Em cima da hora:
População detém suspeito de roubar menor no Centro de São Carlos, SP
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Cartão de confirmação do ENEM será entregue a partir de quarta-feira


    03.10.2012 14h03m
    Recomendar

    Por Danilo Guerra

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraINEPvai começar a distribuir os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino MédioENEM – a partir da próxima quarta-feira, dia 10 de outubro, pelos Correios. A previsão é que até o dia 31 todos os inscritos estejam com seu cartão em mão.  

    Os inscritos também poderão imprimir o cartão por meio do site do Enem, caso não recebam pelos Correios. Quem tiver problemas pode entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800-616161.

    O cartão de confirmação de inscrição trará o número de inscrição do candidato, data, hora e local onde ele fará as provas. O documento também contém a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação, quando for o caso

    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou número recorde de inscrições confirmadas para a prova. Dos mais de 6,4 milhões de pré-inscritos, 5.790.989 estão com inscrição confirmada para participar do exame. É o maior número de inscritos de todas as edições.

    As provas do Enem 2012 ocorrerão nos dias 3 e 4 de novembro. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo, domingo, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

    Obs.: Com informações do Estadão



  • Professor do ensino fundamental no Brasil recebe 1/3 do pago em países desenvolvidos


    02.10.2012 18h41m
    Recomendar

     

    Os dados foram apresentados namara pelo vereador Marialvo Barreto. O comparativo é feito entre a remuneração do professor de ensino fundamental no Brasil e a de um docente em atividade em um dos 34 países mais ricos.

    Segundo ele, um professor do ensino fundamental no Brasil recebe um terço do que é pago à mesma categoria nos países considerados desenvolvidos.

    Nos países desenvolvidos, o professor dessa categoria ganha por ano a quantia de 41,7 mil dólares. No Brasil, 16,3 mil dólares em média, sendo que na rede pública o valor é ainda menor, de 15,4 mil dólares.

    Ele disse ser vergonhoso o salário que recebe como professor em escola da rede privada. "Eu pego meu contra-cheque e tenho vergonha de mostrar para qualquer cidadão de um país rico", disse.

    Fonte: Ascom/Câmara

     



  • Nesta quarta-feira sai edital da Polícia Militar, Polícia Civil e outros concursos na Bahia


    02.10.2012 17h59m
    Recomendar

     

    O Governo do Estado publica, no Diário Oficial de hoje os editais de três dos quatro novos concursos públicos em curso na administração estadual. A oferta total será de 2.809 vagas para o serviço público do Estado. Os concursos preencherão vagas para as secretarias do Meio Ambiente (Sema), do Planejamento (Seplan) e Segurança Pública (SSP) - para as polícias Militar e Civil do Estado da Bahia.

    Os três primeiros editais trazem a oferta de 2.209 vagas, sendo que destas, duas mil são para soldado e bombeiro da PM; 179 para os cargos de Especialista e Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema); e 30 vagas para o cargo de Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan). As demais 600 vagas que compõem a oferta total anunciada são para cargos da Polícia Civil, cujo concurso está em fase de contratação de empresa para sua execução. A previsão é que o edital seja divulgado até o final deste ano.

    O concurso da Polícia Militar será executado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). O concurso da Sema/Inema conta com 139 vagas de nível superior e 40 para nível médio. Os aprovados irão atuar junto à Secretaria do Meio Ambiente e ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia ligada à Sema, que cuida da execução de ações e programas relacionados à Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção, à Política Estadual de Recursos Hídricos, à Política Estadual sobre Mudança do Clima e à Política Estadual de Educação Ambiental. O certame da Sema será realizado pelo Cespe/UnB.

    Já as 30 vagas do concurso da Seplan são para o cargo de Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais e todas de nível superior. Os candidatos aprovados irão atuar junto à Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), que é o órgão responsável por elaborar estudos e projetos, base de dados e informações estatísticas e geográficas do Estado, visando à formulação e avaliação de políticas públicas, planos e programas de desenvolvimento. O certame está a cargo do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

    O concurso da Polícia Civil, que está em fase de contratação de empresa, ofertará o total de 600 vagas, distribuídas entre os cargos de delegado (100), investigador (400) e escrivão de polícia (100).

    Fonte: Agecom/BA



  • Casa do Sertão expõe brinquedos populares no mês da criança


    02.10.2012 10h17m
    Recomendar

    Oficinas, contação de histórias, cantigas de roda e exibição de filmes são algumas das atividades programadas pelo Museu Casa do Sertão, localizado no campus da Uefs, para comemorar o mês da criança. De 1º a 16 de outubro, os visitantes poderão apreciar também a tradicional exposição de Brinquedos Populares que, em 2012, atinge a sexta edição.

    Expostos na Sala de Artesanato Crispina dos Santos, os brinquedos, do passado, são desconhecidos das crianças de hoje. “Trata-se de um espaço lúdico, onde a imaginação infantil pode ser incentivada”, conforme salienta Cristianae Barbosa, diretora do Museu Casa do Sertão.

    A exposição consta de 300 peças do acervo permanente do Museu como pipas, carrinhos de latas e de madeira de diversos tamanhos, bonecas, bolas de gude e de meia, pernas de pau, bruxinhas confeccionadas com sobras de tecido, panelinhas de barro, entre outros.

    A programação propõe valorizar as brincadeiras de infância reacendendo um imaginário perdido devido ao fácil acesso aos modernos brinquedos eletrônicos, que dispensam a criatividade e a diversão coletiva e espontânea. “As brincadeiras de roda e os brinquedos artesanais abrigavam uma das mais importantes formas da criatividade nordestina”, destaca Cristiana Barbosa.

     Contato com o Museu Casa do Sertão para marcação de visitas e outras informações pode ser mantido pelo telefone (75) 3161-8099 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected]

    Fonte: UEFS 



  • O púlpito não pode ser usado como plataforma política


    01.10.2012 12h05m
    Recomendar

    Por Danilo Guerra (*)

    Esta é a principal advertência da carta pastoral, A vocação cristã para o voto cidadão, publicada pela Aliança Cristã BrasileiraACEB – no site oficial da organização.

    O documento responde, com precisão, aos anseios dos eleitores evangélicos de Feira de Santana e de todo o Brasil, que não suportam mais ver vilões políticos inverossímeis, cheios de impiedade e de interesses vis, disfarçados de cristãos, utilizarem o púlpito, elemento sagrado para ministração da Palavra de Deus, como plataforma política para arrotarem suas incongruências e demagogias em período eleitoral.

    Escrita em linguagem simples, portanto todo eleitor cristão poderá compreendê-la sem muito esforço interpretativo, a carta mostra que a igreja é propriedade exclusiva de Jesus Cristo, logo não pode de amoldar, jamais, aos interesses neoliberais de nenhuma coligação partidária e assegura que todo eleitor cristão é livre para votar no candidato que quiser. Nenhum evangélico pode ser coagido a votar em um candidato por imposição do seu líder religioso, neste contexto, pastor, bispo, apóstolo, ancião ou dirigente eclesiástico. No entanto, sugere que o candidato do eleitor cristão deve ser aquele que tem sua vida pautada nas Sagradas Escrituras para que reflita, em todos os espaços de atuação, os valores do Reino de Deus.

    É preciso buscar a orientação divina para escolher varões e/ou varoas valoroso(a)s para nos representarem nesse pleito. assim, conseguiremos exercer de maneira plena a democracia pregada pela Bíblia Sagrada.

    Em Romanos 12:1-2, ela nos evoca a modificarmos a lógica ímpia do sistema que ainda aliena a maioria da população tolhendo-lhe o livre arbitro dado pelo próprio Deus. “Não vos conformeis, mas transformai-vos pelo poder do vosso entendimento”. Esse ensinamento apostólico não poderá sair da mente do eleitor cristão.

    A pequena carta também é um instrumento de combate a ação vergonhosa de pastores e líderes ficha suja que obrigaram seus membros a votarem  no cadidato que eles (pastores e líderes) apoiam. Essa era uma prática bem presente na era do coronelismo braileiro denominada voto de cabresto durante os anos iniciais da República brasileira (séc. XIX). No entanto, a ”democracia” dos coronéis ainda está infiltrada dentro de muitas igrejas evangélicas contemporâneas e o extinto voto de cabestro, agora é conhecido como o voto de cajado’.

    Infelizmente, esta é uma realidade em muitos municipios baianos e na segunda maior cidade do Estado, Feira de Santana, não é diferente. Por aqui, grande é o número de candidtos que usam o nome do Senhor de maneira leviana, querendo apenas ludibriar a mente dos mais de 30 mil eleitores evangélicos espalhados pelas incontáveis denominações.

    A prática de ‘voto de cajado’ é abominável tanto pela Carta da Aliança Cristã Brasileira quanto pela Bíblia Sagrada e também pelo código eleitoral por se algo que foge à ética, à vocação cristã e à liberdade de escolha. O voto não pode ser imposto, vendido e muito menos produto de negociações manipuladoras, dentro das nossas igrejas.

    Ao ler a carta vem à mente algumas verdades que, por vezes, esvaíram-se com o tempo. A primeira delas, dita anteriormente, é que a igreja é propriedade exclusiva de Jesus Cristo, logo jamais poderá atender às conveniências partidárias de político algum.

    A segunda é que o púlpito é objeto sagrado e, de maneira alguma, poderá ser usado como plataforma política de qualquer candidato seja ele quem for.

    Terceira, nenhum eleitor deve se deixar levar por filosofias vãs e mentirosas. É preciso exercer com consciência seu direito de voto, afinal é ele quem vai decidir o futuro, não apenas da nossa cidade, mas o nosso também. Examinar tudo e todos, apresenta-se como melhor alternativa no momento.

    Por conta dessas constatações, o aviltado ‘voto de cajado’, deve ser denunciado e combatido com veemência por cada cristão-protestante. Não devemos nos silenciar diante das injustiças camufladas dentro de organizações evangélicas no contexto destas eleições municipais.

    O dia sete de outubro, próximo domingoserá decisivo para mostrarmos a nossa força contra a lógica do coronelismo do século XXI. Vamos às urnas com esta consciência. Jesus não vai votar por você. A escolha é sua. Você decidirá se a nossa cidade será abençoada ou se vai sofrer os ardis da maldição.

    "Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência". Deuteronômio 30.19. A escolha exclusivamente sua. Vote consciente e sob a orientação divina.

    Para ter acesso à carta da Aliança Cristã Brasileira– ACEB - na integra acesse www.aliançaevangelica.org.br.

     

    (*) Chefe de Redação da Folha do Estado, pós-graduando em Gestão Educacional e presbítero e adjunto da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Feira de Santana.

     



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia