Em cima da hora:
População detém suspeito de roubar menor no Centro de São Carlos, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • PRO-LETRAMENTO INSCREVE ATÉ 1º/06


    31.05.2012 18h05m
    Recomendar
    PRO-LETRAMENTO INSCREVE ATÉ 1º/06
    O programa é coordenado pela professora Vânia Nascimento | Guilherme Andriani

    Professores da rede municipal de ensino que lecionam nas turmas do ensino fundamental I – 1º aoanostêm até amanhã,1º de junho, para realizarem sua inscrição no Pro-Letramento, curso de formação continuada, com carga horária de 120 horas, voltado para as áreas de Linguagens (leitura e escrita) e Educação Matemática.

    O programa é desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com a UnebUniversidade do Estado da Bahia, campus de Barreiras, e será coordenado e executado pela Secretaria Municipal da Educação em  Feira de Santana.

    Segundo a tutora Vânia Nery Nascimento, técnica da Secretaria e coordenadora do programa, o curso é uma excelente oportunidade para os docentes aperfeiçoarem o saber metodológico nas duas áreas de abrangência do projeto. “Convocamos todos os professores, público-alvo, a participarem desses momentos de formação continuada a fim de aprimorarem o saber didático-metodológico ampliando a visão sobre letramento e matemática”.

    As inscrições são realizadas presencialmente na sala 206, segundo andarna Secretaria da Educação. O primeiro encontro, segundo a tutora, está agendado para acontecer dia 16 de junho e o último em 1º de dezembro. Os encontros serão quinzenais, mas o local ainda está a definir.

    Maiores informações sobre o processo de inscrição podem ser obtidas através do telefone (75) 4009-8700.



  • DESCASO COM OLIMPÍADA


    31.05.2012 14h41m
    Recomendar
    DESCASO COM OLIMPÍADA
    Apenas cinco professores participam do curso de formação | Guilherme Andriani

    Apesar de reconhecerem a importância da Língua Portuguesa na evolução da escrita dos estudantes tanto na rede municipal quanto na estadual, um número ínfimo de professores da área optaram por participar do evento em Feira de Santana. O descaso para com a língua ficou evidente no encontro realizado ontem (31) pela manhã, nas dependências da faculdade Unisa, 23 dias do término das inscrições, quando apenas cinco professoras compareceram para o treinamento.

    O encontro foi desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação a fim de capacitar professores da rede para realizar as oficinas preparatórias com os estudantes que vão disputar a Olimpíada de Língua Portuguesa este ano. O foco está centrado na socialização de metodologias que serão desenvolvidas ao longo das atividades nas escolas.

    Segundo a professora Vânia Nery Nascimento, coordenadora local da Olimpíada, estes  encontros de formação continuada com carga horária final de 32 horas, acontecem a cada quinze dias. Ao final do curso, todos os professores cursistas receberão certificado de participação.

    Lucélia Martins, educadora responsável por orientar professores que desejam se inscreverem nas Olimpíadas pelo 0800 do MECMinistério da Educação, informou por telefone ao blog Professor Repórter uma triste realidade. Das quase duzentas escolas de ensino fundamental do município, apenas 6 realizaram inscrição até às 11 horas deste 31 de maio. “Em relação às escolas do Estado de Feira, os números também não são animadores, somente 9 se inscreveram, totalizando 15 unidades de ensino”, disse a educadora com tom de lamento

    Apesar do baixo número de professores inscritos nas Olimpíadas, Vânia Nascimento nutre a esperança de que com a prorrogação do prazo de inscrição para o dia 22 de junho, essa realidade mude e mais docentes se envolvam nesta ação e entendam a importância desse evento no processo de formação crítica e reflexiva dos estudantes de Feira de Santana. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet através do site http://escrevendo.cenpec.org.br  

     

     



  • SÓ FALTA O REFERENDO


    31.05.2012 10h06m
    Recomendar

    Diante da declaração de greve aprovada por 119 votos dos professores presentes à assembleia geral, realizada na última terça-feira (29), a diretoria da Apub Sindicato, entidade filiada ao Proifes Federação, esclarece que a decisão tem de ser referendada nas urnas pela maioria dos docentes filiados, conforme previsto no artigo 16º do Estatuto desta entidade.

    “ART 16º A deflagração de paralisação (greve) por mais de dois dias ou prorrogação após esse período dependerá de plebiscito ou refendo, que deverá ser convocado pela assembleia geral.

    O referendo será realizado nos próximos dias 5 e 6 de junho de 2012 (terça e quarta-feira), em todas as unidades de ensino da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Somente após o resultado da votação é que vai ser definido se haverá greve por tempo indeterminado ou não nas instituições filiadas à Apub Sindicato.

    As principais reivindicações dos docentes das instituições federais de ensino superior são a equiparação de piso e teto à carreira do Ministério da Ciência e Tecnologia além da reestruturação da carreira docente e melhorias das condições de trabalho nas universidades.

     

    FONTEAPUB    



  • EDUCAÇÃO É UM CACARECO


    30.05.2012 19h53m
    Recomendar
    EDUCAÇÃO É UM CACARECO
    Estudantes sofrem com má aprendizagem por conta do mau investimento em educação | Mário Sepúlveda

    Um dos resultados da qualidade da educação básica ficou explícito durantemanifestação que estudantes e professores fizeram na manhã de hoje (30) em frente à Direc-02, como prenunciou o este blog na matéria prostesto estudantilleia aqui.

    Na foto do jornalista Mário Sepúlveda, da equipe do Folha do Estadoalunos fardados da rede estadual aparecem segurando um cartaz que traz como forma de protesto a seguinte frase: “QUEM VAI PAGAR AS CONSEQUÊNCIA DA PARALISAÇÃO SÃO OS ALUNOS”.

    A falta de concordância entre o artigo “AS” e o substantivo “CONSEQUÊNCIA”, bem visível no cartaz, é apenas um, dos muitos retratos, do cacareco em que se encontra a educação em nosso estado. Durante a manifestação, o Governo ditoumúsica do não posso, os professores cantaram o forró do eu não volto, mas  quem dançou mesmo e vai, por longos anospagar AS CONSEQUÊNCIAS  com notas dissonantessão os alunos que não têm nada a ver com falta de melodia entre o que dita e aquele que canta.  

     

      



  • FTC SELECIONA PROFESSOR


    30.05.2012 16h55m
    Recomendar

    A FTC Feira de Santana está selecionando professores para os cursos de Psicologia, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. No ato da inscrição os candidatos deverão apresentar:Certificado oficial de titulação mínima de Mestre; comprovação em Docência no Ensino Superior;  currículo Lattes com as devidas comprovações  disponibilidade de residência em Feira de Santana. Os interessados deverão enviar currículo lattes para [email protected]



  • SIMULADO ENEM DOMINGO 3/6


    30.05.2012 00h40m
    Recomendar
    SIMULADO ENEM DOMINGO 3/6
    O evento será realizado domingo a partir de 1 hora da tarde | Divulgação

    Terminam hoje as inscrições para estudantes do Ensino Médio (tanto da rede privada quanto da pública), sobretudo os baianos que estão sofrendo as drásticas consequências por conta da greve dos professores que dura 50 dias, e pré-vestibulando de todo o País poderem participar da Maratona Enem que será realizada pela Internet no próximo domingo, dia 03, a partir de uma hora da tarde.

    Segundo o regulamento, a Maratona será composta por dois tipos de prova: provão para treineiros do ensino médio, alunos da 1ª e 2ª séries e um simulado destinado a estudantes dasérie e pré-vestibulando.

    “ As provas terão como referencial as 4 áreas de conhecimento exigidas pelo ENEM Oficial: Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias.

    Os estudantes que apresentaremmelhor desempenho ao final da maratona receberão um prêmio nacional. Na primeira categoriatreineiros da 1ª e 2ª sérieos estudantes mais bem classificados receberão como prêmio um intercâmbio de um mês na Inglaterra e se forem da rede privada, receberão a gratuidade para cursar o último ano do ensino médio na escola em que estuda. os cinco estudantes do 3ª série ou pré-vestibulandos que obtiverem maior pontuação receberão, cada um, 2.500,00.

    As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.marotanaenem.com.br. A Maratona é uma realização dos Sistemas de Ensino Anglo e PH.



  • GEOGRAFIA PARA DEFICIENTES


    29.05.2012 18h51m
    Recomendar
    GEOGRAFIA PARA DEFICIENTES
    O livro é uma importante ferramenta para professores | Divulgação

    Apesar de  estar muito desenvolvida em termos mundiais, a cartografia tátilárea da cartografia voltada à criação de mapas, globos terrestres e maquetes para o ensino de geografia para deficientes visuaisainda é pouco difundida em países como o Brasil.

    Isso porque as tecnologias existentes no mundo para produzir esses materiais cartográficos, que podem ser lidos por meio do toque por pessoas cegas ou com baixa acuidade visual, ainda são muito sofisticadas e caras, o que impossibilita sua utilização em salas de aula de escolas públicas no país.

    Mas, nos últimos anos, pesquisadores de algumas universidades no Brasil e de outros países têm se dedicado ao desenvolvimento de materiais didáticos simples, adaptados para a linguagem cartográfica tátil, que podem ser facilmente utilizados por professores e alunos do ensino fundamental e médio.

    As experiências dos principais grupos de pesquisadores do Brasil e do Chile que realizam estudos na área de cartografia tátil são narradas no livro Cartografia tátil: orientação e mobilidade às pessoas com deficiência visual.

    A publicação reúne artigos de pesquisadores da Universidade Tecnológica Metropolitana de Santiago do Chile (UTME), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e de outras instituições.

    “Apesar de materiais cartográficos táteis serem produzidos desde o início do século 19 em nível mundial por professores, pais e voluntários, essa área ainda é pouco conhecida no Brasil e na América Latina, mesmo no meio acadêmico”, disse Maria Isabel Castreghini de Freitas, professora do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro, e uma das organizadoras do livro, à Agência FAPESP.

    Por meio de um projeto de pesquisa, realizado com apoio da FAPESP, os pesquisadores da Unesp de Rio Claro desenvolveram nos últimos anos maquetes, mapas e jogos didáticos, adaptados para a linguagem cartográfica tátil.

    Os materiais possuem relevo e diferentes texturas, além de sinalizações em braile e recursos sonoros, para facilitar o aprendizado de alunos com deficiência visual.

    os materiais didáticos para os estudantes com baixa acuidade visual possuem cores fortes e tamanho de letras aumentadas e podem ser utilizados tanto por deficientes visuais como por alunos que não possuem problemas de visão, visando a integração dos estudantes em sala de aula.

    “O objetivo é que esses materiais táteis sejam utilizados em atividades e aulas integradas, reunindo estudantes cegos ou com baixa visão com os que enxergam, conforme as diretrizes das atuais políticas de inclusão de alunos com necessidades especiais na educação infantil e no ensino fundamental”, explicou Freitas.

    Inicialmente, os materiais são desenvolvidos em laboratório, com base no conteúdo dos cursos de geografia nos diferentes níveis do ensino. Depois são levados para escolas com alunos cegos ou com deficiência visual, para serem testados e aprimorados com ajuda dos próprios estudantes e dos professores.

     Fonte: Fapesb



  • PROTESTO ESTUDANTIL


    29.05.2012 00h41m
    Recomendar

    Com o objetivo de apoiar os professores, que estão em greve mais de quarenta dias, e pedir quegoverno reabra os canais de negociação com a categoria para por um fim na greve, garantindo, assim, o retorno imediato às aulas, dezenas de estudantes, do distrito de Humildes, virão à sede do município realizar uma manifestação em frente à DIREC-02, na manhã desta quarta-feiradia 30.

    Segundo informações não oficiaisé provável que hoje, alguns deles deem entrevistas nas principais rádios de Feira de Santana convocando os estudantes das escolas estaduais localizadas no centro da cidadedenunciar os prejuízos que estão sofrendo por estarem sem aula por quase duas unidades letivas, o que compreende um período de mais de 60 dias.

    Ontem (28), os professores realizaram uma feira do cacarecoveja reportagem do portal Folha do Estado (leia aqui)como forma de chamar a atenção do governo para a gravidade da situação. O protesto aconteceu em frente ao paço municipal, na avenida Getúlio Vargas, bem no centro de Feira de Santana. As bugigangas foram vendidas a R$ 1,00 e segundo Germano Barreto, presidente da APLB, esse valor seria repassado aos professores, que tiveram seus salários cortados.

    Ainda nesta terça-feira (29), os grevistas vão a Salvador realizar mais um ato de manifestação contra as diretrizes estabelecidas pelo governo desde que a greve foi deflagrada, em 11 de abril. Eles aguardam que o executivo volte a ser sensível com a educação e entenda que o professor precisa de valorização. os alunos, anseiam pelo fim desse pesadelo que está comprometendo seu futuro.

    E vocêacha que os estudantes devem fazer esse tipo de manifestação para apoiar os professores grevistas e exigirretorno às aulasDeixe sua opinião.



  • Inglês, Espanhol e Francês


    28.05.2012 18h39m
    Recomendar
    Inglês, Espanhol e Francês
    O objetivo do evento é aprimorar as habilidades de ouvir e de falar nas três línguas | Divulgação

    Terminam na próxima quinta-feira (31) as inscrições para a 3ª Imersão Linguística que será desenvolvida durante todo o dia 9 de junho, pelo Programa de Aprimoramento em Língua e Literatura Estrangeira da Universidade Estadual de Feira de Santana – Núcleo Palle/Uefs, no Colégio Polivalente, situado à avenida João Durval (próximo ao Tomba).

    Segundo a Ascom – Assessoria de Comunicação – da Universidade, o evento desenvolverá atividades com o objetivo de aprimorar as habilidades de ouvir e de falar nas três línguas (francês, espanhol e inglês). “São 03 oficinas de Inglês Básico I, 03 oficinas de Inglês Básico II, 03 oficinas de Espanhol Básico I, 03 oficinas de Espanhol Básico II, 03 oficinas de Francês Básico I e 03 oficinas de Francês Básico II”.

    A inscrição custa R$ 15,00 e pode ser realizada na sala do Núcleo PALLE, MT 28, no módulo II da Uefs. Os interessados devem apresentar no ato, documento de identidade para preenchimento da ficha. O pagamento deve ser realizado GEFIN – Gerência Financeira, da própria Uefs. São oferecidas 20 vagas para cada oficina.



  • ENEM, INSCREVA-SE AQUI


    28.05.2012 00h22m
    Recomendar
    ENEM, INSCREVA-SE AQUI
    As inscrições vão até o dia 15 de junho | Divulgação

    Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino MédioENEM -2012 - podem realizar sua inscrição a partir de hoje até o dia 15 de junho. No site oficial do exame você encontrará oito passos para ser bem sucedido no processo. O primeiro possui dicas referentes à data das provas, horário de abertura e fechamento dos portões. Segundo o portal, o Enem será realizado nos dias 03 e 04 de novembro.

    No dia 03, serão realizadas as provas, com duração de 4h30min, de ciências humanas e ciências da natureza e suas respectivas tecnologias. No dia 04, é a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação. Neste dia as provas terão duração de 5h30min.

    Depois de se inteirar sobre data e horário das provas é hora de avançar. No segundo passo você deverá fornecer informações sobre seus dados pessoais; no terceiro, você vai criar sua senha; no quarto vai identificar sua situação escolar atual; no quinto vai fornecer dados sobre sua escola; no sexto, dados socioeconômicos; no sétimo você confirma sua inscrição e no oitavo, você acompanha seu processo de inscrição enquanto vai estudando para ser bem sucedido em todas as provas.

    Clique aqui, faça sua inscrição agora e  seu show nesse ensaio para vida. Não deixe para última hora.

     IMPORTANTE: A partir do mês de junho, o professor repórter disponibilizará gratuitamente dicas de redação/linguagens e suas tecnologias para internautas leitores que vão fazer o exame. A professora Kalila Gama também dará contribuições disponibilizando conteúdo da área de história. A interação é fundamental na construção dessa aprendizagem significativa.



  • Inscrição prorrogada para Olimpiada de Língua Portuguesa

    As escolas têm até o dia 22 de junho
    27.05.2012 00h36m
    Recomendar

    Secretarias de educação de estados, municípios e Distrito Federal e escolas públicas da rede de educação básica têm novo prazo para fazer a inscrição na terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Previsto inicialmente para se encerrar nesta sexta-feira, 25, o período de inscrições foi prorrogado até 22 de junho próximo. O processo tem duas etapas. A primeira, de adesão das secretarias estaduais e municipais de educação; a segunda, das escolas.

    A olimpíada é promovida pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A proposta da competição é estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita entre estudantes da educação básica pública, que vão desenvolver, em quatro gêneros, o tema O Lugar onde Vivo. Alunos do quinto e do sexto anos do ensino fundamental abordarão o tema na forma de poemas; do sétimo e oitavo, de memórias literárias; do nono ano do ensino fundamental e da primeira série do ensino médio, de crônicas; da segunda e da terceira séries do ensino médio, de artigos de opinião.

    Prêmios Dividida em etapas, a seleção dos trabalhos elaborados pelos estudantes começa na escola, passa por município, estado e região e chega ao âmbito nacional. A premiação compreende entrega de medalhas, obras literárias, microcomputadores e aparelhos de som portáteis, entre outros itens, a 20 estudantes e 20 professores. Nas fases intermediárias prêmios também para alunos e docentes e para as escolas.

    Na segunda edição, em 2010, a olimpíada teve a participação de aproximadamente 7 milhões de alunos e de 239,4 mil professores, representantes de 60,1 mil escolas públicas.

     

    As inscrições para a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro devem ser feitas pela internet, na página Comunidade Virtual.

    FONTESecretaria da Educação



  • Greve nas escolas particulares


    26.05.2012 00h13m
    Recomendar

    Como se não bastante a rede estadual de ensino, que desde o dia 11 de abril está em greve por conta da quebra do acordo assinado com o governo Wagner e da negação do reajuste de 22,22% para todos os professores da rede pelo mesmo governo, os docentes das escolares particulares também ameaçam paralisar suas atividades tanto na capital, quanto em Feira de Santana.

    Aqui, uma assembleia foi agendada para a próxima segunda-feira (28), na sede do SINPRO- Sindicato dos Professores da rede privada –, sito à avenida Getúlio Vargas, onde professores e a liderança sindical vão se reunir para discutir a possibilidade de deflagração da greve por tempo indeterminado.

    Em Salvador, não vai ter mais conversa. Os docentes decidiram que a partir de terça-feira (29), caso não  não acontença o reajuste salarial, entrarão em greve como forma de protesto à não valorização do profissional da educação na rede. Dezenas de docentes confirmaram que participarão do movimento.

    Caso os docentes das duas maiores cidades da Bahia cruzem os braços também na rede privada, por questões de vaidade do governo do estado e indiferença do sindicato patronal, será a prova de que o primeiro não trata a educação com leviandade e o segundo como mera mercadoria.  



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia