Em cima da hora:
População detém suspeito de roubar menor no Centro de São Carlos, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • MEC libera acesso às notas do Enem 2012


    28.12.2012 09h20m
    Recomendar

    O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta sexta-feira, 28, o acesso dos candidatos às notas do Enem 2012. Mais de 4 milhões de estudantes participaram do exame neste ano. Eles responderam a 180 questões de múltipla escolha de Linguagens e Códigos, matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Também escreveram uma redação.

    Com as notas do Enem, os alunos podem concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferecerá 129.279 cadeiras no primeiro semestre de 2013.

    As notas podem ser consultadas no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/.


     

     


  • Sisu vai oferecer 129.279 vagas no 1º semestre de 2013


    27.12.2012 12h24m
    Recomendar

    O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 129.729 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições públicas de ensino superior. As informações estão disponíveis aos candidatos no site do sistema A ferramenta foi criada pelo MEC (Ministério da Educação ), em 2009, para unificar o processo de seleção de universidades e institutos federais de ensino.

    As vagas serão preenchidas por estudantes que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obtiveram nota maior que zero na redação. O sistema entra no ar a partir do dia 7 de janeiro de 2013.

    De acordo com o cronograma do Sisu, publicado ontem (26) no Diário Oficial da União, as inscrições vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 de janeiro de 2013 (horário de Brasília) e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal do Sisu. Para a seleção do primeiro semestre de 2013 valerá a nota do Enem 2012, cuja divulgação, segundo o MEC, será feita hoje (28).

    Segundo o edital, o estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e deverá especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. Além disso, será possível escolher a modalidade de concorrência - em 2013, o Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012. As inscrições serão gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados.

    O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de janeiro de 2013 e da segunda chamada, no dia 28 de janeiro, no site do Sisu e das instituições. No caso de notas idênticas, o desempate será feito pela seguinte ordem de critérios: nota na redação; nota em Linguagens, Códigos e suas tecnologias; nota em Matemática e suas Tecnologias; nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias.

    As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e 1º, 4 e 5 de fevereiro para a segunda.



  • Faculdade de Feira não poderá realizar vestibular em 2013


    19.12.2012 20h21m
    Recomendar

    O Ministério da Educação publicou, ontem (19), no Diário Oficial da União, a lista dos cursos e das Instituições de Ensino Superior (IES) que não poderão realizar processo seletivo no ano de 2013 para alguns dos cursos.

    Dos inúmeros cursos que compõem a lista dos que não alcançaram resultados satisfatórios no CPC - Conceito Preliminar de Cursos, um está em Feira de Santana. Trata-se do curso em Tecnologia em Redes de Computadores da FAT - Faculdade Anísio Teixeira.

    Por apresentar tendência negativa tanto em 2008 quanto em 2011 com CPC igual a 2, insuficiente, a FAT não poderá realizar vestibular para o curso de Tecnologia em Rede de Computadores no ano que vem.

    Em entrevista coletiva concedida ontem, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante foi incisivo: "Agora, nós estamos impedindo o vestibular. Não haverá novos ingressos nessas instituições. Elas poderão realizar processo seletivo em 2014, se resolverem todas as pendências". Até , a FAT e as demais que tiveram o mesmo desempenho, "serão convocadas a estabelecer um protocolo de compromisso" explicou o ministro.

    O curso

    De acordo com o portal da Faculdade Anísio Teixeira, o curso de Tecnologia em Rede de Computadores, que é oferecido no turno noturno e tem duração de seis semestres (3 anos) e carga horária de 2 mil horas/aulas, foi reconhecido pela Portaria do MEC nº 67, de 28 de Fevereiro de 2008, publicada no Diário Oficial da União de 29 de Fevereiro de daquele mesmo ano.

    Durante a tarde de ontem, a Redação do Folha tentou contato telefônico com o professor Fábio Martins, que, segundo o site da instituição, é coordenador do curso suspenso, mas não o encontramos.



  • SESI recruta professores de educação regular e EJA


    19.12.2012 19h49m
    Recomendar

    O Serviço Social da Indústria (SESI) recruta docentes para o ano letivo de 2013, nas áreas de Educação Regular(apenas capital) e Educação de Jovens e Adultos (EJA)(capital e interior). Os interessados em fazer parte do banco de talentos devem cadastrar o currículo na Rede de Talentosdo Sistema FIEB, no portal FIEB: www.fieb.org.br.

    As contratações serão iniciadas a partir do mês de janeiro de 2013 e incluem professores de Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas diversas disciplinas. a possibilidade de reaproveitamento de amostra de candidatos em outros processos seletivos do Sistema FIEB. Ao efetuar o cadastro, os interessados deverão selecionar como área de interesse: SESI EDUCAÇÃO (para educação regular) e SESI EJA (para Educação de jovens e adultos).

    O processo seletivo compreende entrevista inicial, dinâmica de grupo, avaliação psicológica e entrevista técnica. Os candidatos selecionados irão atuar nas unidades do SESI na região metropolitana de Salvador e unidades do interior (Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Barreiras e Luis Eduardo Magalhães).



  • Colégio em Maria Quitéria usa casa de farinha e ressignifica saber matemático


    10.12.2012 20h43m
    Recomendar

    Casa de farinha de papelão construida com a criatividade dos estudantes

    , estudantes, professores e representantes da comunidade, de mãos dadas com o saber que valoriza o contexto social/local como espaço de vivência e produção do conhecimento, participaram do projeto "Os saberes matemáticos gerados na tradição dos produtores de farinha de mandioca e seus derivados", cuja culminância aconteceu na última quinta-feira (06) com uma Mostra de Trabalhos resultantes das atividades desenvolvidas ao longo do Programa Um Gestar em cada Escola.

    Segundo a professora Magnólia Pereira dos Santos, coordenadora da ação educativa, através do projeto, "os estudantes compreenderam os saberes matemáticos, oriundos da tradição cultural, gerados pelos produtores de mandioca das comunidades do distrito e seus derivados e a importância desse conhecimento para resolverem situações problemas na vida cotidiana"

    Estudantes expõem produtos derivados da farinha de madiocaNesse sentido, o projeto focalizou o estudo de todo o processo de fabricação da farinha, desde a plantação da mandioca até seu empacotamento, bem como a utilização dos seus derivados na cozinha local, destacando em todo o processo os saberes matemáticos desde o plantio até as medidas utilizadas na comercialização da farinha e dos seus derivados.

    Por ser interdisciplinar, o projeto envolveu professores das diversas áreas do conhecimento. Língua Portuguesa dialogava com as Ciências Naturais. Estas, por sua vez, com as coordenadas geográficas, que não podem existir no espaço sem as noções históricas de temporalidade. Artes, Educação Física e outros saberes também se misturaram e para cumprirem uma só missão: transformar conceitos abstratos em ações práticas na vida dos estudantes e da comunidade.

    Estudante exibe sorriso depois de construir uma prensa que tritura mandiocaO diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, aguçou a criatividade dos estudantes que, durante um momento do projeto, foram desafiados a serem não apenas objeto, mas igualmente produtores de conhecimento.

    E lá foram eles, cheios de motivação e criatividade. Com caixas de papelão, os estudantes deram um show de talento e surpreenderam quando construíram, embasados nos conhecimentos adquiridos ao longo do projeto, maquinários e cenários que deram contorno e forma a uma replica de uma Casa de Farinha.

    Atividades

    Entre as atividades desenvolvidas durante o projeto estão: Apresentação do projeto para a comunidade escolar; Palestras sobre a mandioca, processos de beneficiamento da mandioca e comercialização de seus derivados; Visita a casa de farinha; Pesquisa de campo com os produtores locais com aplicação de questionários e análise dos mesmos; Mostra de trabalhos. Além disso, os estudantes realizaram bate-papo cultural, apresentaram coreografias, samba-de-roda e diversas outras atividades artístico-culturais.

    "Durante a realização do projeto tanto fora quanto dentro da sala de aula os alunos envolvidos demonstraram uma apropriação muito significativa dos conhecimentos referentes ao tema no que diz respeito a matemática apresentada na casa de farinha, entretanto o que mais chamou a atenção dos professores-envolvidos(Edineusa Falcão, Mª Olívia Cruz de Oliveira, Sueli Prado Cavalcante e os estagiários Camila Deanglis, Elisangela Barbosa Alves e Jonatas Almeida) foi o sentimento de pertencimento e a tranquilidade com a qual falavam sobre a sua cultura e as contradições presentes no campo", avaliou a professora, que também é articuladora do Gestar.

    Por conta disto, a ação, que movimentou o distrito e trouxe um outro olhar sobre produção do conhecimento, contou com a presença de alunos das diferentes séries/anos da instituição, professores de diferentes áreas, pessoas da comunidade local, funcionários da escola, além de representantes do Projeto: Um Gestar em cada escola, da DIREC.

    E assim, os estudantes foram conduzindo as suas aprendizagens e no Colégio Estadual Professora Mª José de Lima Silveira, em Maria Quitéria, a disciplina tornou-se uma grande aliada da aprendizagem na prática escolar e trouxe um brilho diferenciado à educação na zona rural. 

    Obs.: A reportagem foi publicada na edição do último sábado (08/12/2012)



  • Curso para professores encerra inscrições nesta segunda


    09.12.2012 12h03m
    Recomendar

    O curso de Atualização em Práticas Pedagógicas encerra suas inscrições nesta segunda-feira (10/12). Voltado para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, o curso oferece direito à promoção na carreira. As inscrições podem ser feitas no Portal da Universidade de Brasília (UnB), www.cead.unb.br/bahia, instituição responsável pela realização do curso.

    Para assegurar o direito à promoção, com um ganho médio de 14%, é necessário que os professores e coordenadores cumpram a frequencia mínima de 75% da carga horária em cada etapa do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas. Com duração total de 120 horas, o curso é dividido em duas etapas de 60 horas. Os efeitos financeiros estarão assegurados a partir de março de 2013.

    A Secretaria da Educação vai instituir nova edição do curso para os professores que concluírem o estágio probatório em 2014 e 2015. O projeto regula, exclusivamente, as promoções concedidas nos anos de 2012 e 2013, ficando suspensa, neste período, a avaliação de desempenho.

    Fonte: A Tarde.com



  • Companhia Baiana de Pesquisa Mineral divulga edital para concurso público


    06.12.2012 12h34m
    Recomendar
    A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) publicou edital, nesta quarta-feira (5), de realização de Concurso Público para preenchimento de 75 vagas no seu quadro efetivo de empregados, sendo 24 para Técnicos de Nível Superior e 51 para Técnicos de Nível Médio. O conteúdo do programa consta no edital do concurso.
    O processo seletivo será organizado e executado pela Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico (Cefet-BA), contratada através de processo administrativo. O concurso público para o Nível Superior será constituído de duas etapas: Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos e prova aberta - redação, ambas eliminatórias e classificatórias, aplicadas a todas as funções.

     
     

     



  • 1
Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia