Em cima da hora:
Fechamento de autoescola vira caso de polícia em Presidente Prudente
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Site do Enem tem instabilidade e Inep sugere horários alternativos


    26.05.2015 15h13m
    Recomendar

    O site do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 sofre instabilidade e vem frustrando candidatos que tentam sem sucesso fazer inscrição desde ontem (25). Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), o sistema está lento devido ao grande número de acessos.

    Questionado, o Inep sugeriu que os candidatos fizessem as inscrições em "horários alternativos": no começo da manhã e no final da noite (depois das 20h). Das 10h às 19h desta segunda, 410 mil candidatos haviam conseguido fazer a inscrição, segundo o MEC (Ministério da Educação).

    As inscrições para o Enem devem ser realizadas pela internet, no site http://enem.inep.gov.br/ até as 23h59 do dia 5 de junho. A taxa de inscrição será de R$ 63. O prazo final para o pagamento do boleto será no dia 10 de junho, às 21h59.

    O participante concluinte do ensino médio no ano de 2015, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, será automaticamente isento do pagamento da taxa. Também será possível solicitar isenção do pagamento mediante declaração de carência no momento da inscrição.

    As provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo, serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Nos dois dias, as provas começam às 13h30 (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.

    Fonte: Uol



  • Termina hoje inscrição para o Universidade para Todos

    O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à sua inscrição por meio do telefone 0800 285 8000 ou pelo email [email protected]
    26.05.2015 14h58m
    Recomendar

    Foram prorrogadas até hoje, as inscrições do cursinho pré-vestibular gratuito Universidade para Todos. Podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino municipal e/ou estadual no Estado da Bahia ou vão concluir em 2015.

    Os interessados deverão se inscrever no Portal da Educação, , exclusivamente. Estão sendo ofertadas 22.600 vagas.

    O projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), é realizado na capital e em outras 186 localidades baianas, em 26 Territórios de Identidade. Na página virtual, os candidatos conferem os municípios que serão atendidos pela ação com os locais de funcionamento, o turno e o quantitativo de vagas e os documentos necessários.
    Com aulas preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, o cursinho oferece aulas regulares de segunda a sexta-feira, além de atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o ENEM, aulões, simulados e orientação vocacional. O Projeto oferece material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem freqüência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.
    Além de estar aberto para o estudante egresso da rede pública de ensino estadual e/ou municipal, o curso também é ofertado para o aluno regularmente matriculado em 2015 no 3º ano do ensino médio regular seriado ou no 4º ano da Educação Profissional Integrado ao ensino médio da rede pública de ensino estadual e/ou municipal.
    O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à sua inscrição por meio do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h00min e das 13h30min às 18h00min ou pelo email [email protected]

    Fonte: UEFS



  • A partir de 2016, inscrição no Fies dependerá exclusivamente do Enem


    26.05.2015 14h52m
    Recomendar

    A partir do primeiro semestre de 2016, a seleção dos estudantes aptos para a contratação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É o que determina portaria normativa assinada pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (26).

    Segundo o texto, que altera norma de 2010, estão mantidas as exigências estabelecidas pelo MEC no fim do ano passado para inscrição no Fies. Ou seja, os candidatos ao financiamento devem registrar "média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos" e "nota na redação do Enem diferente de zero".

    A portaria desta terça-feira ainda revoga trecho da norma anterior que dispensava da exigência do Enem professores da rede pública de ensino, em efetivo exercício do magistério da educação básica e regularmente matriculado em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

    Também foi revogado o parágrafo que determinava ao candidato ao Fies que tivesse concluído o ensino médio antes de 2010 comprovar essa condição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino.

    Fonte: Uol



  • Uefs Editora lança oito novos títulos amanhã


    19.05.2015 16h17m
    Recomendar

    A UEFS Editora adiou para 20 de maio, às 16h, o lançamento de oito novos títulos de diversas áreas do conhecimento. A solenidade de lançamento, aberta ao público, será realizada no hall do prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana. O evento estava inicialmente marcado para 14 de maio.
    As obras focalizam a etnografia do candomblé, a história do protestantismo brasileiro, as artes sacras católicas, a antropoentomofagia, a ecologia humana, a herpetologia, a historiografia da cultura, da sociedade e da política e a competividade territorial no polo de desenvolvimento de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia.
    Julio Braga, em “Candomblé: a cidade das mulheres e dos homens”, mostra porque, no universo das religiões afrobaianas, a presença masculina, como a do babalaô Martiniano Eliseu do Bomfim, é tão relevante quanto a feminina, a exemplo das ialorixás Mãe Aninha e Mãe Menininha do Gantois. O ponto de partida da obra é o estudo “A cidade das mulheres”, da etnóloga norte-americana Ruth Landes, publicado em 1947.
    “Fiel é a Palavra: leituras históricas dos evangélicos protestantes no Brasil”, organizado por Elizete da Silva, Lyndon de Araújo Santos e Vasni Almeida, está em sua 2ª edição e recupera a memória de anglicanos, luteranos, presbiterianos, congregacionais, batistas e metodistas no país, do século XIX até a atualidade.
    Em “Imagens de roca: uma coleção singular da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira”, Selma Soares de Oliveira estuda a importância das imagens sacras que se destinam a procissões e são vestidas com trajes de tecido. Em sua pesquisa nos acervos católicos da Bahia, a autora encontrou nessa igreja histórica de Cachoeira, no Recôncavo, a coleção de peças que mais lhe chamou a atenção.
    “Antropoentomofagia: insetos na alimentação humana”, 2ª edição, é organizado por Eraldo Medeiros Costa Neto e reúne textos de diversos pesquisadores. Os trabalhos ressaltam o fato de que os insetos são o grupo mais rico e diverso do reino animal, porém ainda muito pouco estudado do ponto de vista da etnoecologia e da cozinha entomofágica.
    “Os anfíbios e répteis da Reserva Madeira, Estado de Alagoas, Nordeste do Brasil”, organizado por Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Eliana Maria de Souza Nogueira e Eraldo Medeiros Costa Neto, reúne trabalhos de pesquisadores de várias universidades nordestinas. O livro se destina a herpetólogos e ao público interessado em conhecer mais sobre a fauna de anfíbios e répteis dos remanescentes de Mata Atlântica brasileira.
    “Ecologia Humana: uma visão global”, organizado por Ronaldo Gomes Alvim, Ajibola Isau Badiru e Juracy Marques, é uma coletânea de artigos sobre o surgimento e a abrangência dessa nova ciência, que, como área de formação e pesquisa em sua perspectiva pluridisciplinar, estuda as complexas relações entre o ser humano e seu entorno.
    “Cultura, sociedade e política: ideias, métodos e fontes na investigação histórica”, organizado por Elizete da Silva e Erivaldo Fagundes Neves, é uma antologia de ensaios que abordam a produção contemporânea em ciências humanas do ponto de vista historiográfico. Os trabalhos tematizam história e política, história e literatura, história e religião e metodologias da pesquisa em história agrária e história regional.
    “Competividade territorial e federalismo na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) Petrolina-Juazeiro”, de Reinaldo Santos Andrade, é um estudo analítico e interpretativo do espaço geográfico, no sentido de território usado, e sua relação com o capitalismo global contemporâneo, o ordenamento territorial-regional, os diferentes federalismos, a dinâmica do polo de desenvolvimento em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) e o problema das desigualdades socioeconômicas e territoriais.

    Fonte: Ascom/Uefs
     



  • Alunos de Feira de Santana têm até esta quinta para matrícula no UpT


    13.05.2015 17h07m
    Recomendar

    A Secretaria de Educação do Estado da Bahia matricula até esta quinta-feira, 14 de maio, para o Projeto Universidade para Todos (UpT), o cursinho pré-vestibular gratuito, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A inscrição deve ser feita exclusivamente via internet, no site:

    www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos

    São ofertadas 1.500 vagas ao município de Feira de Santana distribuídas em oito espaços educativos nos turnos vespertino e noturno.

    A relação dos estabelecimentos de ensino de Feira de Santana que serão utilizados pelo Universidade para Todos estão publicados no portal www.uefs.br, na seção Notícias. No endereço, os estudantes também poderão acessar outras informações como o número de vagas e os horários de aulas.

    Fonte: Ascom/Uefs



  • II Simpósio de Odontologia: inovações, reabilitação e estética


    13.05.2015 16h41m
    Recomendar

    O II Simpósio de Odontologia (II Simdonto) será um evento científico organizado por uma comissão de acadêmicos de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) com o apoio de docentes da Instituição. O evento, a ser realizado no período de 11 a 13 de junho de 2015, será destinado a estudantes de Odontologia da Uefs e de outras instituições de ensino e profissionais da odontologia.

    Com o tema “Inovações, Reabilitação e Estética em um contexto multidisciplinar”, o evento busca dar continuidade um resgate das atividades científicas do curso iniciada em 2011 no I Simdonto através do desenvolvimento de debates, conferências e workshops.

    Comissão Organizadora:

    Prof. Dr. Robson Mendonça (robson.mendonç[email protected])

    Prof. Dra. Cristina Reiss ([email protected] )

    Haylla Priscilla de Lima Amorim ([email protected])

    Jessica de Jesus Reis ([email protected])

    Aguarde também informações sobre o Debatendo, evento previsto para 15 de junho de 2015.

    Fonte: Ascom/Uefs



  • FAT seleciona portadores de necessidades especiais


    13.05.2015 15h16m
    Recomendar

    A Faculdade Anísio Teixeira - FAT está selecionando portadores de necessidades especiais para contratação imediata. Estão sendo disponibilizadas vagas para as áreas de:

     

    Assistente administrativo
    Serviços gerais - Limpeza

     

    A jornada de trabalho será de 44 horas semanais e os turnos matutino e vespertino ou vespertino e noturno.

     

    Os interessados devem enviar currículo para o e-mail [email protected], informando, no campo Assunto, qual a vaga pretendida. Maiores Informações pelo telefone (75) 3616-9451, com Adriana Vanderlei, da área de RH.

    Fonte: Fat



  • Reflexão sobre o 13 de maio


    13.05.2015 09h21m
    Recomendar

    Assinada em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, completa hoje 127 anos. Apesar de todo esse tempo, a data ainda é vista com certa desconfiança pela maioria dos negros. A razão é o tratamento dispensado aos que se tornaram ex-escravos no País. Naquele momento e também nos anos pós abolicionismo, faltou criar as condições para que a população negra pudesse ter um tipo de inserção mais digna na sociedade. O que acabou gerando consequências desastrosas para a maioria da população negra, que ainda hoje, vive jogada nas favelas, periferias, submetida às maiores atrocidades.
    O 13 de maio, desde o início dos anos 80, é considerada por diversos especialistas como um dia nacional de luta contra o racismo. Exatamente para chamar atenção da sociedade e mostrar que a abolição legal da escravidão não garantiu condições reais de participação na sociedade para a população negra no Brasil.
    No entanto, mesmo diante de algumas conquistas que o negro conseguiu alcançar na sociedade, ainda estamos tenta-se recuperar a forma traumática como essa abolição aconteceu, deixando a população negra à sua própria sorte. Como os negros partiram de um patamar muito baixo, é preciso acelerar esse processo com ações afirmativas, para que possamos sentir uma diminuição mais significativa das desigualdades.
     



  • Dimensão pedagógica no espaço escolar


    12.05.2015 08h22m
    Recomendar

    Professora doutora Ivonete Amorim que proferiu palestra aos professores (Foto: Andreyse Porto)

    “Diálogos e movimentos sobre a dimensão pedagógica no espaço escolar” foi o tema do encontro do 5º módulo da Formação de Gestores, iniciado ontem, 11, na Fundação Senhor dos Passos. Coordenadores pedagógicos e gestores de escolas municipais participam da formação que é oferecida pela Secretaria Municipal de Educação a partir de convênio de cooperação técnica com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
    A implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico, comumente chamado de PPP, integram também o 5º módulo da atividade, bem como as ações do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e os desafios e enfrentamento da gestão pedagógica com foco no PPP da escola.
    “O PPP é um rumo, um direcionamento no ambiente escolar, que é dinâmico, mutável e vivo. É preciso que ele seja construído a partir do contexto da unidade, ao invés de algo que não condiz com a realidade, sem esconder os problemas”, explica a professora doutora Ivonete Amorim que proferiu palestra para os professores. “A equipe gestora precisa criar mecanismos de movimentos e diálogos entre alunos, pais, comunidade, funcionários e gestores”, afirma.
    Para a coordenadora pedagógica Indaiara de Sant’Anna Silva, o PPP é a alma da escola. “Ele envolve todo o nosso trabalho, tudo tem que ser tratado no projeto. Nossa unidade de ensino está revisando o PPP feito no ano passado, desde a nossa proposta de ação até as coisas mais mínimas do dia-a-dia escolar. Esta formação contribui com olhares de diferentes contextos da Rede Municipal, isso é muito positivo”, garante Indaiara.
    Um dos objetivos nesta etapa da formação é buscar possibilidades de articulações para o fortalecimento da coletividade, visando à melhoria do ensino e da aprendizagem, além de promover ações de articulação da diversidade no espaço escolar.

    Fonte: Secom/PMFS



  • Escola Mãe dos Humildes celebra Dias das Mães com muita emoção


    11.05.2015 13h48m
    Recomendar

    Localizada no distrito de Humildes, a Escola Municipal Mãe dos Humildes realizou uma festa em homenagem ao Dia das Mães. Durante o evento, iniciado na manhã da última sexta-feira (08), a pastora Zenilda Gouveia de Souza, da Igreja Pentecostal Ebenezer, utilizando trechos bíblicos proferiu palestra abordando tema relacionado a afetividade e a privilegio de ser mãe e sua importância na escola.

    Além da palestra, as mães tiveram a oportunidade de assistir diversas apresentações musicais e peças teatrais, que foram encenadas pelas professoras da unidade escolar mostrando a importância do acompanhamento familiar na vida do estudante para que este seja bem sucedido na vida. Rosa Maria Alves da Silva, mãe do estudante Lucas Roberto Alves da Silva, do 5º ano do Ensino Fundamental disse o seguinte: "estou muito feliz. A escola sempre faz eventos valorizando a família, meu filho sempre estudou na Escola Mãe dos Humildes. Aqui ele é tratado com carinho, amor e respeito"

    Quem também não escondeu a felicidade, foi Teodora Souza de Menezes, mãe do estudante Elvis de Souza fraga do 5º ano do ensino Fundamental . Sua alegria consiste em conhecer as mães dos colegas do seu filho "e também por, em momentos como este, a gente aproveita para trocar experiência", disse ela.

    Mostra de vídeos também fez parte da programação. Concurso de danças entre as mães encheu o ambiente de alegria e entusiasmo. Ao final foi servido um coquetel para todos os presentes. As mães, em especial, ganham lembranças doadas pelos professores, funcionários, direção e coordenação da escola.

    Para o professor Reginaldo da Silva Santos, Coordenador Pedagógico da Escola Mãe, o evento é importante porque aproxima a família da escola. Por essa razão, "a gente não mede esforço para realizá-lo. O apoio e empenho de todos os professores, funcionários e direção foram fundamentais", avaliou.

    A diretora, professora Roza Angélica Queiroz Ribeiro, também ficou encantada com a festa. "Nossa escola busca sempre uma aproximação da família e da comunidade. Comemorar datas especiais na escola ajuda a refletir sobre a valorização da família e mostra para os estudantes as diferentes estruturas familiares existentes", finalizou.



  • Pós aprovação da greve, estudantes fazem manifestação em apoio aos docentes

    Texto: Danilo Guerra / Fotos: Layne Oliveira Guerra
    08.05.2015 08h28m
    Recomendar

    Estudantes queimaram pneus e ingressam na luta em defesa da causa dos professores e servidores

    Depois de a maioria dos professores da Universidade Estadual de Feira de Santana – Uefs – terem decidido, em assembleia realizada na noite de ontem (07), que a partir da próxima segunda-feira (11) entrarão em greve por tempo indeterminado juntamente com os docentes das demais universidades estaduais da Bahia, hoje (08) logo cedo, foi a vez dos estudantes da instituição se mobilizarem e fazem protesto contra o reajuste dividido em duas parcelas e a favor do aumento das verbas destinadas para manter em funcionamento a instituição.
    Segundo a assessoria de comunicação da Associação dos Docentes da Uefs – Adufs - aredução anual das verbas de custeio e investimento tem agravado a crise financeira nas Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Conforme a Lei Orçamentária Anual (LOA) votada na Assembleia Legislativa da Bahia, são R$ 7 milhões a menos para as quatro Ueba, sendo que na Uefs, a queda na receita é superior a R$ 1,8 milhão.

    A greve foi aprovada na noite de ontem (07) por 80% dos professores presentes na assembleia

    “Conforme a execução, contratos e despesas fixas de 2014, mais as projeções para 2015, a Assessoria do Planejamento da Uefs fez uma proposta de R$ 289.13.000,00 milhões para atendimento das demandas deste ano. O governo, por sua vez, destinou à instituição R$ 247.495.000,00 milhões, revelando que a solução para os diversos problemas financeiros causados pelo estrangulamento orçamentário não está na sua agenda”, explica a Adufs em nota divulgada à imprensa.
    Na manifestação de hoje pela manhã os estudantes protestam com o seguinte lema: Nossa luta unificou estudante, professor e servidor. Por conta do ato, a acesso a Uefs está bloqueado, estudantes que têm aula são obrigado a deixar seus carros fora da instituição totalmente vulnerável à ação de criminosos, que podem se aproveitar da situação e cometerem atos delituosos e, também, em virtude disto, um longo engarrafamento na BR 116 Norte.



  • TCU abre inscrições para 109 vagas com salários que vão a R$ 17,5 mil


    07.05.2015 13h17m
    Recomendar

     

    O Tribunal de Contas da União (TCU) irá abrir concurso público com 109 vagas nos cargos de Auditor e Técnico.

    A nova autorização foi publicada em 1º de abril de 2015 no Diário Oficial da União (DOU), retificando a autorização de julho de 2014 que previa a abertura de 31 vagas.

    Auditor Federal de Controle Externo (AUFC-CE)
    -- Salário inicial: R$ 17.513,86
    -- 36 vagas na Orientação: Auditoria Governamental
    -- 30 vagas na Orientação: Tecnologia da Informação

    Técnico Federal de Controle Externo (TEFC-ATA)
    -- Salário inicial: R$ 10.470.01
    - 43 vagas na área de Apoio Técnico Administrativo - Especialidade Técnica Administrativa

    Do total de vagas, 63 são para trabalhar em Brasília-DF e as demais estão distribuídas nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rondônia e Roraima.

    Fonte: Tribuna da Bahia
     



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia