princesa do Sertão, desenvolvido pela Escola Leonardo Lopes que culminou com diversas apresentações produzidas pelos estudantes da unidade de ensino.

    Além dos alunos do grupo 2 ao 5º do Ensino Fundamental, a culminância do projeto atraiu também os pais, amigos e outros familiares das crianças que foram prestigiar talento da garotada. Criativas e encantadoras, os estudantes trouxeram para o palco do Teatro da CDL, diversos espetáculos falando sobre turismo, a história, a cultura, economia e a origem da cidade. O público vibrava a cada apresentação realizada. 

    Para abrilhantar ainda mais o evento, a musicista Célia Zain, vestida de Maria Quitéria, principal horoína feirense, emocionou a todos os convidados ao entoar o hino a Feira de Santana, que completou no último dia 18 de setembro, 183 anos de emancipação política. 

    Essa é a pedagogia que liberta, inspira e transpõe o estudante de uma postura passiva e inapetente, para uma outra mais crítica e reflexiva motivando o estudante a ser produtor do seu próprio saber.



  • Feira de Santana recebe Seminário Eu Escolhi Esperar

    Movimento “sexo só depois do casamento” já tem mais de 3,2 milhões de seguidores nas redes sociais, entre eles o jogador brasileiro David Luis, do Chelsea, na Inglaterra
    26.09.2016 11h54m
    Recomendar
    Feira de Santana recebe Seminário Eu Escolhi Esperar
    O evento acontece na próxima quinta, às 19h30, na Assembleia de Deus, próximo à Rodoviária

    Na próxima quinta-feira (29) a cidade de Feira de Santana vai receber o Seminário “Eu Escolhi Esperar”. No tempo em que a banalização sexual parece ganhar corpo e forma, inclusive na opinião pública, surge um movimento que está a cada dia ganhado novos adeptos em todas as cidades do Brasil no Brasil. Eles optaram por não terem relação sexual com o parceiro antes do casamento. Todos optam por esperar e só terem relação pós-casamento.

    A página do “Eu Escolhi Esperar” no face tem mais de 3,2 milhões de seguidores. O tema chama tanto a atenção que os organizadores já foram entrevistados pelo programa Encontro com Fátima Bernardes, Profissão Repórter e Mais Você (todos da rede Globo). Também já foram tema de reportagem no G1, jornal o Globo, revistas Veja, Placar, Época, Caras e Galileu. Além dos jornais Estadão, Folha S. Paulo e Extra. 

    O Seminário será realizado no templo sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Feira de Santana e vai marcar o encerramento do mês da juventude da respectiva igreja. O evento, que é gratuito e aberto ao público, está agendado para começar no horário provável das 19h30. A igreja fica próximo ao terminal rodoviário de Feira de Santana. 



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia