Em cima da hora:
Projeto contra corrupção do MPF já coletou mais 31 mil assinaturas na PB
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Profissão Professor: entre amores e dissabores


    15.10.2012 10h37m
    Recomendar

               ENTRE AMORES E DISSABORES 

     

    TextoAndreia Costa

    Edição: Danilo Guerra

    No Dia do Professor, além de lembrar a importância desse profissional na construção do futuro do país, os professores também clamam pela valorização da profissão, mais investimento para as escolas públicas e melhores condições de trabalho.

    Entre os milhares de educadores espalhados por esse imenso Brasil que alimentam essa esperança de que um dia o País terá educação de qualidade para todos, está a professora Camilla Martins, que leciona Biologia e Química no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Feira de Santana.

    Ela é filha de professora e, por conta disto, aprendeu admirar o ofício desde cedo. "Ser professor é um ato de amor" disse ela. "Sempre tive essa vontade, sou apaixonada pela licenciatura e passei pelos ensinos fundamental, médio e superior. Eu gosto mais do ensino fundamental, porque acho que o retorno afetivo é maior, o que acaba motivando a gente a sempre buscar mais", completou.

    Para Conceição Moraes, professora de geografia na mesma unidade de ensino, ensinar também é divertido, mas o professor tem que ter jogo de cintura para saber contornar as situações conflituosas e se manter na posição de profissional. "Ser professor não é para qualquer pessoa. É preciso ter jogo de cintura para mediar os conflitos e entender o modo de vida de cada estudante”.

    Valorização

    Cada vez menos jovens escolhem os cursos de licenciatura nas universidades e faculdades brasileiras e o reflexo disso é um déficit de quase 300 mil professores de disciplinas básicas em todo o país, segundo dados do Conselho Nacional de Educação.

    O principal motivo é a falta de valorização da figura do professor e a falta de atenção da esfera pública nos setores de infraestrutura das escolas, formação continuada dos professores, plano de carreira e salários mais atraentes."Vemos que nossos alunos não têm motivação de fazer uma licenciatura, pois sabem que não serão bem remunerados”, desabafou Conceição.

    Como recado final, a professora Camilla reafirma que o que mantém os professores na área é a relação de afetividade criada com a turma e a dedicação com o aprendizado. "Quero dar parabéns aos nossos colegas, porque nossa profissão é muito árdua, a gente luta muito para estar aqui, são noites insones, fazendo e corrigindo provas. Realmente, tem que ter amor".

      



  • Estudantes universitários fazem mobilização contra o câncer de mama


    10.10.2012 14h44m
    Recomendar

    Por Danilo Guerra

    Com o objetivo de chamar a atenção para o problema do câncer de mama que tem acometido milhares de mulheres brasileiras, estudantes da turma de Serviço Social da Faculdade Uniasselvi fizeram uma mobilização na noite de terça-feira (09) na Avenida Getúlio Vargas, Centro da Cidade.

    Vestidas de rosa, com laços envoltos nos braços e com uma faixa: “Uniasselvi na luta contra o câncer de mama”, as estudantes percorreram a respectiva avenida seguindo em direção à Praça de Alimentação, passando também pela rodoviária. Durante o trajeto distribuíram panfletos explicativos e abordaram condutores e pedestre para falar sobre a importância da prevenção a esta patologia.

    Segundo a professora Kamila Cedraz, Tutora da turma, a ação faz parte do Movimento conhecido como “Outubro Rosa” comemorado em todo o mundo. “O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades a favor da prevenção”, justifica a tutora.

    Para Daniela Guerra, estudante do 5º semestre, participar dessa mobilização teve um significado singular por poder contribuir na disseminação de informações importantes para que a sociedade se torne mais conhecedora desse problema e construa junto às mulheres estratégias de prevenção ao câncer de mama.

    “Ações como a que realizamos são fundamentais para esclarecer aos cidadãos de Feira sobre a gravidade do câncer de mama e nós enquanto futuras assistentes sociais não podemos ser indiferentes a esta questão. Por isso nos mobilizamos e nos movimentamos em defesa da vida”, disse a bacharela em formação.



  • Acesse e saiba onde você vai fazer a prova do Enem 2012


    10.10.2012 08h26m
    Recomendar

    Os candidatos inscritos no Enem podem consultar a partir hoje os locais em que farão as provas este ano, por meio dos cartões de confirmação que serão publicados no site http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem. O documento também será distribuído pelos Correios, com previsão de entrega no endereço informado pelo participante até 26 de outubro.

    Para acessar o cartão no site do Enem, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. A senha pode ser recuperada no próprio site. Cerca de 5,7 milhões de estudantes devem fazer as provas nos dias 3 e 4 de novembro.

    O cartão de confirmação deve ser levado nos dias de prova, juntamente com um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou de motorista. Os dados que o compõem são: número de inscrição; data, hora e local das provas; indicação do atendimento diferenciado ou do atendimento específico solicitado, e língua estrangeira escolhida pelo estudante.

    Pelo calendário do Inep, no dia 3 de novembro serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. No dia 4 os candidatos farão as provas de Linguagens e Códigos de matemática, além da redação. O gabarito deve ser divulgado em 7 de novembro e os resultados, no dia 28 do mesmo mês.

    FONTE: Estadão



  • Aniversário coletivo abre Semana da Criança em Humildes


    09.10.2012 09h01m
    Recomendar

                              Crianças vivem a expectativa da Semana em que também terão aniversário coletivo

    Por Danilo Guerra

    A Escola Municipal Mãe dos Humildes abre, hoje, a Semana da Criança com uma série de atividades inéditas. A direção, professores e coordenadores, pais e comunidade vão realizar uma festa para comemorar o aniversário coletivo das 260 crianças entre 6 e 13 anos matriculadas no Ensino Fundamental I.

    Segundo o professor Reginaldo da Silva Santos, coordenador pedagógico da unidade de ensino, as crianças ficaram bem entusiasmada com a forma que serão contempladas no mês e na semana em que será celebrada seu dia. “Percebi que muitas crinças não comemoraram os seus aniversários por falta de condições da família. Então resolvemos homenageá-las na abertura da semana”.

    Ele assegura que a programação fora feita para contemplar diversas atividades que valorizem a infância e promovam momentos de integração e socialização. Além do Aniversário Coletivo, haverá também muitas brincadeiras “desde aquelas do tempo de nossos avós e àquelas que são do nosso tempo”, explicou ele e confessou: “Imagino a emoção que elas vão sentir”.

    A Semana da Criança terá duração de três dias: hoje, amanhã e depois. “Hoje é o aniversário coletivo; na quarta-feira teremos cineminha e brincadeiras com pula pula e bastante doces e lanche. E para encerrar a Semana na quinta dia 11, faremos um pequeinique com todas as crianças no Parque da Cidade”, assegurou o coordenador.   



  • Finalmente estagiários da Educação vão receber seus salários


    05.10.2012 14h24m
    Recomendar

    Segundo informações da Secom - Secretaria de Comunicação - da Prefeitura, o Governo Municipal, através da Secretaria da Fazenda, realiza hoje (05) o pagamento de todos os processos relativos a contratos de estágio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Os processos, referentes ao mês de agosto e parte do mês de setembro, totalizam cerca de R$ 660 mil.

    De acordo com o secretário da Fazenda, Wagner Gonçalves, todos os processos que estavam aptos já foram creditados. “O valor foi repassado ao banco na quinta-feira (4) e até o final desta sexta todos os valores serão creditados. Caso haja alguma irregularidade no recebimento é importante que os estagiários procurem a Sefaz para sanar possíveis problemas”, explica. 



  • Mais de um milhão de jovens participam das eleições pelo fortalecimento da democracia


    05.10.2012 11h11m
    Recomendar

    Jovens estudantes não se rendem às arbitrariedades do nosso tempo e protestam contra a lógica repressora do sistema em favor da democracia

    Por Danilo Guerra

    O  número de jovens e adolescentes com 16 anos que participarão das eleições municipais no próximo domingo, dia 07 de outubro, mostra que esta parcela da sociedade não está alheia à política. Pelo contrário, a participação dos 1.157.551 eleitores jovens brasileiros nas eleições de 2012 mostra a sua força e o seu comprometimento com as questões que envolvem o futuro dos nossos municípios.

    Como foi noticiado por Folha do Estado em edições anteriores, 373.752 eleitores vão decidir o futuro da segunda maior cidade da Bahia, Feira de Santana. Destes, 10.113 são jovens que irão votar pela primeira vez. Esse número revela que quando o jovem acredita e participa diretamente do processo eleitoral, percebe-se uma maior efetivação de garantia de direitos e do próprio processo de democratização de políticas públicas que atinja a todas as camadas sociais.

    No entanto, os jovens não querem apenas escolher representantes, os números do TSE – Tribunal Superior Eleitoral - evidenciam que muitos deles nutrem o desejo de ser representantes do povo para lutar por uma nova metodologia de gestão e inovação legislativa. Mais de 17 mil são candidatos aos cargos de vereador ou prefeito no Brasil.

    Em Feira de Santana, 465 candidatos estão na briga por uma vaga namara Municipal de Vereadores. Deste total, estima-se que 40% são jovens com idade até 35 anos. Muitos deles querem ter participação direta na formulação das leis que vão reger nossa cidade. Mas, por outro lado, infelizmente, nesse emaranhado alguns que querem apenas atender aos seus interesses vis e pessoais.

    Força jovem na história

    Informações dão conta que a inserção da força jovem na política de Feira de Santana data de 1988, quando o atual deputado Sérgio Barradas Carneiro, com apenas 28 anos, disputava pela primeira vez a eleição para governar a Cidade Princesa.

    Em 1996, o jovem José Neto, com apenas 34 anos, também motivado por querer mudanças no sistema de governo do município, lançou-se candidato a prefeito da cidade. De lá pra cá, nunca mais saiu da vida pública.

    Hoje, 16 anos depois, a juventude volta a querer se inserir nesse cenário de mudanças e mostrar sua vitalidade e o seu interesse em governar a cidade. Com 29 anos, o pregoeiro da filosofia que quer mudar Feira pela raiz, Jhonantas Monteiro, o “Rasta do Psol”, é o único jovem que anseia ocupar a cadeira mais desejada da cidade.  

    Isto evidencia que o jovem quer mais e não se acomoda com os modelos de governabilidade desenvolvidos pela velha guarda. Embora haja uma relação respeitosa com os anciãos da política, a participação juvenil nesse cenário é motivo de esperança, como afirmou o sociólogo e ativista dos direitos humanos, Herbert de Souza (1935-1997), o Betinho: “só a participação cidadã é capaz de mudar o país”.

    Por conta dessa consciência betiniana, acreditamos que a participação do jovem na política, seja como eleitor ou como candidato, evidencia sua contribuição na maturidade da democracia em todas as esferas de governo em nosso Brasil.

    Enquanto jovens, desenvolvemos a consciência de que é possível lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, que melhore a qualidade de vida de todos. Por conta disto, entendemos que a participação em movimentos pequenos, seja na escola ou em grupos culturais e ONGs, pode contribuir e muito para a formação de cidadãos mais atuantes, visto que não há idade para efetivar participação do indivíduo na política.  

    Portanto, juventude feirense e de todos os municípios brasileiros, vamos participar da maior festa da democracia consciente de que na função pública necessitamos de melhores representantes e, nesse caso em particular, nós jovens, com a nossa atuação crítica-reflexiva, logo, decisiva, fazemos total diferença. 



  • Aulas não serão suspensas devido às eleições


    05.10.2012 09h03m
    Recomendar

    Das 214 escolas da rede municipal de ensino de Feira de Santana, 30 serão usadas como locais de votação nas eleições municipais deste domingo (7). As unidades serão entregues ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a partir das 8 horas de sábado (6), quando começam a ser preparadas para receber as urnas eletrônicas

    Conforme o secretário municipal de Educação, José Raimundo de Azevedo, hoje as aulas acontecem normalmente. “O Município atendeu a solicitação da Justiça Eleitoral e as escolas estarão à disposição nas primeiras horas da manhã de sábado. Havendo a necessidade, aquelas unidades em que não atividades no período noturno poderão ser entregues ainda na noite de sexta”, informa.

    Ainda de acordo com José Raimundo, na segunda-feira (8) as aulas ocorrem normalmente nos 30 colégios que serão utilizados como locais de votação. Além de ceder às unidades, a Secretaria Municipal de Educação vai disponibilizar servidores para trabalhar nas escolas, para prestar apoio na arrumação e limpeza das seções eleitorais. Os diretores das instituições também vão dar assistência às equipes do TRE no domingo.

    Feira de Santana conta com quatro zonas eleitorais e terá 124 locais de votação entre escolas estaduais e municipais. Desses, 88 estão na área urbana e 36 na zona rural. Dentre as escolas que serão usadas, muitas foram totalmente recuperadas pelo Governo Municipal, a exemplo da Monteiro Lobato, localizada no bairro Capuchinhos; Dr. Clóvis Ramos Lima, no Parque Ipê; Ester da Silva Santana, na Mangabeira; e Comendador Jonathas Telles de Carvalho, na Conceição II.

    Fonte: Secom/PMFS



  • Professora é acusada de fazer sexo em escola com aluno de 17 anos


    04.10.2012 15h55m
    Recomendar
    Professora é acusada de fazer sexo em escola com aluno de 17 anos
    Courtney Speer, de 31 anos, acusada de ter relações com aluno de 17

    Uma professora do estado do Arkansas, nos Estados Unidos é acusada de fazer sexo com um estudante de 17 anos no estacionamento da escola em que trabalha.

    De acordo com o “Daily Mail”, Courtney Speer, de 31 anos, também teria mantido relações sexuais com o adolescente na casa dela.
    Ela pediu demissão do emprego como professora de inglês na Bryant High School, em Bryant, na segunda, após a polícia abrir uma investigação.
    A professora se apresentou à polícia nesta quinta-feira (4) e deve responder a quatro acusações de abuso sexual.
    Segundo a polícia, o jovem de 17 anos relatou que a primeira vez que fez sexo com a professora foi no carro dela, no estacionamento da escola, em junho. Segundo ele, aconteceram outros quatro encontros, um deles na casa de Speer.
    O crime de abuso sexual no Arkansas é considerado grave e está sujeito a penas que vão de seis a até 30 anos de prisão.

    Fonte: G1



  • SESC abre processo seletivo com diversas vagas para Feira de Santana


    04.10.2012 14h41m
    Recomendar
    SESC abre processo seletivo com diversas vagas para Feira de Santana

    Por Danilo Guerra

    O Serviço Social do ComércioSESCatravés da Diretoria Regional da Bahia/Assessoria de Recursos Humanos abril Processo Seletivo com mais de 500 vagas em todo o Estado para a contratação de empregados para seu quadro funcional. Somente em Feira de Santana serão oferecidas 35 vagas mais cadastro de reservas para os níveis Fundamental, Médio e Superior.

    As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de outubro, através do site da Fundação Professor Carlos Augusto BittencourtFuncab(clique aqui e acesse o edital completo). De acordo com o documento é necessário pagar uma taxa de R$ 42 (nível fundamental), R$ 55,00 (nível médio) e R$ 65,00 (nível superior). 



  • Turma de EJA do Colégio Uyara Portugal dá exemplo de cidadania e criticidade


    03.10.2012 18h44m
    Recomendar

    Por Danilo Guerra

    Estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), Eixo VI, do Colégio Estadual Uyara Portugal, localizado no Conjunto Fraternidade, na periferia de Feira de Santana, participam do projeto didático Cidadania na Escola e na Vida com foco nas eleições municipais de 2012.

    Sob a coordenação da professora Railda Neves, os estudantes discutem as mudanças e permanências da história na perspectiva da democracia, estabelecendo correlações entre sua origem na antiguidade grega e nos dias atuais.

    Isto porque na Grécia antiga uma minoria absoluta da população tinha direitos políticos e era considerada cidadã, no entanto era uma democracia que, além de excludente, era escravista.

    Depois de assistir ao Horário Político na TV e analisar a performance e propostas dos candidatos a prefeitos e vereadores, os estudantes produziram vídeos/documentários sobre a real situação da cidade, sobretudo na periferia. Nos vídeos, as falas revelam desilusões, desabafos e às vezes esperança em dias melhores.

    Em outra etapa do projeto, realizam discussão coletiva acerca dos resultados pedagógicos gerados pela atividade que objetivou dar à democracia um significado mais próximo possível, ou distante, da realidade de cada educando, que, indistintamente, é convocado a participar do processo eleitoral no próximo dia 07 de outubro, afinal a ideia de cidadania, tanto na Grécia Antiga quanto em Feira de Santana, sempre esteve no centro de toda a ação pedagógica.

    Local de vivência como campo de estudo

    Os estudantes, em sua maioria, vivem nas comunidades apresentadas nos documentários. Porém, vendo de fora o resultado do trabalho, comportavam-se como quem tomava conhecimento pela primeira vez da realidade sofrida e assustadora em que estão inseridos. (Confira uma síntese das percepções dos estudantes, que atuaram como repórteres durante a atividade, no mosaico da cidadania nesta página).

    À medida que iam constatando as incongruências entre os discursos políticos e a realidade social dos bairros periféricos, renascia o desejo de lutar e de despertar atitudes mais conscientes, sobretudo agora no período que antecede o processo eleitoral.

    Perceberam, então, que a ideia de cidadania de fato ainda está distante de boa parcela da população que como na Grécia antiga permanece excluída em diferentes lugares da história.

    Essa percepção permitiu concluir que a democracia ainda sofre os resultados das permanências dos abusos políticos, do descompromisso, do mandonismo e da exclusão de parcela considerável da sociedade.

    Durante a análise dos resultados (dos trabalhos) foi manifestada a certeza de que tudo passa pela educação, o que inclusive ajuda a diminuir a população dos presídios e que apesar disso, poucas são as propostas que de fato apresentam possibilidades concretas de mudanças relacionadas a aspectos tão importantes da vida humana. Nesse sentido, foi lembrada a última greve dos professores, o comportamento dos representantes do poder em relação aos mesmos e os consequentes resultados para os estudantes, cuja maioria pertence às camadas não contempladas pelas prerrogativas da forma, permanece-se escravos dos desmandos de quem deveria nos representar politicamente.

    Depois de assistir ao Horário Político Gratuito na TV (não sem resistência), de entrevistar pessoas, produzir vídeos e discutir resultados, os estudantes experimentaram o sentimento produzido pelo exercício da cidadania, sentiram-se de alguma forma corresponsáveis pelas pessoas do seu lugar e entenderam que o momento político atual pode ser uma oportunidade ímpar para mudar a história e dar novos passos em direção a uma democracia de fato e de direito.

      



  • Inscrição no concurso da PM começa dia 8 com 329 vagas para Feira


    03.10.2012 16h30m
    Recomendar

    A partir do próximo dia 08/10 homens e mulheres interessados em ingressar na carreira militar poderão se inscrever para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar. A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), juntamente com o Comando Geral da PM, dará inicio a um processo seletivo para o recrutamento de 2.000 novos policiais.

    O prazo de validade do concurso será de um ano, podendo ser renovado por igual período. Para participar é preciso ter ensino médio completo, ser maior de 18 anos e estar em dias com as obrigações eleitorais, dentre outros requisitos.

    São 1.865 vagas para soldado da Polícia Militar, sendo 1.625 para homens e 240 para mulheres. As outras 135 vagas, são para formação de praças bombeiros da PM, com 101 cadeiras para homens e 34 para mulheres. O Líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto (13), comemorou mais essa ação do Governo do Estado que trará mais segurança a toda população baiana.

    O processo seletivo terá duas etapas: na primeira, será aplicada uma prova objetiva e de múltipla escolha, onde o candidato vai responder a questões de conhecimentos gerais. Na segunda, uma prova discursiva (redação) deverá definir os vencedores.

    As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet, através do site www.concursosfcc.com.br . Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição disponivel no site e encaminhar à Fundação Carlos Chagas até o dia 05/11. As provas serão aplicadas no dia 09/12.

    Os novos policiais vão atuar em unidades da capital e do interior do Estado, atendendo as populações dos municípios sedes e das cidades circunvizinhas. No total, serão sete regiões: Salvador (871), Feira de Santana (329), Ilhéus (194), Vitória da Conquista (189), Itaberaba (149), Juazeiro (134) e Barreiras (134). As informações foram publicadas no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (03).

    Fonte: Ascom/Zé Neto



  • Enem divulga média por escola no dia 26 de novembro


    03.10.2012 14h49m
    Recomendar

    A média por escola dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 será divulgada em 26 de novembro próximo, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Portaria publicada na última segunda-feira, 1, estabelece as formas de divulgação e de cálculo dos resultados por instituição de ensino. Do dia 19 ao dia 28 próximos, as escolas terão acesso aos resultados no sistema eletrônico do Inep.

    Os participantes do Enem considerados no cálculo da média por escola são os que constaram do Censo Escolar de 2011, matriculados nos anos finais do ensino médio, e os que fizeram as quatro provas objetivaslinguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias — e a redação. entraram no cálculo as escolas que tiveram no mínimo dez estudantes inscritos no Enem de 2011, declarados no Censo Escolar.

    Fonte: Secretaria da Educação da Bahia



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia