Em cima da hora:
Queda de energia em Brotas deixa serviço da Defesa Civil fora do ar
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Governo não cumpre o acordado: a greve continua


    31.07.2015 19h57m
    Recomendar

    Na tarde desta sexta-feira (31), o Movimento Docente (MD) disposto a assinar a Minuta de Acordo e o Termo de Compromisso, reuniu-se com o governo do estado da Bahia. No entanto, os representantes de Rui Costa não apresentaram o termo de Compromisso discutido durante as negociações do dia 27 deste mês, que garantiria a criação de uma agenda de trabalho para debater os direitos trabalhistas em 2016. Por deliberação das assembleias gerais, das quatro universidades estaduais da Bahia, a recusa do Governo em apresentar o Termo impede a conclusão das negociações e o fim da greve. Respeitando as decisões do conjunto dos professores, continuamos em greve e abertos ao diálogo.

    Fonte: Ascom/Adufs



  • Acusados de roubarem a escola Ferreira Venas, em Bonfim de Feira, são presos

    Texto: Danilo Guerra / Fotos: Aldo Matos/Reprodução: Acorda Cidade
    30.07.2015 18h07m
    Recomendar

    Edson Santos de Jesus e Diego Gonçalves de Jesus (na foto acima) foram presos na manhã de hoje por policiais da DRFR – Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos – de Feira de Santana. Sob eles paira a acusação de terem arrombado a Escola Municipal João Ferreira Venas, zona rural, distrito de Bonfim de Feira. Edson tem 20 e Diego, 19 anos. Os dois residem em Ipecaetá, distante do distrito há poucos quilômetros.

    Além deles, outros três jovens também foram presos em flagrante por receptação: Sandro Lima Conceição, de 29 anos, Luano Vilela Moreira, de 21, e Diomatas Vilela Santos, de 19, todos moradores do distrito de Cavunge, zona rural de Ipecaetá.


    Ao portal de notícias Acorda Cidade (onde a informação foi primeiramente publicada) o delegado informou que foram furtados do Ferreira Venas, como é conhecida a escola na comunidade, “cinco computadores, um micro-ondas, um liquidificador, três televisores de 32”, uma caixa de som amplificada, três aparelhos DVD, três máquinas de Xerox, duas impressoras e dois botijões de gás”.

    No entanto, segundo o delegado, a maioria dos objetos foram resgatados durante a investigação entre eles os televisores, o aparelho de som, o micro-ondas, a caixa amplificada, os aparelhos de DVD, as máquinas de xerocar, as impressoras e os botijões de gás. Já os computadores e o liquidificador não foram encontrados.


    Se julgados e condenados, além de pagar multa, todos poderão cumprir pena de um a quatro anos de reclusão, de acordo com o artigo 180 do Código Penal. “Quem compra produto oriundo de furto ou roubo está fomentando o crime”, disse o delegado André Ribeiro, titular da DRFR, em entrevista ao repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.



  • “Caça-fantasmas ou Caças-fantasmas” – o plural nos substantivos compostos


    29.07.2015 18h13m
    Recomendar

    Os substantivos compostos podem confundir na hora do plural. Não é por menos, afinal a regra varia de casa a caso. Ela muda de acordo como esses substantivos são grafados, do tipo de palavra que formam e da relação que estabelecem entre si.
    Para ajudar você na hora de escrever, separamos alguns exemplos que vão ajudar de uma vez por todas a entender o plural nos substantivos compostos.

    - Nos substantivos compostos formados por verbo + substantivo, somente o segundo elemento deve assumir a forma plural, como na imagem acima e nos exemplos a seguir:
    - caça-fantasma = caça-fantasmas
    - beija-flor = beija- flores
    - vira-lata = vira-latas
    - guarda-roupa = guarda-roupas

     ATENÇÃO: quando o substantivo já aparecer em forma de plural, o plural do composto deve ocorrer no artigo que antecede a palavra ou outro determinante:
    - o saca-rolhas = os saca-rolhas
    - o caça-dotes = os caça-dotes

    - Nos substantivos compostos formados por substantivo + substantivo, os dois elementos devem assumir a forma plural:
    - couve-flor = couves-flores / cirurgião-dentista = cirurgiões-dentistas

    - Nos substantivos com preposições (claras ou ocultas) e nas palavras em que o primeiro substantivo funciona como determinante em relação ao segundo substantivo, sempre deve ir para o plural o primeiro elemento:
    - água-de-colônia = águas-de-colônia
    - cavalo-vapor = cavalos-vapor
    - palavra-chave = palavras-chave / bomba-relógio = bombas-relógio

    Retirado do livro 1001 Dúvidas de Português
    José de Nicola e Ernani Terra
    Editora Saraiva



  • Whirlpool abre inscrições para programas de estágio e trainee

    As oportunidades são para as cidades de São Paulo, Rio Claro, Joinville e Manaus.
    29.07.2015 15h51m
    Recomendar

    A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, está com inscrições abertas para o Programa Jovens Talentos 2016, que visa identificar estudantes e recém-formados para ocupar vagas de estágio e trainee na companhia. Nesta edição, as oportunidades são voltadas para as cidades de São Paulo (SP), Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM).
    Criado em 2004, o Programa Jovens Talentos tem como objetivo atrair, desenvolver e reter jovens profissionais para atuarem nas diferentes áreas da companhia.
    “A Whirlpool tem como um de seus pilares estratégicos a Excelência em Pessoas, o que é essencial para ser a indústria líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. Para isso, buscamos jovens talentos que se identificam com a cultura da companhia, gostam de desafios e que têm competências diferenciadas para se tornarem os futuros líderes da empresa”, ressalta Andrea Clemente, diretora sênior de Recursos Humanos da Whirlpool Latin America.

    Programa de Trainee
    Um dos principais requisitos para se inscrever no programa é ter formação universitária, concluída entre dezembro de 2012 e dezembro de 2015, em qualquer curso alinhado aos negócios da empresa. Também é importante que o candidato tenha inglês avançado e mobilidade geográfica para cidades onde a Whirlpool possui unidades (Joinville, Manaus, Rio Claro e São Paulo).
    Com duração de dois anos, o programa é multifuncional e foi desenhado para desenvolver habilidades de liderança e amplo conhecimento da organização em seus participantes. Ao entrarem na Cia, os trainees passam por uma integração composta por visitas técnicas e reuniões com a liderança para obterem uma visão geral dos negócios. Além disso, o programa contempla um plano de capacitação com diversas ações focadas em competências-chave como: Comunicar & Engajar, Liderar Mudança e Liderar Projetos, no primeiro ano e uma capacitação voltada para desenvolver competências de liderança, como: comunicação e feedback, desenvolvimento de pessoas e liderança de equipes, no segundo ano.
    Os jovens também lideram projetos estratégicos em diferentes áreas da empresa e relacionados ao Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul voltada ao fomento do empreendedorismo feminino junto a mulheres de baixa renda. Aqueles que se destacam tem oportunidade de passar uma temporada em uma unidade da Whirlpool no exterior, como forma de reconhecimento de sua atuação no primeiro ano.
    Entre os principais diferenciais do programa estão os programas de Mentoring, orientação de projetos e encontros com executivos da companhia a fim de discutir o desdobramento da nossa estratégia na região. Outra ação de destaque é o processo de Coaching Externo oferecido aos trainees ao se graduarem no programa. Desta forma, esses jovens contam com o acompanhamento de um coach profissional que irá ajudá-los a desenhar o seu plano de desenvolvimento e planejar os próximos passos necessários para atingir seus objetivos de carreira na Whirlpool.

    Programa de Estágio
    As vagas para o programa de estágio da Whirlpool são destinadas a estudantes de cursos de bacharelado ligados ao negócio, cursando entre o penúltimo e o último ano. Os candidatos devem ter, no mínimo, nível de inglês intermediário, disponibilidade para estagiar em uma das unidades da Whirlpool no Brasil e se identificar com os valores da companhia.

    Considerada uma oportunidade para os jovens colocarem em prática os conhecimentos acadêmicos adquiridos, o programa contempla encontros e treinamentos voltados a projetos, carreira, entre outros, a fim de acelerar o desenvolvimento técnico e comportamental, além de possibilitar a integração com os demais estagiários e líderes da companhia. Há ainda, a avaliação anual de desempenho/potencial onde os estagiários são avaliados por meio de uma metodologia pautada no modelo de liderança da companhia e que visa o feedback sobre a evolução no programa e próximos passos da carreira.

    Inscrição e benefícios
    As inscrições para o programa de trainee vão de 28 de julho a 31 de agosto e o processo seletivo é composto por testes online, dinâmicas de grupo, entrevistas, avaliação de inglês e painel com os gestores. A Whirlpool oferece salário compatível com o mercado, planos de previdência privada, saúde e assistência odontológica, seguro de vida e vales refeição e transporte.

    Já para o programa de estágio, as inscrições podem ser feitas de 28 de julho a 8 de setembro. A seleção inclui provas online, dinâmicas de grupo e entrevistas com gestores. Entre os benefícios estão vales refeição e transporte, convênio médico co-participativo, seguro de vida e bolsa auxílio compatível com o mercado.

    Mais informações e inscrições em http://www.whirlpool.com.br/jovenstalentos

    Sobre a Whirlpool Latin America
    A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos. É reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho e por ser comprometida com a sustentabilidade. Admirada por suas marcas, a empresa leva a qualidade, preocupação com o meio ambiente e paixão por seus produtos para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios. Atualmente, conta com cerca de 13 mil funcionários distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo), além de 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, tem escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.



  • Correios vai abrir inscrições para Jovem Aprendiz no dia 12


    29.07.2015 15h35m
    Recomendar

    Os Correios abrirão no dia 12 de agosto as inscrições para o programa Jovem Aprendiz na modalidade Ensino a Distância – EaD. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas somente via internet no site dos Correios até 23 de agosto de 2015. O edital de abertura do processo seletivo foi publicado nesta quarta-feira (29), no Diário Oficial da União.

    Serão oferecidas 567 vagas e formação de cadastro reserva, em cinco Estados: Amazonas, Ceará, Goiás, Santa Catarina e São Paulo. A implantação da nova modalidade é um projeto piloto que possibilitará a implementação do programa em 309 municípios do Brasil. Além disso, o piloto servirá de referência para outras empresas que queiram desenvolver o programa.

    O jovem aprendiz será contratado por um período de 12 meses, com jornada de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais, dividido entre a fase escolar na modalidade de Ensino a Distância e a fase empresa, nas unidades dos Correios. Após a conclusão do curso, os alunos receberão certificado de assistente administrativo expedido pelo SENAI.

    Os interessados em fazer a inscrição devem ter entre 16 e 22 anos completos, exceto se pessoa com deficiência; ter concluído o ensino fundamental, estar matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído ensino médio; e não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com a empresa.

    A seleção será simplificada, sem aplicação de provas, realizada por meio da comprovação de requisitos referentes à renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais. Com base nestes quesitos os candidatos serão pontuados e classificados.

    Ao participar do Programa de Aprendizagem Profissional, o jovem aprendiz terá carteira de trabalho assinada com direitos trabalhistas e previdenciários, remuneração de R$369,93, além de vale-transporte, vale cultura, vale refeição/alimentação e uniforme, bem como acesso às atividades socioeducativas da empresa.

    As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas somente via internet no site dos Correios, no período de 12 a 23/8/2015. O edital completo pode ser acessado no site dos Correios: http://www2.correios.com.br/institucional/concursos/correios/lst_concurso.cfm?con_nu=700. 

    Fonte: Ascom/Correio



  • Ambev abre inscrição para programa de trainee; salário inicial é de R$5.500

    Inscrições vão até o dia 7 de setembro deste ano e podem ser feitas pelo site da empresa
    29.07.2015 14h57m
    Recomendar

    A Ambev abriu inscrições para o seu programa de trainee Global 2016. O salário inicial é de R$ 5.500 e tem duração de dez meses. Não existe um número limitado de vagas e os aprovados no programa ingressam na companhia em seguida como funcionários contratados.

    Durante o período, os trainees aprendem sobre todas as áreas da empresa: durante os dois primeiros meses, eles acompanham o processo de produção de bebidas nas unidades fabris da empresa. os dois meses seguintes eles passam por centro de distribuição direta e lidam com as atividades da área comercial; no último dos primeiros cinco meses eles participam de um treinamento estratégico no prédio da administração central da empresa. em São Paulo.

    Nos cinco meses seguintes, eles podem escolher uma área de interesse de sua escolha, na qual recebem orientação dirigida e aprofundam os conhecimentos sobre a área. Os aprovados passam ainda por um período no exterior, onde se reúnem com trainees de outros países onde a empresa atua.

    Fonte: Ibahia
     



  • Estado prorroga inscrições para concurso da Juceb para agosto

    Os candidatos agora têm até o 2 de agosto, horário de Brasília, para realizar sua inscrição exclusivamente no site da organizadora do certame
    28.07.2015 19h26m
    Recomendar

    Foram prorrogadas as inscrições no concurso público para provimento de vagas na Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb). Os candidatos agora têm até o 2 de agosto, horário de Brasília, para realizar sua inscrição exclusivamente no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), disponível no endereço www.ibfc.org.br. A taxa é no valor de R$ 100 para o cargo de Analista de Registro do Comércio e de R$ 70, para o cargo de Técnico de Registro do Comércio.
    Promovido pelo órgão em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), o certame ofertará 21 vagas para os cargos de Analista de Registro do Comércio e Técnico de Registro do Comércio, sendo seis delas destinadas a candidatos que se declararem negros ou pardos - 30% do total, de acordo com o Decreto nº 15.353/2014.
    No ato da inscrição, os candidatos deverão informar se optam pelas vagas de ampla concorrência ou se irão aderir à cota racial, sendo necessário se autodeclarar negro ou pardo, conforme o quesito cor ou raça, utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
    Mais informações sobre o certame, como atribuições do cargo, condições para aplicação das provas, conteúdo programático, critério para julgamento das provas objetivas e discursivas, pontuação mínima exigida para a aprovação e exigências para investidura nos cargos, entre outros, estão disponíveis em edital, disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site do IBFC. 

    Fonte: Tribuna da Bahia



  • 5 dicas para ser um profissional influenciador em qualquer área


    28.07.2015 17h48m
    Recomendar

    Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ser um profissional diferenciado é fundamental para conquistar novas oportunidades e se destacar. Neste contexto, um termo muito usado nas redes sociais tem ganhado espaço no ambiente corporativo: o influenciador.

    Na internet, é chamado de influenciador aquele que é formador de opinião e que consegue atrair para as marcas, novos consumidores a partir de um simples comentário sobre um produto ou serviço.
    Em sua grande maioria, os influenciadores da web são blogueiros ou celebridades que usam massivamente as redes sociais. Já off line, o termo influenciador é usado para designar profissionais que conseguem unir habilidades comportamentais, sociais e técnicas para se destacar e motivar os colegas de trabalho.

    Renato Mendes, consultor de carreiras da plataforma de empregos Job1, explica que qualquer profissional pode ser influenciador entre seus pares, mas normalmente aqueles que têm esta característica se destacam dos demais e têm muito mais chances de assumir cargos de liderança.
    Ele explica: “Profissionais influenciadores possuem a grande capacidade de motivar suas equipes e, desta forma, levar seus liderados a desenvolverem melhor suas tarefas com envolvimento e comprometimento”.

    Para quem busca progredir na carreira e se destacar no mercado de trabalho, Renato Mendes aponta cinco dicas poderosas para ser um profissional influenciador:
    -- Conhecimento baseado em fatos e estudos: Bons influenciadores justificam o que falam e por isso têm crédito para serem ouvidos. É fundamental dominar sua área de atuação com propriedade e convicção.
    Vivemos em um mundo onde o acesso às informações permite que qualquer fato seja verificado em poucos segundos. Mais do que nunca, é fundamental falar com conhecimento da causa. Só assim é possível ter credibilidade para influenciar.


    Comprometimento: Seja para influenciar entre seus pares ou sua equipe, é preciso demonstrar um comprometimento que vai além dos demais. Ao primeiro sinal de falta de compromisso, pares deixam de ter aquele profissional como referência e liderados se dispersam.
    Eles pensam que o influenciador já não está se dedicando e tendem a abandonar o barco. Para ser influenciador é preciso mostrar que não há obstáculos que abalem o comprometimento com a importância de suas tarefas e objetivos.


    Tenacidade: A tendência da grande maioria é desistir quando as coisas se tornam mais difíceis. O influenciador não se abala com as dificuldades encontradas no caminho, ele sabe que para alcançar seus objetivos é preciso persistência e tenacidade e sua motivação é tão forte que influencia quem o cerca a segui-lo.


    Conexões: Um bom influenciador mantém uma grande e poderosa rede de conexões que permitem que suas ideias se espalhem rapidamente para muitas outras pessoas.


    Sabedoria: Para influenciar é preciso ouvir seus pares e liderados e ter empatia para se colocar no lugar do outro, compreender como ele enxerga situação.
    O influenciador tem a sabedoria de unir o que ouve e o que percebe do ambiente de trabalho e, a partir destas informações, usar seu conhecimento, comprometimento, tenacidade e conexões para motivar e, claro, influenciar.

    Fonte: Tribuna da Bahia



  • Veja a lista de 20 profissões que estão em baixa no mercado

    Profissionais de marketing, setor imobiliário e de áreas de desenvolvimento organizacional também aparecem na lista
    28.07.2015 17h32m
    Recomendar

    Com a crise financeira do Brasil e a crise econômica internacional, algumas áreas estão com baixa procura de profissionais. Em entrevista à Exame, especialistas se ressentem com o desaquecimento do mercado e demissões.

    Além de engenheiros, profissionais de marketing, setor imobiliário e de áreas de desenvolvimento organizacional também aparecem na lista, elaborada com base em dados de consultorias de recrutamento. Confira a seguir, o levantamento feito pela Exame.com:

    1) Engenheiro de vendas

    O que faz? Desenvolve e apresenta soluções de produtos ou serviços, prospecta novos negócios e elabora novas propostas técnicas e comerciais.

    Por que está em baixa? As empresas não têm visto o investimento neste profissional como estratégico, segundo Anna Melo, gerente da Randstad Professionals em entrevista à Exame. A indústria é o setor que mais sofre com a retração da economia, em especial alguns segmentos de mercado como automotivo, construção civil e bens de capital, segundo levantamento da consultoria Michael Page.

    2)Analista de treinamento

    O que faz? Desenvolve técnicas e treinamentos com trabalhos de planos de desenvolvimento individuais, baseado na gestão de competências.

    Por que está em baixa? De acordo com Anna Melo, o treinamento e desenvolvimento são uma excelente ferramenta de retenção e motivação de profissionais que buscam crescimento. Entretanto, a atividade gera um custo que, no atual momento econômico, está sendo evitado pelas empresas. 

    3) Especialista em Desenvolvimento Organizacional


    O que faz? Responsável pela área de desenvolvimento organizacional é o profissional que busca ferramentas e métodos para que as pessoas se desenvolvam de acordo com a estratégia da empresa.

    Por que está em baixa? O espaço para especialistas, sobretudo aqueles focados em desenvolvimento organizacional, no departamento de recursos humanos é escasso atualmente o que exige a ampliação do escopo de atuação dos profissionais, de acordo com Natasha Petel, diretora da empresa Hays.

    4)Gerente de projetos

    O que faz? É responsável pelo planejamento e controle da execução em diversos setores e áreas de negócios.

    Por que está em baixa? O cenário econômico desfavorável leva ao congelamento de novos projetos. Dessa forma, os que hoje ocupam esse posto, ao finalizarem um projeto, são realocados em outro, não gerando abertura para entrada de novos profissionais, explica Melo.

     

    5) Gerentes de infraestrutura, gestores de ativos e gerente de engenharias

    O que fazem? Têm foco na oportunidade e condução de novos projetos na área de engenharia.

    Por que está em baixa? Posições ligadas a investimentos e novos projetos têm registrado menor demanda e só vão aquecer novamente quando o mercado nacional estabilizar e os investimentos retornarem, segundo a avaliação da equipe da consultoria Michael Page.

     

    6) Gerente de marketing

    O que faz? Desenvolve estratégias de marketing, prospecta orçamento para ações de divulgação e extensão da marca, define o posicionamento da marca nos canais de comunicação e analisa as tendências de mercado para elaborar campanhas com foco na rentabilidade do negócio.

    Por que está em baixa? Melo aponta que ações de marketing costumam trazer um resultado muito importante no médio e no longo prazo. Num cenário em que prevalece a busca por resultados imediatos, a área tem recebido menos investimentos no momento. Carlos Nosé, CEO da Asap, também nota, de maneira geral, baixo investimento na área de marketing, o que resulta em menor rotatividade de profissionais. “ Os orçamentos estão menores ou congelados”, explica.

     

    7) Profissional de trade marketing
    O que faz? Responsável pela interação da empresa com canais de venda de produtos.Por que está em baixa? Com o mercado não favorável em 2015, muitas empresas estão modificando o setor com estratégias como a unificação com o marketing.

     

    8)Gerente de expansão no varejo

    O que faz? Identifica oportunidades de expansão dos negócios da empresa.

    Por que está em baixa? Por conta do cenário econômico, algumas empresas entendem que não é momento de investir em expansão e, sim, focar na consolidação e rentabilidade da operação.

     

    9) Engenheiro naval e engenheiro de petróleo
    O que fazem? O engenheiro naval projeta, coordena e supervisiona a produção de embarcações, além de construir plataformas marítimas e tubulações para o transporte de petróleo. Já o engenheiro de petróleo desenvolve e executa projetos de exploração e produção do recurso.

    Por que estão em baixa? Carreiras ligadas ao petróleo já não são tão promissoras quanto há alguns anos.A queda do preço do barril de petróleo e as investigações da Operação Lava Jato são os principais fatores por trás da paralisação de muitos projetos e, até demissão de profissionais.

    10) Engenheiro civil

    O que faz? O profissional dedicado à construção civil projeta, calcula e constrói edificações residenciais e comerciais.

    Por que está em baixa? O setor da construção civil e o mercado imobiliário estão afetados pela situação econômica, no entanto, existe uma oferta maior de mão de obra.

     

    11) Analista / coordenador de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente (QSSMA)

    O que faz? Acompanha os projetos (e seus indicadores) de qualidade, saúde, segurança do trabalho e meio ambiente da empresa.

    Por que está em baixa? Para Melo, todas as grandes e médias empresas, atualmente, são reguladas em cada uma das áreas citadas e necessitam de equipe para monitorar a produção, segundo explica Marcelo Peixoto, da empresa Hub.

     

    12) Profissional da área de relacionamento com investidores

    O que faz? Atua como um canal direto entre a empresa e os acionistas, investidores, analistas e toda a comunidade financeira. Seu objetivo é transmitir informações claras e transparentes sobre o desempenho da empresa.

    Por que está em baixa? A atual crise e a baixa no movimento de abertura de capitais enfraquecem demanda, com apenas movimentos de reposição de profissionais, longe do que ocorreu em 2010.

     

    13) Engenheiro de produção
    O que faz? Gerencia recursos com o objetivo de melhorar a eficiência produtiva e reduzir custos e desperdícios.

    Por que está em baixa? As demandas para esse profissional, desde 2014, existem apenas no sentido de reposição de vagas, ao contrário dos anos anteriores, em que houve uma alta busca por este profissional.


    14) Profissional da área de relacionamento com investidores

    O que faz? Atua como um canal direto entre a empresa e os acionistas, investidores, analistas e toda a comunidade financeira. Seu objetivo é transmitir informações claras e transparentes sobre o desempenho da empresa.
    Por que está em baixa? A crise e a baixa no movimento de abertura de capitais enfraquecem demanda, com apenas movimentos de reposição de profissionais, longe do que ocorreu em 2010.

     

    15) Secretário(a)

    O que faz? Atua como assessor de diretorias, presidências ou setores inteiros de empresas. É responsável por atividades que vão desde a organização das agendas e viagens até o apoio a questões pessoais dos executivos.

    Por que está em baixa? Em entrevista à Exame, Paulo Dias, diretor de recrutamento da consultoria STATO, diz que a crise econômica tem levado as empresas a cortarem esse tipo de função de apoio. 

     

    16) Corretor de imóveis

    O que faz? É responsável pela intermediação entre quem quer comprar ou alugar um imóvel e o atual proprietário.

    Por que está em baixa? Num momento em que o crédito imobiliário está menos acessível e os preços de imóveis estão inflacionados, esse profissional tem tido dificuldade de fechar novos negócios. 


    17) Turismólogo ou agente de turismo

    O que faz? Atua como um consultor para turistas. Pode vender pacotes e até mesmo servir como guia turístico em destinos conhecidos por ele.

    Por que está em baixa? A alta do dólar e a crise financeira enfrentada por muitas famílias têm reduzido a demanda por pacotes nacionais e internacionais de viagem.

     

    18) Profissional do setor automotivo

    O que faz? Atua na produção de carros, ônibus e outros veículos automotivos.

    Por que está em baixa? A maior restrição ao crédito e a queda nas vendas de carros têm levado muitas montadoras a demitir e dar férias coletivas para funcionários.

     

    19)Profissional do setor de mineração
    O que faz? Atua nas diversas fases do processo de mineração, da extração de matérias-primas à logística para vender os minérios.

    Por que está em baixa? A alta do dólar, a queda no preço das commodities, como ferro e aço, e o impacto da concorrência da China e a crise da mineração são os principais fatores.

     

    20) Profissional da área de incorporação imobiliária

    O que faz? É responsável pela aquisição de novos terrenos para incorporação imobiliária, podendo também atuar na fase de lançamento de um empreendimento.

    Por que está em baixa? Com as construtoras freando o ritmo de investimento e novos lançamentos, a função desse profissional passa a ser pouco demandada, segundo Paulo Dias, diretor de recrutamento da consultoria STATO em entrevista à Exame.
     

    Fonte: Ibahia



  • TCU abre concurso para procurador; salário é de R$ 28.947,55


    28.07.2015 17h23m
    Recomendar

    O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou edital de concurso público para 1 vaga de procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). O salário é de R$ 28.947,55. As inscrições estarão abertas de 30 de julho a 28 de agosto pelo site da empresa organizadora (clique aqui). O candidato vai trabalhar em Brasília. A taxa é de R$ 280.

    As etapas do concurso público e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência serão realizadas em Brasília. A prova objetiva será aplicada na data provável de 4 de outubro e terá 5 horas de duração. O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.



  • UFRB reabre inscrições para professor efetivo do CECULT


    28.07.2015 16h07m
    Recomendar

    A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa a reabertura do Edital Nº 03/2015 referente ao Concurso Público para cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT). São ofertadas cinco vagas para professor Assistente A em regime de dedicação exclusiva para as áreas: Eletrônica para as Artes, Iluminação cênica, Percussão, Regência e Figurino e Indumentária.

    As inscrições estarão abertas entre os dias 1º e 17 de agosto na página eletrônica de concursos da UFRB. O candidato deve preencher o formulário de inscrição, disponível no site, e enviar à Gerência Técnica Administrativa do CECULT, em Santo Amaro, via SEDEX, acompanhado dos demais documentos exigidos no edital. A taxa é de R$ 90.

    As provas serão realizadas a partir do dia 1º de setembro. O resultado final será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e na página de concursos da UFRB.

    Maiores informações acesse aqui

     

    Fonte: Ascom/UFRB



  • Correios vai abrir concurso público para cerca de 2 mil vagas


    28.07.2015 16h03m
    Recomendar

    Os Correios estão finalizando os ajustes para a publicação do edital de abertura de concurso público para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva para o cargo de agente de Correios, nas atividades de carteiro e operador de triagem e transbordo (OTT).

    Serão cerca de 2 mil vagas com cadastro reserva para vários Estados (AM, BA, MG, MS, MT, PE, PR, RJ, RS, SC, SP) e no DF. Desse total de vagas, 10% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCD) e 20% para pessoas pretas e pardas (PPP). Estão previstos para os candidatos aprovados nas provas de conhecimento a realização do teste de esforço e, posteriormente, o exame médico admissional.

    O salário inicial para os operadores de triagem e transbordo, somado à gratificação (GIP), chega a R$ 1.284,00. No caso dos carteiros, soma-se ainda o adicional de distribuição, elevando a remuneração para R$ 1.620,50. Além disso, os admitidos terão benefícios como vale alimentação/refeição (de R$ 971,96 a R$ 1.092,48), vale-transporte, auxílio-creche ou auxílio babá, além de adicionais - de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) - e a possibilidade de adesão ao Plano de Previdência Complementar.

    A previsão é que a empresa divulgue os demais detalhes sobre o concurso até o final do próximo mês.

    Fonte: Ascom/Correios



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia