Em cima da hora:
População detém suspeito de roubar menor no Centro de São Carlos, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Normas para comerciantes e foliões no Circuito da Micareta 2016


    26.04.2016 08h40m
    Recomendar
    Normas para comerciantes e foliões no Circuito da Micareta 2016

    Na reta final para os preparativos da Micareta, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento econômico, estabeleceu em caráter oficial no último dia 21, as normas a serem respeitadas por comerciantes e foliões no circuito da festa. Buscando aumentar a segurança, evitar incidentes desagradáveis e preservar os direitos comerciais acordados, as regras serão asseguradas através de fiscalização intensa.

    Comidas e Bebidas

    Como já se tornou quase um mantra amplamente reproduzido todos anos, estarão proibidos a utilização e comercialização de espetinhos, garrafas e copos de vidros, pois, estes por serem pontiagudos ou cortantes, podem se tornar potenciais armas durante brigas e confusões durante a folia. As garrafas e copos devem ser substituídos por latinhas e utensílios plásticos. 

    Muito famoso, o churrasquinho "tradicional" na Micareta estará também fora do cardápio dos foliões, pelo menos para aqueles comerciantes que insistirem em fazer o petisco em churrasqueiras, pois, assim como os espetinhos, ela também não poderá estar no circuito da festa. Mas, lembrando que existem outros métodos para vender este prato, como o assado em chapas e servidos em pratos plásticos. 

    Os comerciantes também devem ficar atentos para os horários de reabastecimento do estoque, que foi estipulado das 7h às 11h, principalmente pelo fato que estão proibidos o trânsito de carros e carrinhos de mão, durante a realização da festa, coibindo assim a ação de ambulantes não oficiais e com a intenção também de assegurar maior conforto aos foliões nas vias da festa. 

    Para assegurar os acordos comerciais fixados entre a prefeitura e a cervejaria patrocinadora da festividade, estará proibida a comercialização de produtos de empresas concorrentes, por isso, os comerciantes devem estar atentos ao produto que irão fornecer, para não sofrerem penalidades. Também será proibido ao folião entrar no circuito da festa consumindo essas mercadorias. 

    Penalidades

    Haverá fiscalização durante toda a duração da festa e aqueles que forem enquadrados nas práticas citadas, sofrerão as penalidades de multa e apreensão da mercadoria. O infrator poderá após vinte dias corridos, a contar da data da publicação da Portaria, para retirar qualquer produto ou equipamento apreendido no Circuito da Micareta 2016. 



  • Prefeitura de Coração de Maria abre concurso com mais de 280 vagas

    As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de maio pela internet
    19.04.2016 18h39m
    Recomendar

    A Prefeitura Municipal de Coração de Maria (distante a 20 km de Feira de Santana) lançou edital para provimento de vagas no quadro efetivo de servidores do município. São oferecidas 286 vagas em diversos cargos. As inscrições, que podem ser feitas pela internet, estão abertas a partir de hoje e vai até o dia 8 de maio.
    Os interessados em realizar o concurso podem acessar o site da empresa Multydeias Concurso & Consultoria Ldta –ME - www.multydeias.com.br para obterem todas as informações sobre o concurso.


     



  • Saiba o que vai funcionar em Feira durante a Micareta


    19.04.2016 16h33m
    Recomendar

    A Prefeitura Municipal de Feira de Santana publicou hoje a dinâmica de funcionamento do comércio e outras instâncias durante a Micareta 2016. De acordo com o texto foram considerados dias festivos 28, 29 e 30 de abril e 1º de maio.

    Nesses dias, os estabelecimentos comerciais funcionarão em horários excepcionais. A Prefeitura determinou via decreto publicado hoje no Diário Oficial Eletrônico que as empresas devem encerrar suas atividades a partir das 14h de sexta-feira (29) segundo dia da festa e devem permanecer de portas fechadas até ao meio dia da segunda-feira, seguinte (02/05).


     



  • Semelhanças entre Amy Winehouse e um vernáculo da Uefs


    19.04.2016 09h14m
    Recomendar
    Semelhanças entre Amy Winehouse e um vernáculo da Uefs

    Por Sergio Marcone

    Só agora assisti ao documentário da cantora Amy Winehouse (1983-2011) no Netflix (“Amy”, dir. de Asif Kapadia, 2015). A história é mais uma daquelas que retrata a ascensão e queda de uma grande artista, tida como um dos grandes surgimentos no cenário musical mundial. Amy, que iniciou sua carreira aos 16 anos, alcançou o auge da fama com o disco “Back to Black”, de 2006, que incluía sucessos como “Rehab” e a própria “Back to Black”. Chegava a cobrar U$ 1 milhão de dólares para fazer um show. O final do documentário não é um spoiller: todos sabem que a cantora morreu vítima de complicações pelo uso de álcool associadas à bulimia, que ela sofria desde a adolescência (além de álcool ela usava heroína, crack e cocaína).

    Para além da fama e do dinheiro, a história dessa cantora de soul (ou de jazz, como ela preferia nos últimos anos de vida) é também a minha e a de várias pessoas que, talvez, seja seu parente ou alguém que você conheça.

    Fui dependente químico durante 30 anos. Também comecei a trabalhar cedo e em 1995 já era dono de meu próprio negócio. 20 anos depois havia perdido tudo. O uso contínuo de substâncias, mais as internações haviam ceifado meu ganha-pão. Aquela inocente cervejinha na adolescência havia se transformado em minha derrota. Só parei quando a vida me colocou contra uma parede da qual não poderia transpor: a iminência de minha mulher e filhos me abandonarem, menos por falta de amor, mas por não mais terem forças para lutar contra meu vício.

    Tal qual Amy, que mesmo adicta ainda conseguia fazer apresentações e gravar discos, também tive algumas progressões: formei-me em Letras Vernáculas na UEFS em 2004 e ingressei no Mestrado da UFBA em 2007 (era bolsista do CNPq). Como a cantora, que numa de suas apresentações na cidade de Belgrado, atordoada, não conseguiu cantar, eu também não concluí esta pós-graduação. O vício era o meu Brasil e Alemanha em dia de 7x1.

    Em 2010 reiniciei um tratamento psiquiátrico que durou cinco anos. Remédios são importantes. Descobrir qual a origem de ordem psicoemocional e ressignificar esse “trauma” são uns dos focos principais. O adicto não é um coitadinho. Muitas vezes privá-lo de algo enquanto ele não se livrar do vício é importante. Amy assinou um contrato com uma gravadora em que ficaria impedida de gravar caso não se tratasse. Eu fui privado de guiar o carro da família e de ter acesso a dinheiro.

    Bem, nossos destinos não foram traçados na maternidade: Amy faleceu precocemente aos 27 anos e deixou um legado musical digno de grandes divas como Ella Fitzgerald e Billie Holiday (cito aqui uma comparação do genial Tony Bennet feita no documentário). Eu estou curado, sigo minha vida normalmente, voltei a estudar e tenho a honra de estrear estas garatujas neste portal.
    O meu legado está em construção.



  • Disputa interna confirma favoritismo de Robeci e Edvaldo Lima como pré-candidatos da Adefs


    19.04.2016 00h56m
    Recomendar

    Os vereadores Edvaldo Lima e Robeci da Vassoura venceram com folga a prévia realizada na noite desta segunda-feira (14) pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Feira de Santana – Adefs – para escolher aqueles que vão representar oficialmente a Igreja nas eleições municipais de outubro deste ano e vão brigar para permanecerem ocupando a vaga de vereador na Câmara Municipal.

    O pleito interno seguiu o modus operandi de uma eleição normal, mas do século passado, com cédulas ainda de papel. Na chapa havia seis nomes dispostos aleatoriamente e cada membro do corpo de oficiais tinha direito a escolher dois nomes secretamente em cabines individuais.

    Apesar do grande número dos presentes, a prévia, coordenada pelo presidente da Adefs – Pastor Joeser Cruz Santana - e demais membro da diretoria da igreja, foi ordeira e não teve tumulto por parte daqueles que estavam diretamente envolvidos na disputa. No entanto, notava-se no recinto uma grande movimentação de assessores que lutavam para convencer os companheiros daquele que se pretendia ser o melhor nome para representar a Assembleia de Deus. 

    A prévia em números

    Seis candidatos, todos membros da instituição, colocaram seus nomes à disposição para disputar as duas vagas. Mas, no páreo, Edvaldo Lima e Robeci da Vassoura levaram a melhor e desbancaram os demais. Dos 387 votos computados pelos coordenadores do pleito eleitoral, Edvaldo levou a maior parte (obteve 39,28% dos votos válidos), em seguida Robeci (26,61%). 

    Uma diferença de 49 votos separa o primeiro do segundo. Kadmiel Mascarenhas obteve 15,5% dos votos válidos enquanto Sargento Joel obteve 8,27%. Os menos votados foram Marcos Gonçalves, que alcançou 5,69% dos votos e João Jorge que ficou com 4,65%. 

    Tanto Edvaldo quanto Robeci contam, agora, com a força da maior igreja evangélica de Feira de Santana (cerca de 15 mil eleitores) para serem reeleitos e continuarem no exercício da vereança. Cabe aos dois fazerem direito as tarefas de casa e não titubearem na escolha daqueles que vão lhes assessorar nas estratégias de marketing político durante sua peregrinação eleitoral tanto em “Jerusalém”, quanto fora dela. 

    O Professor Repórter teve acesso, com exclusividade, ao auditório Severino Soares, onde ocorreu a votação, mas não teve autorização para divulgar fotos do evento. 



  • Mas afinal, o que é o Policiamento Comunitário?


    15.04.2016 17h25m
    Recomendar

    Por Victor Espírito Santo

    Comandante da Base de Segurança da Rua Nova em Feira de Santana 

    Um dos principais equívocos quando se discute a idéia de Policiamento Comunitário, é pensa-lo enquanto mais uma modalidade de Policiamento. Ou seja, fazer uma paralelo com modalidades como Policiamento de Choque e/ou Policiamento Montado. Para além desse nível, ele se propõe a dar um novo significado ao papel institucional da Polícia Ostensiva. Em concordância com o entendimento da ONU, devidamente recepcionado pela Constituição Federal de 1988.


    Feito esse esclarecimento, se faz necessária a desconstrução de alguns "mitos" em torno do Policiamento Comunitário:


    1) O Policial Comunitário é condescendente com a criminalidade?

    Eis um outro grande equívoco a cerca do Policiamento Comunitário. A legislação não permite ao Policial se abster de seu dever institucional. O que há de novo nesse contexto, é a postura do policial ao aplicar a lei. Este por estar em constante diálogo e mais próximo comunidade, aplica a lei de forma mais legítima e com o devido uso moderado da força.


    2) O Policial Comunitário foge de sua competência quando implementa ações e projetos sociais?

    Dentro do processo de implementação do Policiamento Comunitário vem a tona uma grande mudança de paradigma. Onde a polícia que outrora fazia intervenções estritamente repressoras, passa a enfatizar sua atuação no caráter preventivo com estrito diálogo e aproximação com a comunidade. Objetivando criar as condições necessárias para o bem estar social e exercício da cidadania. Desta forma, as ações sociais se apresentam como uma estratégia de aproximação e estreitamento nos laços entre polícia e comunidade.

     

    3) O policiamento comunitário inviabiliza as modalidades de policiamento estritamente especializadas e coercitivas?

    O policiamento comunitário NÃO inviabiliza modalidades de policiamento coercitivas, como por exemplo o Policiamento de Choque. O policiamento de Choque também deve estar intimamente ligado aos princípios que outorgam a concepção de um novo significado do Papel institucional de Polícia. Adotando em suas ações o uso progressivo e moderado da força. Devendo este intervir, com força letal, em extremo caso.

    Analisadas essas questões, e contextualizando com a proposta de Estado Democrático de Direito trazida pela Constituição Federal de 1988, que dentre suas inovações apregoa mudanças estruturais em suas Instituições de Estado, dando a estas também um novo papel institucional, mais próximo da sociedade, a implementação de uma Polícia mais humana e próxima da sociedade deixa de ser uma opção para o Estado e ganha contornos de EXIGÊNCIA.



  • Novo salário mínimo pode ser de R$ 946,00


    15.04.2016 17h13m
    Recomendar

    O salário mínimo no próximo ano deve chegar a R$ 946, valor que consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017, enviado hoje (15) pelo governo ao Congresso Nacional. Pela proposta, o salário mínimo terá aumento de 7,5% a partir de 1º de janeiro.

    Desde 2011, o salário mínimo é reajustado pela inflação do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos antes. A fórmula valerá até 2019.

    Pela proposta, o salário mínimo passará para R$ 1.002,70 em 2018 e R$ 1.067,40 em 2019. Os reajustes também seguem a fórmula estabelecida em lei.

    Fonte: Agência Brasil



  • Dilma fará hoje pronunciamento em cadeia de rádio e TV


    15.04.2016 17h00m
    Recomendar

    A presidenta Dilma Rousseff fará pronunciamento à nação em cadeia de rádio e televisão, hoje (15), às 20h20. O pronunciamento vai durar oito minutos e trinta segundos. Ela deverá reafirmar que não existe crime de responsabilidade que justifique o seu afastamento.

    A Câmara dos Deputados começou nesta manhã as discussões sobre o impeachment de Dilma. O impedimento será votado no domingo (17).

    A exposição do jurista Miguel Reale Junior, um dos autores da denúncia contra a presidenta, foi a primeira fala no plenário. Em seguida, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, fez a defesa de Dilma.

    Os partidos têm uma hora para se manifestar e a ordem de discurso será da maior para menor bancada. São 25 partidos que podem indicar até cinco parlamentares para dividir este tempo. A sessão deve se prolongar por toda a madrugada.

    Fonte: Agência Brasil 



  • Assembleia de Deus vive noite apoteótica na Câmara Municipal


    15.04.2016 10h22m
    Recomendar

    A maior igreja evangélica de Feira de Santana, a Assembleia de Deus – ADEFS - que hoje congrega mais de 17 mil fiéis (segundo dados da própria instituição), teve, ontem (14/04) uma noite apoteótica na Câmara Municipal de Vereadores da cidade. Uma sessão solene, fruto de um requerimento do vereador Robeci da Vassoura (PHS) foi realizada só para homenagear o primeiro escalão da igreja.

    Os pastores Aldemar Oliveira, que atualmente pastoreia a Adefs-Tomba e Elinelson Santana (Adefs-Humildes) foram condecorados com a Comenda Maria Quitéria. A honraria batiza o nome da militar baiana e feirense, heroína na guerra pela independência, é concedida a personalidades com méritos e reconhecimento por suas contribuições ao município. 

    Já os pastores Jairo Vieira Lima (que atuou no ministério feirense por mais de 10 anos) Heliomar Coelho dos Santos, Roberto Brandão Gomes, Kaio Vinicius de Souza Santos, Carlos Augusto do Nascimento Oliveira e José Uiris Alves de Oliveira foram laureados com título de Cidadão Feirense. A partir de agora, eles também podem ser chamados de filhos de Feira de Santana. 

    A vigésima sessão solene da primeira etapa do quarto período da 17ª legislatura atende a um requerimento do vereador Robeci da Vassoura (PHS), membro da Assembleia de Deus desde a sua mocidade e um dos pré-candidatos à reeleição. Robeci congrega na Adefs-Campo Limpo atualmente pastoreada por Rodolfo Souza. Na Câmara, o vereador é conhecido pelo jargão: “homem de poucas palavras e de muitas ações”.

    Em seus discursos, todos os pastores foram unânimes ao atribuírem “toda honra e toda glória a Jesus Cristo, o autor e consumador da fé”, agradeceram às respectivas esposas (estas foram homenageadas com flores), filhos, amigos e todos os membros da igreja. Presentes à sessão, os pastores Joeser Cruz Santana e Reinaldo Alves Portugal, presidente e vice-presidente respectivamente da Adefs, também foram alvo dos agradecimentos dos homenageados. 

    Prestigiaram o evento, vereador Alberto Nery, segundo vice-presidente da Câmara, que presidiu a sessão; os vereadores Edvaldo Lima (também da Assembleia de Deus), Gerusa Sampaio e David Neto. Paulo Aquino, secretário municipal de governo, representando o prefeito da cidade José Ronaldo de Carvalho e outras autoridades religiosas, obreiros do santo ministério e dezenas de membros da Adefs também compareceram à sessão.



  • Inscrições para o Enem serão abertas dia 9 de maio

    Este ano, o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.
    14.04.2016 18h40m
    Recomendar

    As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 serão abertas às 10h do dia 9 de maio e terminarão às 23h59 do dia 20 do mesmo mês. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A taxa de inscrição será de R$ 68, valor maior que os R$ 63 cobrados no último exame. As datas foram anunciadas hoje (14), pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.


    Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, a inscrição era paga apenas nas agências do Banco do Brasil. A taxa pode ser quitada até o dia 25 de maio, às 21h59. Para aumentar a segurança e evitar fraudes, nesta edição de 2016 será colhida a impressão digital dos candidatos.
     



  • Senac oferece curso on-line e gratuito para aprender Libras

    As aulas são gratuitas e atendem à necessidade de promover a inclusão por meio da comunicação entre pessoas ouvintes e surdas.
    14.04.2016 17h51m
    Recomendar

    O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) oferece o curso LIBRAS Básico - Língua Brasileira de Sinais, dentro do PSG (Programa Senac de Gratuidade). As aulas são totalmente gratuitas e atendem à necessidade de promover o processo de inclusão por meio da comunicação entre pessoas ouvintes e pessoas surdas.

    A aprendizagem é feita totalmente on-line, na plataforma do Senac. A ideia mínima é 15 anos e ensino fundamental completo. Para emitir o certificado, o aluno deve ter competência desenvolvida em todas as unidades curriculares.

    O curso é voltado para profissionais em geral, interessados em entender sinais básicos e comunicar-se com o surdo em situações de atendimentos simples que envolvam o processo de conversação em LIBRAS. Clique aqui e comece agora!

    Podem se inscrever aqueles cuja renda familiar mensal por pessoa não ultrapasse dois salários mínimos. É preciso preencher uma ficha com informações pessoais e assinar uma declaração de renda, após clicar em seu curso de interesse.

    Fonte: Catacra Livre
     



  • Abertas inscrições para Oficina de Produção de Curta-Metragem


    14.04.2016 15h00m
    Recomendar

    Estão abertas até o dia 29 de abril as inscrições para a oficina de Produção de curta-metragem que será realizada dentro da programação do VI FECIBA – Festival de Cinema Baiano, em Feira de Santana, de 13 a 15 de maio no Centro de Cultura Amélio Amorim. Esta será a segunda etapa do festival, que passou por Juazeiro no final de semana passado.

    Com a finalidade de fornecer embasamento prático e teórico da produção de curta-metragem, a oficina irá colocar os participantes em contato com todas as etapas da realização de uma obra audiovisual, desde a pré-produção, passando pela produção, até as etapas de pós-produção (distribuição e exibição da obra), objetivando que cada aluno possa encontrar seu próprio método para a realização de curtas-metragens. O curso tratará ainda dos processos que compõe a produção audiovisual, tais como a captação de recursos, fontes de financiamento, o projeto executivo, decupagem do roteiro, produção de locação e elenco, planejamento de filmagem e funcionamento do set.

    Os três dias de capacitação serão ministrados pela roteirista, diretora e produtora Paula Gomes. Formada pela Escuela Septima Ars de Madrid, ela integra coletivo de realizadores Plano 3 Filmes, que desde 2006 dirigiu, escreveu e produziu dez curtas-metragens. O grupo produziu ainda três documentários, entre eles “Profissão: Palhaço”, projeto contemplado no Programa DOCTV IV.

    Entre outros projetos, destacam-se os curtas “Meninos”, “Pornographico” e “A Descoberta”. Paula, que acabou de lançar seu documentário “Jonas e o Circo sem Lona” no International Documentary Film Festival Amsterdam – IDFA, está trabalhando na produção do longa documentário “Memento Mori” e na pré-produção do longa-metragem de ficção Filho de Boi, vencedor do Edital Setorial Audiovisual da Bahia.

    As inscrições podem ser feitas no site do evento, mediante preenchimento da ficha de cadastro. Os interessados deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) através de transferência ou depósito bancário e enviar o comprovante de pagamento junto com o nome completo para o e-mail [email protected]

    São oferecidas 20 vagas para a oficina, que tem carga horária total de 12h, com emissão de certificados aos participantes que cumprirem o mínimo de 75% do curso. Todas as informações sobre dados bancários, currículo completo da facilitadora e ementa do curso também estão disponíveis no site do festival.

    A sexta edição do FECIBA, que desde 2011 oferece oficinas de formação e aperfeiçoamento profissional para o mercado audiovisual, foi contemplado pelo edital 02/2015 – Agitação Cultural – Dinamização de Espaços Culturais da Bahia, vinculado ao Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia e é uma realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual.

    Saiba mais sobre o VI FECIBA: www.feciba.com.br

    Leonardo Bião - Assessoria de Imprensa
    Telefones: (71) 9995-5004 / (71) 2132-9070 / (73) 3211-1215
    Email: [email protected] / [email protected]



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia