Em cima da hora:
GM investe US$ 500 milhões em rival do Uber
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • IFBA abre processo seletivo para Feira e mais 14 campus


    29.08.2013 16h44m
    Recomendar

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulga o edital do processo seletivo simplificado para contratação de professor temporário. São 70 vagas destinadas aos campi Feira de Santana, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.
    As inscrições devem ser realizadas no período de 28 de agosto a 12 de setembro exclusivamente no site www.ifba.edu.br. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00, deve ser efetuado até o dia 13 de setembro. É possível solicitar isenção desta taxa, no período de 28 a 31 de agosto, caso o candidato esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou seja membro de família de baixa renda, de acordo com instruções e normas estabelecidas no edital.
    O processo seletivo será realizado em uma única etapa constituída de prova de desempenho didático (eliminatória e classificatória) e avaliação de títulos (classificatória).



  • Professores farão mobilização no pórtico da Uefs


    29.08.2013 15h54m
    Recomendar

    Amanhã (30), durante o Dia Nacional de Paralisação, a classe trabalhadora de todo o país volta às ruas e protagoniza mais uma mobilização para exigir mudanças na atual política adotada pelo governo Dilma. Em função do recesso acadêmico, a Associação dos Docentes da Uefs (Adufs) não teve como realizar assembleia para deliberar sobre a suspensão das atividades, mas marcará a data com uma panfletagem, às 8h, no pórtico da instituição. Além disso, participará das ações realizadas em Feira de Santana e Salvador.
    A paralisação nacional foi convocada pela Central Sindical e Popular (CSP Conlutas) e mais sete Centrais sindicais. A pauta de reivindicações inclui os seguintes itens: melhoria da qualidade e diminuição do preço dos transportes coletivos; 10% do PIB para a educação pública; 10% do orçamento para a saúde pública; fim dos leilões das reservas de petróleo; fim do fator previdenciário e aumento do valor das aposentadorias; redução da jornada de trabalho; contra o PL 4330; Reforma Agrária e salário igual para trabalho igual.
    O Movimento Docente (MD) das universidades estaduais baianas ainda aproveitará o espaço de mobilização para denunciar os desmandos do governo Wagner com a educação pública superior, sucateada com diversos problemas, a exemplo dos poucos recursos, o que tem provocado a falta de salas, de equipamentos, de laboratórios e de professores e técnicos.
    Para agravar essa situação, o governo não tem repassado os recursos para o pagamento dos serviços terceirizados (segurança, limpeza, copa, etc.) e dos fornecedores, causando uma série de transtornos ao desenvolvimento das atividades acadêmicas.  Como pauta específica, a categoria defende a destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para o orçamento das instituições. Esse percentual, atualmente, fica em torno de 5%.
    Recentemente, o governo Wagner impôs o decreto nº 14.710, que estabelece medidas para controle de gastos, afetando, indiretamente, as universidades. As Associações Docentes protocolaram um documento junto à Secretaria Estadual da Educação (SEC) reafirmando a posição do Movimento Docente, já adotada em 2011 e 2012, exigindo que asUniversidades Estaduais fiquem fora do decreto. 

    Texto: Ascom/Adufs



  • Muchila vai receber escola de tempo integral


    29.08.2013 15h17m
    Recomendar

    O novo complexo educacional será construído em uma área de aproximadamente 8 mil m2  

    Foi autorizada na manhã de hoje, pelo prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, a construção de um complexo de educação em tempo integral no bairro Muchila. Com previsão de conclusão para 180 dias, as obras, que são executadas pela Solcon Construções Ltda, devem ser concluídas em janeiro do ano que vem, um mês antes de começar o ano letivo de 2014.

    Exaltando a importância do investimento, José Ronaldo disse que o novo complexo educacional, que envolve a construção de uma creche e de uma escola de Ensino Fundamental, tem um alto padrão de qualidade, segundo ele, superior a todas da rede privada construídas no bairro e regiões adjacentes. “Terão auditórios, bibliotecas, laboratórios, refeitórios, estrutura administrativa, além de duas quadras poliesportivas cobertas e o mais importante é que serão unidades de ensino com educação em tempo integral”, garantiu Ronaldo.

    Foto: Silvio Tito/Secom


  • Site educativo oferece milhares de dicas para ENEM 2013


    28.08.2013 10h42m
    Recomendar

    A Secretaria de Educação do Estado disponibiliza uma série de conteúdos multimídia afim de complementar aprendizagem de estudantes do Ensino Médio que vão fazer o ENEM -= Exame Nacional do Ensino Médio -, que este ano acontece nos dias 26 e 27 de outubro.
    Na página Revisão Enem, (acesse o link a seguir e conheça o conteúdo disponibilizado http://www.educacao.ba.gov.br/revisaoenem)  o estudante pode encontrar jogos, videoaulas e sites temáticos com os principais assuntos abordados em sala de aula pelos docentes.
    Além disso, em parceria com o Geekie Games, os alunos têm a chance de participar de um simulado que vai avaliar os seus conhecimentos para o Enem.
    Para fazer parte do simulado, é necessário realizar a inscrição até o dia 31 de agosto na página Revisão Enem. A ferramenta também se constitui como uma plataforma de aprendizado que possibilita que todos os estudantes se preparem para o Enem por meio de elementos inovadores de diagnóstico e estudo personalizado.
     



  • Inscrições abertas para curso que vai discutir realidade do Recôncavo Baiano


    28.08.2013 09h26m
    Recomendar

    Com o objetivo de fazer com que estudantes, professores, militantes, educadores, pesquisadores, lideranças e representantes de movimentos sociais e organizações populares compreendam, de forma aprofundada, a realidade brasileira, a partir do estudo de uma obra e do pensamento de autores clássicos brasileiros, a Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS - e a Universidade do Recôncavo Baiano – UFRB -, em parceria com os movimentos sociais vão realizar o 1º Curso de Realidade Brasileira do Recôncavo da Bahia.

    São oferecidas 100 vagas. As inscrições serão realizadas até o dia 9 de setembro. Os interessados devem acessar o link http://crbreconcavo.blogspot.com.br/ para ter acesso à ficha de inscrição. De acordo com o edital, o curso, que será oferecido nos municípios de Feira de Santana, Cachoeira e Cruz das Almas, tem duração de 8 meses e será realizado em etapas de um fim de semana (sábado e domingo) de cada mês. A primeira etapa será, excepcionalmente, de 3 (três) dias, entre os dias 20, 21 e 22 de setembro.



  • Educação em Feira vai parar na próxima sexta


    27.08.2013 19h03m
    Recomendar
    Educação em Feira vai parar na próxima sexta

    Na próxima sexta-feira, dia 30, a educação em Feira de Santana e no Brasil vai parar. De acordo com publicação da APLB, sindicato que defende a categoria de professores em Feira, a pauta de reivindicação inclui fim do fator previdenciário, piso, carreira e jornada, votação imediata do Plano Nacional da Educação, PNE, profissionalização dos funcionários da educação, destinação de 10% do PIB para a educação e fim da terceirização do serviço público entre outras questões do interesse da categoria. Em Feira de Santana, a concentração está agendada para começar às 9 horas em frente à Prefeitura Municipal.
    Em abril passado, os professores das redes municipal e estadual fizeram três dias (23, 24 e 25) de paralisação nacional sob ameaça de desencadearem uma greve por tempo indeterminado. No dia 2 do mês seguinte, maio, de maneira localizada, os professores da rede municipal fizeram outra paralisação e em junho, voltaram às ruas para gritarem por melhorias na educação pública municipal e em suas vidas também.   



  • UEFS abre seleção para mestrado em Educação


    27.08.2013 15h05m
    Recomendar
    UEFS abre seleção para mestrado em Educação
    Inscrições vão até o dia 9 de setembro

    Começou ontem (26) o período de inscrição para o Mestrado Acadêmico em Educação oferecido pelo PPGE, Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Feira de Santana.
    De acordo com o edital, serão oferecidas 20 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: Políticas educacionais, história e sociedade e Culturas, formação e prática pedagógica.
    Já o processo seletivo será realizado em quatro etapas. A primeira constitui de prova escrita de conhecimento em educação; a segunda, prova escrita de língua estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês); a terceira consiste em análise de pré-projeto de pesquisa e a quarta, entrevista que consiste na argüição sobre o currículo e pré-projeto.  
    As inscrições prosseguem até o dia 9 de setembro. Acesse o link a seguir para ter acesso ao edital: http://www.uefs.br/portal/downloads/editais/abertura-de-inscricao/edital-mestrado-ppge-2014.pdf/view
     
     



  • Três escolas feirenses vão socializar experiências em seminário regional


    27.08.2013 14h39m
    Recomendar



    Escola Municipal Comendador Jonathas Teles de Carvalho, Centro de Educação Básica da Uefs e a Escola Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro vão apresentar experiências exitosas no VII Seminário Regional do Observatório da Educação realizado pela Comissão de Educação da Câmara Federal dos Deputados na próxima sexta-feira (30).
    O evento, coordenado pelo deputado Colbert Martins, contará com a participação do presidente da Comissão e um dos maiores educadores do Brasil contemporâneo, deputado Gabriel Chalita, além de profissionais da educação de Feira de Santana e estudantes universitários.
    As experiências serão apresentadas no Centro de Cultura Maestro Miro, localizado à Rua Macário Cerqueira,  no bairro Muchila, a partir das 14h30.  As melhores experiências apresentadas nos seminários regionais serão apresentadas em um seminário nacional que será realizado em Brasília no Distrito Federal. A data ainda não foi definida.



  • Seleção de professor do Estado tem inscrição prorrogada


    27.08.2013 00h13m
    Recomendar
    Seleção de professor do Estado tem inscrição prorrogada
    As inscrições agora vão até o dia 8 de setembro

    As inscrições para os dois editais lançados pela Secretaria da Educação da Bahia, que visam selecionar professores para atuarem nas áreas de educação básica e profissional foram prorrogadas até o dia 8 de setembro.
    São oferecidas 1.937 vagas para a educação básica e 728 para a educação profissional, perfazendo um total de 2.665 vagas no total em todas as 33 Diretorias Regionais de Educação – DIRECs – da Bahia.
    A remuneração (salário base + gratificação de função) é de R$ 1.152,33, para uma carga de 20 horas semanais. O contrato é válido por dois anos e prorrogável por igual período.
    O dia da prova dos dois editais também sofre alteração com a prorrogação. As provas de conhecimentos gerais e específicos, para os dois cargos, serão aplicadas no dia 22 de setembro e não mais no dia 15, como previa o 1º edital. 
    Os interessados podem fazer sua inscrição clicando no link a seguir: http://www.consultec.com.br/inscbd/2005insc/main_concurso.php?id_concurso=501113



  • Professores do PST: 5 meses sem dinheiro


    26.08.2013 22h26m
    Recomendar


    Foto: Ney Silva/Acorda Cidade - os professores dialogaram com a secretária na Direc-02

    Professores contratados pela PST – Prestação de Serviço Temporário – estão lisos. Motivo? O Governo do Estado não libera verba para eles há 5 meses. Desde abril que estão sem ganhar um tostão da Secretaria Estadual de Educação da Bahia.
    De acordo com o site Acorda Cidade, uma comissão formada por cinco deles, que ensinam no Centro Educacional Território do Sertão – CETEP – antiga escola agrotécnica do bairro Pampalona, inconformados com a situação, foram, hoje pela manhã, à DIREC-02 saber o porquê do atraso já durar quase um semestre.
    Em resposta, a professora Nívea Maria, diretora da Direc, disse acreditar que o problema até, no máximo, sexta-feira (30), estará resolvido e os pagamentos estarão em dias. “Acredito que tudo vai voltar a normalidade”, disse Nivea depois de contato telefônico com a Secretaria de Educação.  



  • Dependência de drogas é tema de simpósio em Feira


    26.08.2013 19h08m
    Recomendar


    As drogas tem levado muitos jovens à auto-destruição e os afastado do convívio familiar e social

    O I Simpósio realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Dr. Gutemberg de Almeida (CAPS AD), que acontece amanhã e depois (28 e 29), no auditório João Batista de Cerqueira, Secretaria Municipal de Saúde, vai discutir com os profissionais da educação, saúde, assistência social e da área jurídica questões relacionadas à dependência química em Feira de Santana. A programação começa a partir das 8 da manhã.
    No primeiro dia (28) haverá conferência com o psiquiatra Leonardo Barreto sobre o tema central do evento, dependência química; mesa redonda sobre as estratégias terapêuticas no cuidado aos usuários em tratamento com profissionais do próprio CAPS; palestra sobre drogadição e família em confronto: as implicações sociais e famílias da dependência do crack, proferida por Alfredo Barbosa, assistente social e debate sobre a nova lei do uso de drogas com  Adeilma Santos, bacharela em Direito.
    Além disso também, diversos trabalhos sobre reabilitação psicossocial de usuários de drogas em Feira de Santana: contribuições da Rede de Atenção Psicossocial e as parcerias estabelecidas serão apresentados e as experiências socializadas com os profissionais de outros municípios presentes ao evento.
    Na quinta-feira, haverá duas palestras. A primeira tratará sobre transtorno mental e a segunda sobre atendimento hospitalar. O evento será encerrado com uma mesa redonda com o sargento Natanael Freitas, o psiquiatra Leonardo Barreto e o delegado Matheus Souza, titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes. A discussão vai girar em torno do tema Prevenção, Tratamento e Repressão.



  • Médicos cubanos terão curso de português


    26.08.2013 18h09m
    Recomendar

    Os 50 médicos cubanos que desembarcaram na Bahia no último domingo para atender a 22 municípios  (Adustina, Araci, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Carinhanha, Cansanção, Central, Cocos, Coronel João Sá, Correntina, Formosa do Rio Preto, Itiúba, Jeremoabo, Macaúbas, Mansidão, Nova Soure, Remanso, Riacho de Santana, Serra Dourada, Sítio do Quinto, Souto Soares e Tucano) para atuar como parte do programa Mais Médicos, do Governo Federal, vão participar de um curso de três semanas, a partir de hoje. Durante esta capacitação, os estrangeiros e brasileiros formados no exterior vão conhecer melhor a língua portuguesa e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). As aulas para outros profissionais do programa também começam nesta segunda em Fortaleza, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia