Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Uneb inscreve monitores até hoje


    30.04.2013 09h49m
    Recomendar

    A Universidade do Estado da Bahia tem mil vagas de monitores para dar aulas de Português, Redação, Literatura, Línguas (Inglês e Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. São 300 vagas para capital e 700 para o interior, com atuação no pré-vestibular social Universidade Para Todos (UPT), do governo estadual. A remuneração será de R$ 15,00 por hora/aula e a vigência do contrato é de 8 meses. Os interessados deverão comparecer hoje no Museu de Ciência e Tecnologia da Uneb, na Boca do Rio, ou nos campi do interior do Estado



  • Correios forma primeira turma de Jovens Aprendizes


    24.04.2013 17h09m
    Recomendar

    Os Correios estão formando 2,4 mil jovens aprendizes da primeira turma do programa, implantado na empresa em 2010. Hoje, mais de 2,6 mil jovens em todo o País participam do Jovem Aprendiz da ECT e irão receber o certificado de auxiliar administrativo. Até o segundo semestre deste ano será formada a segunda turma.

    Os participantes foram capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) e desenvolveram atividades práticas em diversas áreas dos Correios. O programa proporciona ao jovem o ingresso no mercado de trabalho, com incentivo à continuidade dos estudos, além de ser uma forma de adquirir experiência profissional.

    Os aprendizes também puderam participar das atividades sócio-educativas e de bem-estar dos Correios, além de receber remuneração de R$ 292,43, e benefícios regulares, como vale-transporte, vale-refeição/alimentação e assistência médica e odontológica nos ambulatórios dos Correios.

    Ao participar ativamente da formação dos jovens, os Correios cumprem seu papel de empresa pública engajada na implantação das políticas do governo federal para o desenvolvimento nacional. Um novo edital está sendo preparado para a seleção da terceira turma ainda este ano.



  • Solicitação de registro profissional pode ser feito pela internet


    22.04.2013 18h46m
    Recomendar
    Agora, os trabalhadores das 14 categorias que dependem de registro para exercer a profissão, poderão solicitá-lo via internet.  Dentre estes estão, agenciador de propaganda, artista, atuário, arquivista, guardador e lavador de veículos, jornalista, publicitário, radialista, secretário, sociólogo, técnico em espetáculos de diversões, técnico de segurança do Trabalho, técnico em arquivo e técnico em Secretariado) O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai lançar, a partir do dia 29 de abril, uma nova etapa do Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb).
     
    A princípio, o sistema será disponibilizado apenas nos estados do Acre, Alagoas, Amazônia, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. A Bahia, juntamente com os estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, ainda não constam na lista. Mas, o ministro Manoel Dias, garante que a ação será implantada em todo o País.  As informações sobre como solicitar o registro profissional podem ser acessados no  site do MTE.
    Fonte: Metro1


  • Formandos de História homenageiam prof. Jhonatas


    22.04.2013 16h47m
    Recomendar
    Formandos de História homenageiam prof. Jhonatas
    Jhonatas Monteiro discursando durante formatura de História na FTC

    No último dia 13, a convite dos formandos do curso de História da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Jhonatas Monteiro (PSOL) participou da cerimônia de formatura como Paraninfo da turma “Descobridores do conhecimento”.
    Em seu discurso, Jhonatas chamou atenção para como os formandos ouviram a pergunta “pra que serve a História?” dos seus familiares, amigos, vizinhos, alunos e mesmo de inúmeros desconhecidos. Dessa maneira, Jhonatas traçou uma reflexão sobre as múltiplas dimensões da pertinência desse questionamento, “que não se resume apenas à atuação profissional, ainda mais no contexto de massacre diário do professorado pelo governo municipal e governo estadual”.
    Em especial, apontou como a reflexão histórica, numa época de forte individualismo, serve para definir o quão coletiva é a vida, pois inevitavelmente demonstra que vivemos em coletivo e nos relacionamos direta e
    indiretamente com outras pessoas. Associado a isso, Jhonatas apontou o aspecto “desnaturalizador” da História ao explicar a mudança da sociedade: “como percebemos de modo mais evidente nas roupas ou na tecnologia, a transformação das relações sociais é algo em constante acontecimento e, portanto, o que é ‘natural’ hoje pode não ter sido ontem e pode não ser amanhã”.
    Nesse sentido, colocou para os seus novos colegas de profissão o aspecto “mobilizador” do conhecimento histórico que este indica permanentemente que a nossa época, como outras antes dela, também está em transformações que exigem a nossa atenção e participação consciente. Afinal, concluiu Jhonatas, “se a nossa sociedade está mudando, que se transforme em algo melhor onde a diferença não seja o sinônimo de desigualdade” e, para tanto, “devemos enfrentar os preconceitos, opressões e exploração infelizmente ainda presentes”.


    Ascom PSOL



  • Senai vai abrir 3 mil vagas em cursos gratuitos na Bahia

    Não há taxa de inscrição para o processo seletivo. Provas serão realizadas em maio
    22.04.2013 16h27m
    Recomendar
    O Senai-Ba vai abrir processo seletivo para preenchimento de 3790 vagas nos Cursos de Aprendizagem Industrial de nível básico. Todos os cursos são gratuitos e não taxa de inscrição para o processo seletivo.

    As inscrições devem ser feitas entre os dias 29/04 e 15/05, no site www.unibrasilvestibulares.com.br. Será respeitado o limite máximo de dez inscrições por vaga. As provas estão marcadas para 26 de maio e serão compostas por questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.

    VEJA O EDITAL

    As vagas são para cursos como Auxiliar de Laboratório Químico, Operador de Sonda, Moldagem por injeção, Manutenção Mecânica, Caldeiraria, Inspeção de Qualidade, Comunicação de Dados, Soldagem, e Desenhista. 

    As aulas começam no dia 15 de julho. Os candidatos serão convocados em ordem de classificação, obedecendo ao curso, turno e cidade escolhidos. Os cursos vão ser realizados em Salvador e em diversas cidades do interior.

    Fonte: Correio da Bahia


  • Sai nova convocação de professores aprovados no concurso de Feira


    18.04.2013 19h10m
    Recomendar

    A Prefeitura Municipal de Feira de Santana através da Secretaria da Administração publicaamanhã (19) edital convocando mais professores (provavelmente) para exercer a docência no Ensino Fundamental I.  Durante entrevista ao programa matinal Acorda Cidade, na última terça-feira (16) o prefeito José Ronaldo disse que iria convocar mais 100 professores para atender as demandas da educação municipal.
    Este é o segundo edital de convocação publicado pela administração municipal. O primeiro foi publicado dia 15 de março e convocou 50 professores, mas segundo o secretário da Administrão, João Marinho Gomes Junior, apenas metade dos convocados atenderam ao chamado. Amanhã eu publico a lista completa dos convocados



  • Estado republica resultado provisório da PM nesta sexta (19)


    18.04.2013 18h55m
    Recomendar
    Estado republica resultado provisório da PM nesta sexta (19)
    Os candidatos terão vistas ao resultado provisório logo após a republicação, podendo interpor recursos nos dias 22 e 23 de abril,

    O resultado provisório das provas objetivas referentes ao concurso público da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) será republicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (19). Os candidatos terão vistas ao resultado provisório logo após a republicação, podendo interpor recursos nos dias 22 e 23 de abril, de acordo com a orientação do documento

    A publicação estará disponível para consulta no site da organizadora do concurso, a Fundação Carlos Chagas e no Portal do Servidor. Realizado pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o concurso da PM-BA oferece duas mil vagas para os cargos de soldado e bombeiro e contou com 74.702 inscritos.



  • Escolas são contemplas com cartilha de prevenção a dengue


    17.04.2013 16h23m
    Recomendar

    Objetivando conscientizar alunos, professores entre outros sujeitos escolares, a Secretaria Municipal de Saúde, através da VIEP – Vigilância Epidemiológica – de Feira de Santana desenvolve durante todo o dia desta quinta-feira (18) ações educativas e preventivas no controle da Dengue em diversas escolas públicas.

    A ação, que será realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e a Secretaria de Educação de Feira, vai contemplar, de acordo com Áurea Cerqueira, coordenadora da Educação na Secretaria de Saúde, as escolas dos bairros George Américo, Cidade Nova, Campo Limpo, Feira X, Gabriela, Tomba e Panorama.
    Durante a visita a equipe interdisciplinar vai distribuir cartilhas pedagógicas para os estudantes do Ensino Fundamental. “As cartilhas foram produzidas com linguagem específica para cada ciclo. Os estudantes do antigo primário, 1ª a 4ª séries, ganharam a revista " O Mosquito Que Queria Ser Rei",  e para o fundamental II, 5ª a 8ª series,  “Vamos Acabar com a Dengue", explicou a coordenadora Áurea.
     
     
    Ela explica que o objetivo da mobilização, que anseia batizar o dia 18 de abril, como dia de prevenção e controle da dengue nas escolas, é inserir o tema no cronograma escolar, afim de que os estudantes se tornem agentes multiplicadores na prevenção e controle do dengue.
     
    Amanhã, ela  vai está proferido palestra com a mesma temática no templo da Igreja Universal do Reino de Deus, no bairro Panorama, onde 72 notificações de dengue foram registradas e 45 casos do tipo clássico foram diagnosticados. No, sábado (20), a coordenadora também participa da Caminhada de Mobilização contra a Dengue no mesmo bairro. Os dois eventos, que são realizados pelo Gabinete Itinerante do Vereador Eli Ribeiro em parceria com a VIEP e com o Movimento Força Jovem, pretende reunir centenas de pessoas preocupadas em combater o mosquito transmissor da doença.
    Maiores informações sobre esta mobilização podem se obtidas através do telefone 3321-8722 (Gabinete do Vereador) ou pelo site www.eliribeiro.com   



  • Concurso público para professor de Medicina em Jequié


    16.04.2013 13h49m
    Recomendar

    Estão abertas as inscrições para o Concurso Público de provas e títulos para o preenchimento de vagas existentes para professor auxiliar, nível A. As vagas estão disponíveis para o Departamento de Saúde (DS), do campus de Jequié.
    Os interessados podem se inscrever entre os dias 18 e 25 de abril, apenas pela internet, e as provas estão previstas para os dias 10 a 14 de maio. Para mais detalhes sobre o processo seletivo, bem como sobre as disciplinas que ele abrange, acesse o Edital 075/13.
    Em caso de dúvidas, entre em contato com a Assessoria Acadêmica, no campus de Jequié, pelo telefone (73)3528-9612, ou com a Gerência de Acesso e Acompanhamento, em Vitória da Conquista, pelo telefone(77)3424-8721. Fique atento também à página de Concursos do site da Universidade.
     



  • A importância da Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental


    12.04.2013 14h59m
    Recomendar

    O Projeto Jornal nas Escolas, suplemento do Jornal Folha do Estadotraz para o centro do debate a prática da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A experiência publicada na edição de hoje (12) é realizada na Escola Municipal Mãe dos Humildes, na zona rural de Feira de Santana.

    , apesar das dificuldades encontradas como falta de espaço adequado e instrumentos didático-pedagógicos, professores, gestores e coordenadores pedagógicos não se deixam abater e, através dessa simples ação, conseguiram melhorar não apenas o rendimento nas disciplinas do currículo, mas também auxiliaram os estudantes a desenvolver formas mais harmônicas e pacíficas de convivência dentro e fora da escola.



  • Aluno da escola pública fará vestibular de graça nas federais


    11.04.2013 15h35m
    Recomendar

    Finalmenteestudantes de escolas públicas e bolsistas integrais em escolas particulares terão acesso gratuito ao Ensino Superior nas Universidades Federais do Brasil. A Lei nº 12.799, que garante o benefício foi sancionada ontem (10) pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União de hoje (11).
    Para conseguir a isenção total, o candidato deverá comprovar cumulativamente renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, 1.077 reais. Além dissodeverá ter cursado todo o ensino médio em uma escola pública ou como bolsista na rede privada.  
    De acordo com a nova Lei, a partir de agora, as instituições federais de educação superior adotarão critérios para isenção total e parcial do pagamento de taxas de inscrição nos processos seletivos de ingresso em seus cursos, de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.
    Fica a sugestão para o governador Jaques Wagner seguir o exemplo da sua mestra e garantir gratuidade também nos vestibulares das quatro universidades estaduais da Bahia. 



  • Topa ainda dispõe de vagas


    02.04.2013 08h20m
    Recomendar

    Secretaria de Educação ainda dispõe de vagas para a contratação de professores  alfabetizadores que queiram atuar no programa "Todos PelaAlfabetização" (Topa).

    Os profissionais são orientados em todas as etapas do programadesde a composição das turmas,dirigidas a jovens e adultos não alfabetizadosaté o término do curso.

    Os interessados em participar devem se dirigir à Secretaria de Educaçãolocalizada na avenida Senhor dos Passosaté o dia 15 de abril


    Fonte: Folha do Estado



  • 1
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia