Em cima da hora:
Queda de energia em Brotas deixa serviço da Defesa Civil fora do ar
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Secretário anuncia concurso com 800 vagas para Polícia Civil


    13.03.2014 11h40m
    Recomendar

    Na edição desta quinta-feira (13) o A Tarde publicou uma entrevista exclusiva com o secretário de Segurança Pública do Estado, Mauricio Barbosa. Durante a conversa, o titular da pasta fez uma avaliação da sua gestão frente à Secretaria e anunciou a realização de um concurso público para contratação efetiva de 800 policiais civis.
    A Tarde: Qual o efetivo atual das policias Civil e Militar? E qual seria o ideal?
    Mauricio Barbosa:Temos algo em torno de 35 mil policiais, se juntáramos todas as corporações. Como secretário da Segurança, se me dessem o dobro do efetivo, iria adorar. Porque teríamos condições de fazer muito mais. Vamos forma dois mil policiais militares. Pela primeira vez, em dez anos, será aberto concurso para a Polícia Civil, quando serão formados 800 policiais. 
    Apesar da notícia ser agradável para os concurseiros de plantão, o secretário deixa uma dúvida no ar: será que o edital do concurso será publicado ainda este ano? A entrevista não contempla esta pergunta.  



  • “A Cartomante” marca reestréia do Teatro vai aos bairros


    13.03.2014 10h43m
    Recomendar

    Depois de 4 anos desativado, a Prefeitura Municipal reinaugura na noite de hoje (13) o projeto Teatro Vai aos Bairros com a peça “A Cartomante”, uma adaptação do conto de Machado de Assis que leva o mesmo nome. O palco será armado no Campo de Futebol da Rua D no bairro Feira VII.
    Amanhã, entra em Cena a Peça “A Cigarra e a Formiga”, na praça Eurípedes Ferreira. No Sábado, dia 15, a praça da Alvorada, no bairro Homero Brito, recebe o espetáculo “A Bruxa do Castelo Azul”. Já no dia 19, “O Justo” é a atração na praça da rua G, no bairro Cidade Nova. “Chapeuzinho Vermelho” será encenada na praça do Cruzeirinho, no bairro Queimadinha no próximo dia 20.
    Três espetáculos vão marcar o encerramento da edição 2014. “Essa dor Seca do Sertão”, que acontece  na quadra de esporte da Rua G, no dia 27, no bairro Aviário. “Amor de Liz”, na Escola Elizabeth Jhonson, no bairro Baraúnas e “As cores de Laurinha”, que será encenada na praça Dona Pomba, no bairro Rua Nova.
    A última exibição do projeto aconteceu em dezembro de 2012,  no bairro Asa Branca com o espetáculo infantil "A Peleja de Maria Bonitinha".  
     



  • Academia de Letras e Artes abre ano acadêmico hoje


    13.03.2014 10h35m
    Recomendar

    Hoje, às 19h30min, acontece, no Centro Universitário de Cultura e Arte, a abertura do Ano Acadêmico da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana. Durante o evento, o professor, escritor e filósofo Germano Machado vai proferir palestra respondendo a pergunta “Por que o homem filosofa?”.
    Além da palestra, o professor Germano, que também é escritor e filósofo, vai lançar sua mais recente obra “Da Filosofia e do Filosofar”. Outros autores também vão fazer lançamento de obras inéditas como a própria presidente da Academia, professora Lélia Vitor Fernandes, que presenteia os confrades com o registro biográfico de “Os imortais da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana”.  Na noite, a nova diretoria será empossada e o recipiendário Cesar Romero será recebido como membro correspondente. 



  • A Literatura, a mulher e suas imagens


    08.03.2014 11h37m
    Recomendar







    Por Admilson Fagundes

    A literatura comporta um saber enciclopédico e é capaz de revelar com maestria o caminhar histórico humano, a visão de mundo de cada época e o modo como as relações entre os indivíduos se estabelecem. E no que se refere à mulher é igualmente pródiga. Basta lembrarmos que desde os trovadores, era ela a grande inspiração e razão das Cantigas de amor e de amigo. Luís Fernando Veríssimo, séculos depois, chega a afirmar, em uma de suas crônicas, que a Literatura é a maior dádiva feminina à humanidade, por ter no amor às mulheres sua fonte. Exagero? Não me habilito a discutir.
    Porém, se Veríssimo exagerou, Eça de Queirós, escritor realista português do século dezenove, no conto Adão e Eva no paraíso, foi muito além disso. Numa narrativa em que faz, com fina ironia, uma releitura darwinista do texto sagrado sobre a criação do mundo e do homem, é categórico:
    “E quanto lhe não deve a Humanidade!(...) Por ela Deus continua a Criação superior, a do Reino espiritual, a que desenrola sobre a terra o lar, a família, a tribo, a cidade. É Eva que cimenta e bate as grandes pedras angulares na construção da Humanidade.”
    Tempos depois, é Clarice Lispector, uma de nossas maiores escritoras,  no conto Amor, que nos faz ver em Ana um semelhante sentimento de poder: “Parecia ter descoberto que tudo era passível de aperfeiçoamento, a cada coisa se emprestaria uma aparência harmoniosa; a vida podia ser feita pela mão do homem.” Mas Clarice gosta mesmo é de epifanias e logo, logo demonstra naquele enredo que a vida surpreende e transpõe os limites dos artifícios humanos. A vida, felizmente, nos desconserta.
    São muitas as imagens femininas nos textos literários. Cada autor pensa e escreve a partir de seu momento histórico ainda que seja capaz de ir além dele. No Romantismo, escola literária do século dezenove, a mulher era anjo, heroína, às vezes quase uma assombração de tão pálida. Visão idealizada que lhe depositava sobre os ombros um fardo moral e de costumes do qual ainda hoje reconhecemos algum ranço. É Castro Alves um dos primeiros a lhe reconhecer a corporeidade. Em sua poesia, a mulher pode ser tocada com os cinco sentidos.  E o olhar que se lhe dirige não é mais de admiração contemplativa, mas de desejo, de libido. É erótico.
    Machado de Assis, o mais reverenciado de nossos escritores, também dedicou muito do trabalho de sua pena às mulheres. A mais famosa delas é por certo Capitu que tem sua descrição eternizada por Bentinho em Dom Casmurro com os tais “olhos de ressaca, de cigana oblíqua e dissimulada”. O grande Machado sabia reconhecer e demonstrar o precário da alma humana e não poupava ninguém. E ainda persiste a dúvida: Capitu traiu Bentinho ou ele que se apegou a uma paranoia?  Isso decida o caro leitor. A grande questão, porém, é que na obra machadiana, já em sua fase realista, não cabem idealizações do feminino. A mulher é um ser real e está submetida à condição humana em todos os seus aspectos inclusive os mais lamentáveis.
    “Fragilidade, teu nome é mulher...” disse Hamlet sobre sua mãe ao vê-la ceder ao seu tio e assassino de seu pai não mais que um mês depois do crime em uma das mais conhecidas tragédias de Shakespeare.  Adélia Prado, entretanto, poetisa mineira, parodiou Drummond em um belo poema, Com licença poética, e, creio eu, foi mais feliz: “Mulher é desdobrável.” Sim, é mesmo desdobrável. Essa espécie ainda envergonhada é capaz de tecer manhãs e sonhos com pequenos cuidados e uma infinidade de atenções. Ainda está aprendendo um jeito de ser quem é e já sabe muito. Ainda inspira páginas da Literatura e se multiplica em incontáveis papéis. Está ao alcance de nossos olhos, nos encanta e, não raramente, enlouquece. O nosso modo de tratá-la denuncia que ainda precisamos avançar bastante em civilidade. Dedicamos a ela um dia, mas todos lhe pertencem. E é bom que seja assim; não fosse, os dias perderiam a graça.   

    Admilson Fagundes é formado em Letras pela Uefs e escreve quinzenalmente para o PROFESSOR REPÓRTER (aos sábados) 



  • Pedagogia da transformação é tema de seminário na Uefs


    07.03.2014 16h07m
    Recomendar

    O Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Pedagogia Universitária (Neppu) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza nos dias 11 e 12 de março, próximas terça e quarta-feira, o seminário “Pedagogia do Ensino Superior: trajetória histórica de práticas educativas inovadoras”.  O evento pretende discutir a formação de professores do ensino superior com vistas ao desenvolvimento profissional e socializar pesquisas realizadas na Uefs, tendo como foco o ensino nos cursos de graduação.
    Os interessados devem acessar o Portal da Uefs, na seção Acontece, e preencher a ficha de inscrição. Será fornecido certificado de participação com carga de 20 horas.
    A abertura do seminário terá a conferência da professora doutora Isabel Maria Sabino de Farias da Universidade Estadual do Ceará (Uece/CE), no dia 11, a partir das 14 horas, no Anfiteatro do campus universitário, localizado no módulo 2.  Durante o evento haverá apresentações culturais, exibição de vídeos e lançamento de livros.
    Link para a página de inscrição: http://www.uefs.br/portal/acontece/seminario-pedagogia-no-ensino-superior-trajetoria-historica-de-praticas-educativas-inovadoras

    Fonte:Ascom/Uefs



  • Divulgado local das provas do concurso da Câmara Municipal


    07.03.2014 13h01m
    Recomendar
    Já está disponível no site do Legislativo feirense e no site do Ideal Instituto Tecnológico o local das provas do concurso público da Câmara Municipal de Feira de Santana. O processo seletivo será realizado no dia 16 de março. As provas serão realizadas nos seguintes locais: Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Colégio Estadual Polivalente de Feira de Santana, Colégio Estadual de Feira de Santana, Escola Municipal Joselito Amorim e Instituto de Educação Gastão Guimarães.
     O candidato só terá acesso ao local de prova, com a apresentação do comprovante de inscrição e do documento de identidade (original com foto) utilizado na inscrição. A não apresentação dos referidos documentos impossibilitará o candidato de realizar a prova, implicando na sua eliminação do concurso.
    Os portões de acesso aos locais das provas serão abertos às 07h10 e fechados às 07h45, vedado o acesso após o fechamento dos portões, não se levando em conta o motivo do atraso.  O horário de início das provas será às 08h00. As provas serão realizadas no período de 4 horas. Não será permitida aos candidatos a utilização de celular, boné, e calculadora.
     O concurso público destina-se ao preenchimento de 37 (trinta e sete) vagas do quadro geral de servidores da Casa da Cidadania. As vagas estão destinadas aos cargos de redator de notícias, redator de debates, contador, procurador jurídico adjunto, analista de sistema de rede, intérprete de libras, fotógrafo, motorista, técnico de suporte em informática, auxiliar administrativo.
    O candidato pode conferir o local de prova clicando neste link:http://www.camarafeiradesantana.ba.gov.br/concurso/convocacao-para-aplicacao-das-provas.pdf/view. Ou no site da instituição responsável pela realização das provas: Ideal Instituto   Tecnológico:http://www.idealinstitutotecnologico.com.br/arquivos/anexos/921c0d925725930b6fc49ab3decaa6f6.pdf. 
     O gabarito das provas estará disponível no site do Ideal Instituto Tecnológico, após 24 horas da realização do processo seletivo.
    Fonte: Ascom/Câmara


  • Prefeito de Anguera anuncia concurso durante Jornada Pedagógica


    06.03.2014 18h32m
    Recomendar




    Com o objetivo de acolher os professores e promover reflexão acerca do papel do educador contemporâneo, a Secretaria Municipal de Anguera realiza hoje e amanhã, a 6ª edição da Jornada Pedagógica. Como marco inicial do ano letivo no município, a Jornada trouxe para o centro das discussões o tema Educação, Tecnologia e Conhecimento. Mas a notícia mais animadora foi dada pelo próprio prefeito Mauro Vieira, que depois de destacar o investimentos no setor, anunciou a realização de concurso público para contratação de novos professores.
    A boa notícia trouxe animação para o público presente, que reconhece a necessidade real de novos servidores na educação, sobretudo professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental.  Complementando a fala do gestor público municipal, o secretário Márcio Vasconcelos acrescentou que "a empresa responsável pela realização do certamente já foi escolhida através de licitação".  
    A Jornada  


    Trazendo a discusão para a temática abordada, o secretário  falou sobre a importância do uso das novas tecnologias para a melhoria da educação. Por conta disso, pontou o investimento que a prefeitura tem feito nesse sentido. Segundo ele, cada aluno da rede municipal de Anguera dispõe de notebook para atividades na escola, além de outros equipamentos que auxiliam no processo de aprendizagem, como telescópio.
    A prefeitura investiu também no "Sistema de Controle de Alunos e Pareceres", em que os professores alimentarão diariamente um programa com notas e observações sobre os alunos. O sistema possibilita aos pais acompanhar o desempenho de seus filhos através da internet.
    O prefeito Mauro Vieira salientou a importância dos profissionais para a melhoria da educação no município. "Agradeço aos professores porque com empenho e compromisso melhoramos a educação de Anguera. Ainda há mais para fazer. Nós queremos o 1º lugar no IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e vamos trabalhar para isso", comprometeu-se o prefeito.
    Presente ao evento, o deputado Carlos Geilson parabenizou o trabalho da prefeitura e do corpo docente. "A educação é um dos pilares do desenvolvimento, porque é um investimento na formação de pessoas. Anguera apresenta bons indicadores na educação e isso é fruto do trabalho de vocês. Um dos fatores para alcançar educação de qualidade é o comprometimento dos envolvidos no processo, e isso vocês possuem".



  • Entenda a crise na Ucrânia e promova debate na sala de aula


    05.03.2014 10h46m
    Recomendar

    A crise que envolve a Ucrânia é uma excelente oportunidade para professores e estudantes ampliarem os conhecimentos da história e da geografia mundial. “De um lado, uma crise econômica e um país que precisa de empréstimos de US$ 35 bilhões para evitar uma falência estatal; do outro, uma crise política causada por um problema de identidade: se aproximar da União Europeia ou ser parte do plano de Vladimir Putin de construir uma União Eurasiana?
    O PROFESSOR REPÓRTER publica uma matéria veiculada pela Globo News no último dia 04/03, na qual explica os detalhes da crise e o que pode acontecer caso ela se estenda por mais tempo - http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/03/entenda-crise-na-ucrania.html -. Professores aproveitem a reportagem e promovam uma roda de conversa na sala de aula a fim de ampliar os conhecimentos sobre cultura geral na escola.
    Bom trabalho!



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia